dc.creator.ID |
ARAÚJO, E. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1822401595759846 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação contextualizada é fundamental para o desenvolvimento sustentável no
semiárido brasileiro, especialmente em Sumé, Paraíba. Essa abordagem é essencial
na formação de professores, ajudando-os a lidar com desafios locais e a explorar as
potencialidades da região. O trabalho avalia a importância dessa metodologia nas
escolas de Sumé, com foco nos coordenadores pedagógicos. Os objetivos incluem
enfatizar a necessidade de formações continuadas, implementar projetos de
educação contextualizada nas escolas e fortalecer a parceria entre escolas e
universidades. Essa educação valoriza as características culturais, ambientais e
sociais da região, sendo importante tanto para a formação de docentes quanto para a
qualidade do ensino básico. Parcerias com universidades, como a UFCG, são
essenciais para enriquecer o currículo escolar com conhecimentos técnicos. A
pesquisa qualitativa em Sumé, com entrevistas a três coordenadores pedagógicos,
aborda desafios e práticas pedagógicas eficazes, analisadas por meio de técnicas de
conteúdo. As respostas mostram que a educação contextualizada valoriza a cultura
local e torna o aprendizado mais significativo, evidenciando a necessidade de
formação contínua dos professores. Além disso, ressaltam a importância da
colaboração entre escolas e universidades, promovendo uma educação mais justa e
eficaz, que prepara os alunos para serem agentes de transformação em suas
comunidades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T18:29:50Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T18:29:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Coordenação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Edna Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Potentials and challenges for the implementation of Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region in teacher training in Sumé-PB: a discursive analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Edna Pereira de. Potencialidades e desafios para a efetivação da
Educação Contextualizada para Convivência com o
Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma
análise discursiva. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación contextualizada es fundamental para el desarrollo sostenible en la
región semiárida brasileña, especialmente en Sumé, Paraíba. Este enfoque es
esencial en la formación de profesores, ayudándoles a hacer frente a los desafíos
locales y a explotar el potencial de la región. El trabajo evalúa la importancia de esta
metodología en las escuelas de Sumé, con especial atención a los coordinadores
pedagógicos. Los objetivos son, entre otros, insistir en la necesidad de formación
continua, poner en marcha proyectos de educación contextualizada en las escuelas y
reforzar la asociación entre escuelas y universidades. Esta educación valora las
características culturales, medioambientales y sociales de la región y es importante
tanto para la formación del profesorado como para la calidad de la educación básica.
Las asociaciones con universidades, como la UFCG, son esenciales para enriquecer
el currículo escolar con conocimientos técnicos. La investigación cualitativa en Sumé,
con entrevistas a tres coordinadores pedagógicos, aborda los retos y las prácticas
pedagógicas eficaces, analizadas mediante técnicas de contenido. Las respuestas
muestran que la educación contextualizada valora la cultura local y hace que el
aprendizaje sea más significativo, destacando la necesidad de una formación continua
de los profesores. Además, destacan la importancia de la colaboración entre escuelas
y universidades, promoviendo una educación más justa y eficaz que prepare a los
estudiantes para ser agentes de transformación en sus comunidades. |
pt_BR |