dc.creator.ID |
MEDEIROS, E. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1775103657456962 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação Financeira é uma ferramenta indispensável para lidar com situações que
envolvem o valor do dinheiro no tempo, pois ajuda as pessoas a compreender o valor
do dinheiro ao longo do tempo, sendo fundamental que se tenha noções de
conhecimentos desta área, estando diretamente relacionada ao nosso dia a dia e ao
mundo econômico em geral. Dessa forma, busca-se compreender as atividades de
Educação Financeira propostas nas aulas de Matemática em uma turma do 8o ano da
Escola Centro Educacional Água Azul - Escola do Campo, no município de São João
do Tigre-PB. O estudo parte da necessidade problemática de identificar os tipos de
atividades propostas para o ensino de Educação Financeira, bem como analisá-los à
luz da Educação Matemática Crítica. Ao abordar a matemática na perspectiva crítica,
o professor não apenas ensina conteúdos matemáticos, mas também promove o
desenvolvimento de uma consciência crítica, com isso dá autonomia aos alunos para
usarem a Matemática como uma ferramenta para questionar e transformar sua
realidade econômica e social. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica
que também é chamada de estudo documental voltada para a atividade da Olímpiada
de Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF, com 35 questões aplicadas na
turma do 8o ANO, sendo feito um recorte de 2 questões no desenvolvimento deste
trabalho. O trabalho mostra como resultado a compreensão de que a aplicabilidade
das atividades em sala de aula esteja de acordo com seu contexto social para que o
ensino se torne significativo, pelo que a proposta deve estar adequada a cada região.
O trabalho teve como base os estudos de autores da Educação Financeira e da
Matemática Financeira, Educação do Campo e Educação Matemática Crítica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-07T16:34:55Z |
|
dc.date.available |
2025-02-07 |
|
dc.date.available |
2025-02-07T16:34:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
São João do Tigre- PB – escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Critical mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
São João do Tigre-PB – country school |
pt_BR |
dc.subject |
São João do Tigre-PB – country school |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Erik Marcelo Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Financial education from the perspective of critical mathematics education in a rural school in São João do Tigre-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Erik Marcelo Alves. Educação financeira na perspectiva da educação
matemática crítica em uma escola do campo de São João
do Tigre-PB. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Educación Financiera es una herramienta indispensable para afrontar situaciones
que involucran el valor del dinero en el tiempo, ya que ayuda a las personas a
comprender el valor del dinero en el tiempo, y es fundamental tener conocimientos de
esta área, al estar directamente relacionada con nuestra vida diaria y la mundo
económico en general. De esta manera, buscamos comprender las actividades de
educación financiera propuestas en las clases de Matemáticas en una clase de la
Escola Centro Educacional Água Azul, una escuela rural del municipio de São João
do Tigre-PB. El estudio parte de la problemática necesidad de identificar los tipos de
entornos de aprendizaje propuestos para la enseñanza de la educación financiera, así
como de analizarlos a la luz de la educación matemática crítica. Al abordar las
matemáticas desde una perspectiva crítica, el docente no sólo enseña contenidos
matemáticos, sino que también promueve el desarrollo de la conciencia cívica,
otorgando así a los estudiantes autonomía para utilizar las Matemáticas como una
herramienta para cuestionar y transformar su realidad económica y social. Por lo tanto,
se realizó una investigación bibliográfica, que también se denomina estudio
documental enfocada a la actividad de la Olimpíada de Tesorería Directa de
Educación Financiera – OLITEF, con 35 preguntas aplicadas a la clase de 8o AÑO,
realizándose una selección de 2 preguntas en el desarrollo de este trabajo. El trabajo
muestra como resultado el entendimiento de que la aplicabilidad de las actividades en
el aula son acordes con su contexto social para que la enseñanza adquiera significado,
por lo que la propuesta debe ser adecuada a cada región. El trabajo se basó en
estudios de autores de educación financiera y matemáticas financieras; educación en
el campo; educación matemática crítica. |
pt_BR |