dc.creator.ID |
VIEIRA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5966843839121209 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
|
dc.contributor.advisor1ID |
http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca analisar como a integração entre práticas pedagógicas e
tecnologias sociais pode promover o desenvolvimento sustentável e a convivência
com o semiárido. A implementação de estratégias adaptativas, com enfoque na
convivência com o semiárido, torna-se necessário para promover o desenvolvimento
regional sustentável, assegurando a segurança hídrica e alimentar das populações
locais. A pesquisa aborda o declínio do Perímetro Irrigado de Sumé (PIS), que expôs
fragilidades no modelo tradicional de irrigação e na sustentabilidade das práticas
agrícolas locais. Para enfrentar esses desafios, o trabalho destaca a importância da
educação contextualizada como ferramenta de empoderamento das comunidades
semiáridas, capacitando-as para utilizar tecnologias sociais como cisternas, sistemas
de irrigação por gotejamento, e práticas agroecológicas. O estudo utiliza uma
abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, investigando
experiências anteriores e analisando propostas de integração entre educação e
tecnologias sociais. A partir disso, propõe estratégias pedagógicas que fortaleçam a
relação entre escola, comunidade e políticas públicas, promovendo a autonomia local
e a sustentabilidade. Entre os resultados, evidencia-se que a adoção de práticas
pedagógicas contextualizadas pode fortalecer a agricultura familiar e adaptar os
agricultores às mudanças ambientais e estruturais. Além disso, o trabalho sugere a
necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso às tecnologias sociais e
promovam o diálogo entre saberes locais e científicos. Por fim, o estudo aponta a
relevância de futuras pesquisas sobre modelos educativos que aliem inovação
tecnológica e sustentabilidade, especialmente no semiárido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-02 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analyze how the integration of pedagogical practices and social
technologies can promote sustainable development and coexistence with the semi-
arid region. The implementation of adaptive strategies, with a focus on coexistence
with the semi-arid region, is necessary to promote sustainable regional development,
ensuring water and food security for local populations. The research addresses the
decline of the Sumé Irrigated Perimeter (PIS), which exposed weaknesses in the
traditional irrigation model and in the sustainability of local agricultural practices. To
address these challenges, the study highlights the importance of contextualized
education as a tool for empowering semi-arid communities, enabling them to use social
technologies such as cisterns, drip irrigation systems, and agroecological practices.
The study uses a qualitative approach, of a bibliographic and documentary nature,
investigating previous experiences and analyzing proposals for the integration of
education and social technologies. Based on this, it proposes pedagogical strategies
that strengthen the relationship between school, community, and public policies,
promoting local autonomy and sustainability. The results show that the adoption of
contextualized pedagogical practices can strengthen family farming and adapt farmers
to environmental and structural changes. In addition, the study suggests the need for
public policies that expand access to social technologies and promote dialogue
between local and scientific knowledge. Finally, the study highlights the relevance of
future research on educational models that combine technological innovation and
sustainability, especially in the semi-arid region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T18:34:44Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T18:34:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Perímetro Irrigado de Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies social |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semi-arid region |
pt_BR |
dc.subject |
Perimeter Irrigated from Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba semi-arid region |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Jéssica da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualized Education and social technologies in semi-arid: challenges and possibilities from the Irrigated Perimeter of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Jéssica da Silva. Educação Contextualizada e tecnologias sociais no
semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216 |
pt_BR |