dc.description.resumo |
O presente artigo pretende debater a importância e os desafios de ensinar a história
do Nordeste do Brasil em sala de aula. Ele destaca como essa região muitas vezes é
negligenciada nos currículos escolares em comparação com outras partes do país. O artigo
ressalta a necessidade de incluir a história do Nordeste no ensino de História, visando uma compreensão mais completa e precisa do Brasil como um todo. Também pretendo discutir
estratégias pedagógicas para abordar esse tópico de maneira eficaz. Isso inclui a incorporação
de fontes históricas locais, como documentos, relatos e músicas, para enriquecer a narrativa
histórica. Além disso, o artigo sugere a promoção do diálogo entre os alunos sobre a identidade
regional, destacando como as histórias locais podem moldar a percepção deles sobre si mesmos
e sobre o país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T19:35:00Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T19:35:00Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade regional - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário do nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Nordeste e imaginário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Regional identity - education |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern imaginary |
pt_BR |
dc.subject |
Northeast and imaginary |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Débora Lopes de |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The imaginary of the Northeast in the classroom: how to work on regional identity at school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Débora Lopes de. O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226 |
pt_BR |
dc.contributor.event |
XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. |
|