dc.description.resumo |
Educar, numa perspectiva inclusiva, traz consigo desafios que são naturalmente
marcados por um histórico de lutas e de conquistas por direitos. Neste sentido, olhar para uma
escola inclusiva é enxergar, no futuro uma sociedade cada vez mais igualitária. A nossa
pesquisa parte de uma inquietação, oriunda da nossa vivência em sala de aula, quando com
contato com alunos surdos. Em suma, pauta-se no questionamento latente de “como trabalhar
os conteúdos de História na educação básica para o público surdo e ouvinte?”. E, com vistas a
responder a tal questionamento, o desenvolvimento, em sala de aula, de um produto – o
Diciosinalário de Conceitos Históricos – reúne o trato dos saberes previstos no currículo de
História para o Ensino Médio – especificamente a 3ª série – considerando, para além dos saberes
prévios, dos saberes já assimilados, metodologias que visem a inclusão dos alunos com surdez.
O presente estudo, portanto, fruto dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do
Pro História, em uma Escola pública na cidade de Cajazeiras/PB, tem por objetivo refletir no
tocante ao ensino de História a alunos surdos e ouvintes numa perspectiva inclusiva.
Consideramos, portanto, que as reflexões presentes neste estudo possibilitarão uma reflexão no
tocante a educação de surdos e o ensino de História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T19:18:34Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T19:18:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Dicionário de conceitos históricos |
pt_BR |
dc.subject |
PróHistória - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - História |
pt_BR |
dc.subject |
Education of the deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf people - teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Dictionary of historical concepts |
pt_BR |
dc.subject |
PróHistória - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history from an inclusive perspective: discussions about the education of deaf people in a state school in Cajazeiras/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 |
pt_BR |