Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Esse artigo tem como objetivo central refletir sobre a abordagem do espaço escolar
a partir das perspectivas decoloniais e da teoria queer, no âmbito das discussões de gênero e
sexualidade. A proposta é envolver o espaço escolar em debates sensíveis que vão ao encontro
das questões identitárias de gênero, sexualidade e questões emergentes direcionadas ao público
jovem no ensino médio. As experiências abordadas serão as vivenciadas no projeto de extensão
Gênero, Sexualidade e Educação, vinculado à PROBEX/UFCG no Centro de Formação de
Professores no campus de Cajazeiras-PB. O projeto atua em uma escola estadual da Cidade de
Cajazeiras, a partir de encontros quinzenais no formato de oficinas. Sendo assim, a pesquisa envolve diálogos com Guacira Lopes Louro (2001), Berenice Bento (2011), Maria Lugones
(2014). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Entre o queer e o decolonial: a escola como um espaço de debate das questões de gênero e sexualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40206 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-05T22:03:37Z |
|
dc.date.available |
2025-02-05 |
|
dc.date.available |
2025-02-05T22:03:37Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria queer |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade - gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar - gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto de Extensão Gênero, Sexualidade e Educação - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Queer theory |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonial teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Identity - gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
School space - gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Gender, Sexuality and Education Extension Project - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Joelma Gomes |
|
dc.creator |
FARIAS, Ysla Maria |
|
dc.creator |
ALVES, Janylle Lima de Sousa |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between the queer and the decolonial: the school as a space for debating gender and sexuality issues. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Joelma Gomes; FARIAS, Ysla Maria; ALVES, Janylle Lima de Sousa. Entre o queer e o decolonial: a escola como um espaço de debate das questões de gênero e sexualidade. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Simpósio Temático 09: Gênero, interseccionalidades e feminismos nos sertões. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40206 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée