Dépôt DSpace/Manakin

Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID VIEIRA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5966843839121209 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho busca analisar como a integração entre práticas pedagógicas e tecnologias sociais pode promover o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido. A implementação de estratégias adaptativas, com enfoque na convivência com o semiárido, torna-se necessário para promover o desenvolvimento regional sustentável, assegurando a segurança hídrica e alimentar das populações locais. A pesquisa aborda o declínio do Perímetro Irrigado de Sumé (PIS), que expôs fragilidades no modelo tradicional de irrigação e na sustentabilidade das práticas agrícolas locais. Para enfrentar esses desafios, o trabalho destaca a importância da educação contextualizada como ferramenta de empoderamento das comunidades semiáridas, capacitando-as para utilizar tecnologias sociais como cisternas, sistemas de irrigação por gotejamento, e práticas agroecológicas. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, investigando experiências anteriores e analisando propostas de integração entre educação e tecnologias sociais. A partir disso, propõe estratégias pedagógicas que fortaleçam a relação entre escola, comunidade e políticas públicas, promovendo a autonomia local e a sustentabilidade. Entre os resultados, evidencia-se que a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas pode fortalecer a agricultura familiar e adaptar os agricultores às mudanças ambientais e estruturais. Além disso, o trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso às tecnologias sociais e promovam o diálogo entre saberes locais e científicos. Por fim, o estudo aponta a relevância de futuras pesquisas sobre modelos educativos que aliem inovação tecnológica e sustentabilidade, especialmente no semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-02
dc.description.abstract This study aims to analyze how the integration of pedagogical practices and social technologies can promote sustainable development and coexistence with the semi- arid region. The implementation of adaptive strategies, with a focus on coexistence with the semi-arid region, is necessary to promote sustainable regional development, ensuring water and food security for local populations. The research addresses the decline of the Sumé Irrigated Perimeter (PIS), which exposed weaknesses in the traditional irrigation model and in the sustainability of local agricultural practices. To address these challenges, the study highlights the importance of contextualized education as a tool for empowering semi-arid communities, enabling them to use social technologies such as cisterns, drip irrigation systems, and agroecological practices. The study uses a qualitative approach, of a bibliographic and documentary nature, investigating previous experiences and analyzing proposals for the integration of education and social technologies. Based on this, it proposes pedagogical strategies that strengthen the relationship between school, community, and public policies, promoting local autonomy and sustainability. The results show that the adoption of contextualized pedagogical practices can strengthen family farming and adapt farmers to environmental and structural changes. In addition, the study suggests the need for public policies that expand access to social technologies and promote dialogue between local and scientific knowledge. Finally, the study highlights the relevance of future research on educational models that combine technological innovation and sustainability, especially in the semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216
dc.date.accessioned 2025-02-06T18:34:44Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T18:34:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Tecnologias sociais pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Perímetro Irrigado de Sumé-PB pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Semiárido paraibano pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Technologies social pt_BR
dc.subject Coexistence with the semi-arid region pt_BR
dc.subject Perimeter Irrigated from Sumé-PB pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Paraíba semi-arid region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Jéssica da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized Education and social technologies in semi-arid: challenges and possibilities from the Irrigated Perimeter of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Jéssica da Silva. Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte