DSpace/Manakin Repository

Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Educar, numa perspectiva inclusiva, traz consigo desafios que são naturalmente marcados por um histórico de lutas e de conquistas por direitos. Neste sentido, olhar para uma escola inclusiva é enxergar, no futuro uma sociedade cada vez mais igualitária. A nossa pesquisa parte de uma inquietação, oriunda da nossa vivência em sala de aula, quando com contato com alunos surdos. Em suma, pauta-se no questionamento latente de “como trabalhar os conteúdos de História na educação básica para o público surdo e ouvinte?”. E, com vistas a responder a tal questionamento, o desenvolvimento, em sala de aula, de um produto – o Diciosinalário de Conceitos Históricos – reúne o trato dos saberes previstos no currículo de História para o Ensino Médio – especificamente a 3ª série – considerando, para além dos saberes prévios, dos saberes já assimilados, metodologias que visem a inclusão dos alunos com surdez. O presente estudo, portanto, fruto dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Pro História, em uma Escola pública na cidade de Cajazeiras/PB, tem por objetivo refletir no tocante ao ensino de História a alunos surdos e ouvintes numa perspectiva inclusiva. Consideramos, portanto, que as reflexões presentes neste estudo possibilitarão uma reflexão no tocante a educação de surdos e o ensino de História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222
dc.date.accessioned 2025-02-06T19:18:34Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T19:18:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdos - ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Dicionário de conceitos históricos pt_BR
dc.subject PróHistória - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - História pt_BR
dc.subject Education of the deaf pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Deaf people - teaching History pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Dictionary of historical concepts pt_BR
dc.subject PróHistória - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AQUINO, Jefferson Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history from an inclusive perspective: discussions about the education of deaf people in a state school in Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.identifier.citation AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta