Dépôt DSpace/Manakin

Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo presente trabalho aborda a utilização do jornal geográfico como ferramenta pedagógica para o ensino de clima e tempo, com ênfase no semiárido nordestino, destinado a alunos da educação básica no ensino médio. A pesquisa evidencia que a integração do jornal geográfico enriquece o aprendizado ao conectar os conceitos de clima e tempo à vivência dos estudantes na região semiárida. Por meio de reportagens, análises e imagens, os alunos podem compreender de maneira tangível os desafios climáticos enfrentados por suas comunidades. Essa abordagem não apenas contribui com o engajamento dos alunos, como também promove um aprendizado mais contextualizado, aumentando a conscientização sobre a importância de conhecer e compreender as dinâmicas do clima local fomentando a discussão, o pensamento crítico e a tomada de consciência sobre os desafios enfrentados na região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.citation.issue 13 pt_BR
dc.title Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231
dc.date.accessioned 2025-02-06T21:14:28Z
dc.date.available 2025-02-06
dc.date.available 2025-02-06T21:14:28Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Jornal Geográfico pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Semiárido nordestino - Geografia pt_BR
dc.subject Clima - semiárido nordestino pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de clima tempo pt_BR
dc.subject Geographical Journal pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Northeastern Semi-Arid Region - Geography pt_BR
dc.subject Pedagogical tool pt_BR
dc.subject Teaching climate and weather pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Vitória Avelino.
dc.creator SANTOS, Isabela Araujo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Integrating reality into teaching: geographic journal and understanding the climate in the semi-arid northeast. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Vitória Avelino; SANTOS, Isabela Araujo dos. Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Sessão Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte