DSpace/Manakin Repository

O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo pretende debater a importância e os desafios de ensinar a história do Nordeste do Brasil em sala de aula. Ele destaca como essa região muitas vezes é negligenciada nos currículos escolares em comparação com outras partes do país. O artigo ressalta a necessidade de incluir a história do Nordeste no ensino de História, visando uma compreensão mais completa e precisa do Brasil como um todo. Também pretendo discutir estratégias pedagógicas para abordar esse tópico de maneira eficaz. Isso inclui a incorporação de fontes históricas locais, como documentos, relatos e músicas, para enriquecer a narrativa histórica. Além disso, o artigo sugere a promoção do diálogo entre os alunos sobre a identidade regional, destacando como as histórias locais podem moldar a percepção deles sobre si mesmos e sobre o país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226
dc.date.accessioned 2025-02-06T19:35:00Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T19:35:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Identidade regional - educação pt_BR
dc.subject Imaginário do nordeste pt_BR
dc.subject Nordeste e imaginário pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Regional identity - education pt_BR
dc.subject Northeastern imaginary pt_BR
dc.subject Northeast and imaginary pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Débora Lopes de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The imaginary of the Northeast in the classroom: how to work on regional identity at school. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Débora Lopes de. O imaginário do nordeste em sala de aula: como trabalhar a identidade regional na escola. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40226 pt_BR
dc.contributor.event XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta