DSpace/Manakin Repository

A integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, W. C. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2605998624115343 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8661951334734066 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-1889-5274 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7418494748398866 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo explorar a integração de novas tecnologias no ensino de educação financeira, com foco em uma escola situada no semiárido brasileiro. A proposta envolveu o uso de ferramentas tecnológicas para promover o aprendizado sobre conceitos financeiros fundamentais, como orçamento pessoal, comparações de preços, investimentos e os efeitos do consumo impulsivo. A pesquisa foi conduzida com uma turma de alunos, utilizando o aplicativo Kahoot para aplicar questões interativas que estimulassem a reflexão e o debate sobre comportamentos financeiros. A metodologia envolveu três encontros, sendo o primeiro uma introdução ao tema de educação financeira e à utilização das tecnologias no processo de ensino. O segundo encontro foi voltado para a aplicação do questionário no Kahoot, apesar das limitações de recursos, com apenas um notebook e três celulares disponíveis para 35 alunos. O terceiro encontro consistiu em um debate sobre as questões apresentadas, permitindo que os alunos compartilhassem suas experiências e perspectivas sobre o tema. O trabalho destaca que o uso de tecnologias, mesmo com recursos limitados, pode tornar o ensino mais dinâmico e acessível, facilitando o engajamento dos alunos e o entendimento de conceitos financeiros essenciais para sua vida cotidiana. Ao invés de simplesmente julgar respostas como corretas ou erradas, o enfoque foi estimular a reflexão sobre o comportamento financeiro, incentivando práticas responsáveis e o desenvolvimento de habilidades para uma gestão financeira consciente e equilibrada. Em resumo, a proposta evidenciou a importância da educação financeira e do uso de tecnologias no ensino, visando preparar os alunos para tomar decisões mais informadas e responsáveis em relação ao dinheiro, o que é essencial para garantir estabilidade financeira e a realização de objetivos a longo prazo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-09
dc.description.abstract This work aims to explore the integration of new technologies in teaching financial education, focusing on a school located in the Brazilian semi-arid region. The proposal involved the use of technological tools to promote the learning of fundamental financial concepts, such as personal budgeting, price comparisons, investments and the effects of impulsive consumption. The research was conducted with a class of students, using the Kahoot application to apply interactive questions that stimulate reflection and debate about financial behaviors. The methodology involved three meetings, the first being an introduction to the topic of financial education and the use of technologies in the teaching process. The second meeting focused on applying the questionnaire on Kahoot, despite resource limitations, with only one notebook and three cell phones available for 35 students. The third meeting consisted of a debate on the issues presented, allowing students to share their experiences and perspectives on the topic. The work highlights that the use of technologies, even with limited resources, can make teaching more dynamic and accessible, facilitating student engagement and understanding essential financial concepts for their daily lives. Instead of simply judging answers as right or wrong, the focus was to stimulate reflection on financial behavior, encouraging responsible practices and the development of skills for conscious and balanced financial management. In summary, the proposal highlights the importance of financial education and the use of technologies in teaching, planning to prepare students to make more informed and responsible decisions in relation to money, which is essential to guarantee financial stability and the achievement of long-term goals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40250
dc.date.accessioned 2025-02-07T18:45:50Z
dc.date.available 2025-02-07
dc.date.available 2025-02-07T18:45:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Escola do campo – semiárido brasileiro pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Novas tecnologias e educação pt_BR
dc.subject Kahoot – aplicativo pt_BR
dc.subject Centro Educacional Água Azul – São João do Tigre-PB pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Rural school – Brazilian semi-arid region pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject New technologies and education pt_BR
dc.subject Kahoot – application pt_BR
dc.subject Água Azul Educational Center – São João do Tigre-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Wilton Carlos Holanda do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The integration of new technologies for teaching financial education in a school in the Brazilian semi-arid region. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Wilton Carlos Holanda do. A integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40250 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta