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Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB.

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dc.creator.ID MEDEIROS, E. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1775103657456962 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Financeira é uma ferramenta indispensável para lidar com situações que envolvem o valor do dinheiro no tempo, pois ajuda as pessoas a compreender o valor do dinheiro ao longo do tempo, sendo fundamental que se tenha noções de conhecimentos desta área, estando diretamente relacionada ao nosso dia a dia e ao mundo econômico em geral. Dessa forma, busca-se compreender as atividades de Educação Financeira propostas nas aulas de Matemática em uma turma do 8o ano da Escola Centro Educacional Água Azul - Escola do Campo, no município de São João do Tigre-PB. O estudo parte da necessidade problemática de identificar os tipos de atividades propostas para o ensino de Educação Financeira, bem como analisá-los à luz da Educação Matemática Crítica. Ao abordar a matemática na perspectiva crítica, o professor não apenas ensina conteúdos matemáticos, mas também promove o desenvolvimento de uma consciência crítica, com isso dá autonomia aos alunos para usarem a Matemática como uma ferramenta para questionar e transformar sua realidade econômica e social. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que também é chamada de estudo documental voltada para a atividade da Olímpiada de Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF, com 35 questões aplicadas na turma do 8o ANO, sendo feito um recorte de 2 questões no desenvolvimento deste trabalho. O trabalho mostra como resultado a compreensão de que a aplicabilidade das atividades em sala de aula esteja de acordo com seu contexto social para que o ensino se torne significativo, pelo que a proposta deve estar adequada a cada região. O trabalho teve como base os estudos de autores da Educação Financeira e da Matemática Financeira, Educação do Campo e Educação Matemática Crítica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248
dc.date.accessioned 2025-02-07T16:34:55Z
dc.date.available 2025-02-07
dc.date.available 2025-02-07T16:34:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática crítica pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject São João do Tigre- PB – escola do campo pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Critical mathematics education pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject São João do Tigre-PB – country school pt_BR
dc.subject São João do Tigre-PB – country school pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Erik Marcelo Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Financial education from the perspective of critical mathematics education in a rural school in São João do Tigre-PB. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Erik Marcelo Alves. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248 pt_BR
dc.description.resumen La Educación Financiera es una herramienta indispensable para afrontar situaciones que involucran el valor del dinero en el tiempo, ya que ayuda a las personas a comprender el valor del dinero en el tiempo, y es fundamental tener conocimientos de esta área, al estar directamente relacionada con nuestra vida diaria y la mundo económico en general. De esta manera, buscamos comprender las actividades de educación financiera propuestas en las clases de Matemáticas en una clase de la Escola Centro Educacional Água Azul, una escuela rural del municipio de São João do Tigre-PB. El estudio parte de la problemática necesidad de identificar los tipos de entornos de aprendizaje propuestos para la enseñanza de la educación financiera, así como de analizarlos a la luz de la educación matemática crítica. Al abordar las matemáticas desde una perspectiva crítica, el docente no sólo enseña contenidos matemáticos, sino que también promueve el desarrollo de la conciencia cívica, otorgando así a los estudiantes autonomía para utilizar las Matemáticas como una herramienta para cuestionar y transformar su realidad económica y social. Por lo tanto, se realizó una investigación bibliográfica, que también se denomina estudio documental enfocada a la actividad de la Olimpíada de Tesorería Directa de Educación Financiera – OLITEF, con 35 preguntas aplicadas a la clase de 8o AÑO, realizándose una selección de 2 preguntas en el desarrollo de este trabajo. El trabajo muestra como resultado el entendimiento de que la aplicabilidad de las actividades en el aula son acordes con su contexto social para que la enseñanza adquiera significado, por lo que la propuesta debe ser adecuada a cada región. El trabajo se basó en estudios de autores de educación financiera y matemáticas financieras; educación en el campo; educación matemática crítica. pt_BR


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