Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
presente trabalho aborda a utilização do jornal geográfico como ferramenta
pedagógica para o ensino de clima e tempo, com ênfase no semiárido nordestino, destinado a
alunos da educação básica no ensino médio. A pesquisa evidencia que a integração do jornal
geográfico enriquece o aprendizado ao conectar os conceitos de clima e tempo à vivência dos
estudantes na região semiárida. Por meio de reportagens, análises e imagens, os alunos podem
compreender de maneira tangível os desafios climáticos enfrentados por suas comunidades.
Essa abordagem não apenas contribui com o engajamento dos alunos, como também promove
um aprendizado mais contextualizado, aumentando a conscientização sobre a importância de
conhecer e compreender as dinâmicas do clima local fomentando a discussão, o pensamento
crítico e a tomada de consciência sobre os desafios enfrentados na região. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
13 |
pt_BR |
dc.title |
Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-06T21:14:28Z |
|
dc.date.available |
2025-02-06 |
|
dc.date.available |
2025-02-06T21:14:28Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal Geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido nordestino - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Clima - semiárido nordestino |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de clima tempo |
pt_BR |
dc.subject |
Geographical Journal |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern Semi-Arid Region - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching climate and weather |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Vitória Avelino. |
|
dc.creator |
SANTOS, Isabela Araujo dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Integrating reality into teaching: geographic journal and understanding the climate in the semi-arid northeast. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Vitória Avelino; SANTOS, Isabela Araujo dos. Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Sessão Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée