dc.description.resumo |
: O presente trabalho busca apresentar o processo de construção de saberes
históricos vivenciados por meio da memória, agora reivindicada para construção deste
artigo, tendo a memória como fonte histórica (LE GOFF, 2013) a ser utilizada como saberes
na escola. Visa apresentar a relação entre aluno e professor durante o Ensino Médio no
Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB, no período de 2019 a 2021. Como plano de fundo
das discussões estão as reflexões de como a memória das vítimas da ditadura podem ser
estudadas em contexto escolar, de modo a serem metodologicamente problematizadas com
propósito de atingir a consciência histórica (CERRI, 2011) sobre o tema. Problematizando
esses temas sensíveis acreditamos ser possível construir um ensino de história vultoso para
uma cultura de respeito à vida e aos Direitos Humanos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T19:26:33Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T19:26:33Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura militar - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Relação aluno e professor - Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil - ditadura militar |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Military dictatorship - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Human rights |
pt_BR |
dc.subject |
Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Student and teacher relationship - High School |
pt_BR |
dc.subject |
History of Brazil - military dictatorship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento |
|
dc.creator |
TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of memory as a source for teaching history: the military dictatorship in Brazil in question, teaching and learning relationship at Colégio Masters Gold in Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento; TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante. O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223 |
pt_BR |