DSpace/Manakin Repository

O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo : O presente trabalho busca apresentar o processo de construção de saberes históricos vivenciados por meio da memória, agora reivindicada para construção deste artigo, tendo a memória como fonte histórica (LE GOFF, 2013) a ser utilizada como saberes na escola. Visa apresentar a relação entre aluno e professor durante o Ensino Médio no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB, no período de 2019 a 2021. Como plano de fundo das discussões estão as reflexões de como a memória das vítimas da ditadura podem ser estudadas em contexto escolar, de modo a serem metodologicamente problematizadas com propósito de atingir a consciência histórica (CERRI, 2011) sobre o tema. Problematizando esses temas sensíveis acreditamos ser possível construir um ensino de história vultoso para uma cultura de respeito à vida e aos Direitos Humanos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
dc.date.accessioned 2025-02-06T19:26:33Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T19:26:33Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Ditadura militar - Brasil pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.subject Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Relação aluno e professor - Ensino Médio pt_BR
dc.subject História do Brasil - ditadura militar pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Military dictatorship - Brazil pt_BR
dc.subject Human rights pt_BR
dc.subject Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Student and teacher relationship - High School pt_BR
dc.subject History of Brazil - military dictatorship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento
dc.creator TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of memory as a source for teaching history: the military dictatorship in Brazil in question, teaching and learning relationship at Colégio Masters Gold in Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento; TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante. O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta