Dépôt DSpace/Manakin

Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ARAÚJO, E. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1822401595759846 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.description.resumo A educação contextualizada é fundamental para o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, especialmente em Sumé, Paraíba. Essa abordagem é essencial na formação de professores, ajudando-os a lidar com desafios locais e a explorar as potencialidades da região. O trabalho avalia a importância dessa metodologia nas escolas de Sumé, com foco nos coordenadores pedagógicos. Os objetivos incluem enfatizar a necessidade de formações continuadas, implementar projetos de educação contextualizada nas escolas e fortalecer a parceria entre escolas e universidades. Essa educação valoriza as características culturais, ambientais e sociais da região, sendo importante tanto para a formação de docentes quanto para a qualidade do ensino básico. Parcerias com universidades, como a UFCG, são essenciais para enriquecer o currículo escolar com conhecimentos técnicos. A pesquisa qualitativa em Sumé, com entrevistas a três coordenadores pedagógicos, aborda desafios e práticas pedagógicas eficazes, analisadas por meio de técnicas de conteúdo. As respostas mostram que a educação contextualizada valoriza a cultura local e torna o aprendizado mais significativo, evidenciando a necessidade de formação contínua dos professores. Além disso, ressaltam a importância da colaboração entre escolas e universidades, promovendo uma educação mais justa e eficaz, que prepara os alunos para serem agentes de transformação em suas comunidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-13
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215
dc.date.accessioned 2025-02-06T18:29:50Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T18:29:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Coordenação pedagógica pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Edna Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Potentials and challenges for the implementation of Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region in teacher training in Sumé-PB: a discursive analysis. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Edna Pereira de. Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215 pt_BR
dc.description.resumen La educación contextualizada es fundamental para el desarrollo sostenible en la región semiárida brasileña, especialmente en Sumé, Paraíba. Este enfoque es esencial en la formación de profesores, ayudándoles a hacer frente a los desafíos locales y a explotar el potencial de la región. El trabajo evalúa la importancia de esta metodología en las escuelas de Sumé, con especial atención a los coordinadores pedagógicos. Los objetivos son, entre otros, insistir en la necesidad de formación continua, poner en marcha proyectos de educación contextualizada en las escuelas y reforzar la asociación entre escuelas y universidades. Esta educación valora las características culturales, medioambientales y sociales de la región y es importante tanto para la formación del profesorado como para la calidad de la educación básica. Las asociaciones con universidades, como la UFCG, son esenciales para enriquecer el currículo escolar con conocimientos técnicos. La investigación cualitativa en Sumé, con entrevistas a tres coordinadores pedagógicos, aborda los retos y las prácticas pedagógicas eficaces, analizadas mediante técnicas de contenido. Las respuestas muestran que la educación contextualizada valora la cultura local y hace que el aprendizaje sea más significativo, destacando la necesidad de una formación continua de los profesores. Además, destacan la importancia de la colaboración entre escuelas y universidades, promoviendo una educación más justa y eficaz que prepare a los estudiantes para ser agentes de transformación en sus comunidades. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte