Repositorio Dspace/Manakin

Licenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O artigo versa sobre políticas públicas afirmativas para a formação de professoras(es) que ensinam matemática em contextos socioculturais específicos, em particular, cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Ampara-se em conceitos e preocupações da Educação Matemática Crítica com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a formação nesses cursos, vivenciados em alternância de tempos e espaços formativos. Apresenta-se uma pesquisa bibliográfica, cujo corpus de análise é constituído por sete artigos publicados em dossiês temáticos que discutem a interface entre a Educação Matemática e as especificidades dos referidos contextos. Os resultados da pesquisa revelam que a investigação, o diálogo e a criticidade, princípios da Educação Matemática Crítica, estão presentes nas práticas socioculturais vivenciadas nos cursos investigados. Observou-se uma preocupação com aspectos políticos e sociais no ensino da matemática, visando à emancipação dos povos do campo e das comunidades tradicionais contempladas na formação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.title Licenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract The article deals with affirmative public policies for the education of teachers who teach mathematics in specific sociocultural contexts, in particular, on teaching degree courses in field, indigenous, and quilombola education. It is based on concepts and concerns from critical mathematics education (CME) to reflect on training in these courses, experienced in alternating formative times and spaces. Bibliographical research, whose corpus of analysis consists of seven articles published in thematic dossiers that discuss the interface between mathematics education and the specificities of the contexts mentioned before, is presented. The research results reveal that investigation, dialogue, and criticality, principles of CME, are present in the sociocultural practices experienced in the courses under analysis. There was a concern with political and social aspects in the teaching of mathematics to emancipate rural people and traditional communities included in the training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40251
dc.date.accessioned 2025-02-07T18:55:27Z
dc.date.available 2025-02-07
dc.date.available 2025-02-07T18:55:27Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática Crítica pt_BR
dc.subject Políticas públicas afirmativas pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação Indígena pt_BR
dc.subject Licenciatura em Educação Quilombola pt_BR
dc.subject Educação quilombola - licenciatura pt_BR
dc.subject Educação indígena - licenciatura pt_BR
dc.subject Mathematics Teachers pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Mathematics Teacher Training pt_BR
dc.subject Critical Mathematical Education pt_BR
dc.subject Affirmative Action Public Policies pt_BR
dc.subject Degree in Indigenous Education pt_BR
dc.subject Degree in Quilombola Education pt_BR
dc.subject Quilombola Education - Bachelor's Degree pt_BR
dc.subject Indigenous Education - Bachelor's Degree pt_BR
dc.subject Profesores de matemáticas
dc.subject Educación rural
dc.subject Formación de profesores de matemáticas
dc.subject Educación matemática crítica
dc.subject Licenciatura en Educación Indígena
dc.subject Licenciatura en Educación Quilombola
dc.subject Educación quilombola - licenciatura
dc.subject Educación indígena - licenciatura
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.creator LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching degrees in Field, Indigenous, and Quilombola education: affirmative public policies that qualify Mathematics teachers pt_BR
dc.title.alternative Licenciaturas en Educación del Campo, Indígenas y Quilombolas: políticas públicas afirmativas que califican a los profesores de Matemáticas pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Licenciaturas em Educação do Campo, Indígena e Quilombola: políticas públicas afirmativas que formam professoras(es) de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, v.14, n.04, p.1-15, set./dez. 2024. ISSN: 2238-0345. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40251 pt_BR
dc.description.resumen El artículo aborda políticas públicas afirmativas para la formación de docentes queRevista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática Brasília, v. 14, n. 4, p. 1-15, set./dez. 2024 2 International Journal for Research in Mathematics Education enseñan matemáticas en contextos socioculturales específicos, en particular, en carreras de enseñanza en educación de campo, indígena y quilombola. Se parte de conceptos e inquietudes desde la educación matemática crítica (EMC) para reflexionar sobre la formación en estos cursos, vividos en alternancia de tiempos y espacios formativos. Se presenta una investigación bibliográfica, cuyo corpus de análisis consta de siete artículos publicados en dossiers temáticos que discuten la interfaz entre la educación matemática y las especificidades de los contextos antes mencionados. Los resultados de la investigación revelan que la investigación, el diálogo y la criticidad, principios de la EMC, están presentes en las prácticas socioculturales vividas en los cursos analizados. Hubo una preocupación por los aspectos políticos y sociales en la enseñanza de las matemáticas para emancipar a la población rural y a las comunidades tradicionales incluidas en la formación.


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta