dc.creator.ID |
GONÇALVES, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2540264502362401 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo. |
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dc.contributor.advisor1ID |
VILLOTA, J. M. J. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LADOSKY, Mário Henrique Guedes. |
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dc.contributor.referee2 |
COSTA, Jussara Carneiro. |
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dc.description.resumo |
Esse trabalho procura entender o processo de construção e vivência da identidade sexual de
professores gays em instituições escolares em um município do interior do estado da Paraíba.
Tendo como locus da pesquisa a região do cariri paraibano, esta pesquisa procurou observar os
processos de socialização que ocorrem nas instituições escolares da referida região, levando em
consideração que os processos de socialização que se costuram na região são orientados por
modos de pensamento patriarcal, machista, sexista e ancorados na heteronormatividade e
balizados pelo fundamentalismo das religiões cristãs. Procurou-se observar a vivência da
prática docente de professores gays no contexto escolar fazendo uso das contribuições teóricas
da sociologia e mediante a instrumentalização do método qualitativo, buscou-se identificar as
formas de expressão e de resistência de professores gays às diversas formas de disciplinamento
social dentro das instituições escolares onde atuam. Complementa o instrumental metodológico
a análise de documentos e diretrizes educacionais, no sentido de perceber como o sistema
educacional aborda questões relativas à identidade de gênero e orientação sexual nos espaços
escolares, destacando a identidade de gênero e orientação sexual dos professores. Após analisar
as observações registradas no diário de campo, ficou evidente a urgente necessidade de se
discutir a homofobia manifestada de maneira sutil e a subjetividade das violências inclusive
para os próprios sujeitos aos quais recai a discriminação e silenciamento. Para além desse
entendimento do que acomete sujeitos gays, é preciso comunicar a pluralidade dentro dos
ambientes educacionais tendo em vista a construção cidadã de uma sociedade mais inclusiva
que aprenda a conviver com o diverso e suas peculiaridades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Arco-íris em preto e branco: vivências de professores gays no exercício da docência em escolas do cariri paraibano |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-16 |
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dc.description.abstract |
This work seeks to understand the construction and experience process of sexual identity of gay
teachers in school institutions in municipalities in the interior of Paraiba. Having the Cariri
region of Paraiba as the research locus, our research has sought to observe the socialization
processes that occur in school institutions in that region. Considering that the socialization
processes taking place in the region are guided by patriarchal, chauvinistic, sexist ways of
thinking and anchored in heteronormativity and evaluated by the religion9s fundamentalism
Christian, we have sought to observe the teaching experience practice by gay teachers in the
school context. Making use of the theoretical contributions of sociology and through the
instrumentalization of the qualitative method, we will seek to identify the expression´s forms
and resistance of gay teachers to the several ways of social disciplining within school
institutions where they work. It complements the methodological instrument to the analysis of
educational documents and guidelines, in the sense to realize how the educational system
addresses issues related to gender identity and sexual orientation in school spaces, highlighting
the gender identity and sexual orientation of teachers. After analyzing observations recorded in
the field diary, it became clear that need to discuss homophobia manifested in subtle ways and
the subjectivity of violence, including for the very subjects who suffer discrimination and
silencing. In addition to this understanding what affects gays subjects, it is necessary to
communicate plurality within educational environments with a view to the citizen construction
of a more inclusive society that learns to live diversity and its peculiarities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40241 |
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dc.date.accessioned |
2025-02-07T12:29:13Z |
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dc.date.available |
2025-02-07 |
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dc.date.available |
2025-02-07T12:29:13Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Violência simbólica |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade homossexual |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Symbolic violence |
pt_BR |
dc.subject |
Educational institutions |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexual identity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Adilio Carvalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rainbow in black and white: experiences of gay teachers in the exercise of teaching in schools in the cariri of Paraíba |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Adilio Carvalho. Arco-íris em preto e branco: vivências de professores gays no exercício da docência em escolas do cariri paraibano. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais ) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |