dc.creator.ID |
RAMOS, A. D.S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
COELHO, Teresa Cristina. |
|
dc.contributor.referee3ID |
COELHO, T. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação Empreendedora tem se mostrado essencial para o desenvolvimento de
nações, principalmente devido à sua capacidade de estimular a inovação, a
criatividade e a autonomia dos indivíduos. Embora o tema tenha ganhado visibilidade
nas últimas décadas, ainda carece de um debate mais aprofundado que oriente a sua
implementação e expansão de maneira eficaz. O objetivo deste trabalho é analisar os
principais objetivos e metodologias da Educação Empreendedora, destacando a
importância dos pequenos empreendedores da cidade de Prata-PB. Buscamos com
esse trabalho discutir sobre a necessidade de um modelo pedagógico, que vá além
da simples transmissão de conteúdo, buscando o desenvolvimento de habilidades e
atitudes características do indivíduo empreendedor, como a tomada de risco, a
liderança e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. A pesquisa foca na
natureza da Educação Empreendedora, além disso, explora as práticas didático-
pedagógicas utilizadas para desenvolver competências empreendedoras que buscam
valorizar a cultura gastronômica local, oferecendo uma compreensão mais profunda
de como os métodos de ensino podem ser adaptados para promover o espírito
empreendedor. É fundamental que as práticas educacionais em empreendedorismo
considerem as particularidades de cada aluno, sua cultura local, e seu cotidiano e as
aprendizagens e práticas empreendedoras que os acompanha, focando não apenas
na formação técnica, mas também no desenvolvimento de atitudes e mentalidades
empreendedoras que serão essenciais ao longo de suas vidas profissionais seja no
campo ou na cidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação empreendedora no contexto educacional para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-29 |
|
dc.description.abstract |
Entrepreneurial education has proven to be essential for the development of nations,
mainly due to its ability to stimulate innovation, creativity and individual autonomy.
Although the topic has gained visibility in recent decades, it still lacks a more in-depth
debate that guides its implementation and expansion in an effective manner. The
objective of this work is to analyze the main objectives and methodologies of
entrepreneurial education, highlighting the importance of small entrepreneurs in the
city of Prata-PB. With this work, we seek to discuss the need for a pedagogical model
that goes beyond the simple transmission of content, seeking to develop skills and
attitudes characteristic of the entrepreneurial individual, such as risk taking, leadership
and the ability to solve problems creatively. The research focuses on the nature of
entrepreneurial education, investigating the methodological aspects involved during
the learning process. In addition, it explores the didactic-pedagogical practices used to
develop entrepreneurial skills that seek to value the local gastronomic culture, offering
a deeper understanding of how teaching methods can be adapted to promote the
entrepreneurial spirit. It is essential that educational practices in entrepreneurship
consider the particularities of each student, their local culture, and their daily lives and
the entrepreneurial learning and practices that accompany them, focusing not only on
technical training, but also on the development of entrepreneurial attitudes and
mindsets that will be essential throughout their professional lives, whether in the
countryside or in the city. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40263 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-10T21:31:07Z |
|
dc.date.available |
2025-02-10 |
|
dc.date.available |
2025-02-10T21:31:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação empreendedora |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura gastronômica |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Gastronomia |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB – gastronomia |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurial education |
pt_BR |
dc.subject |
Gastronomic culture |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurship |
pt_BR |
dc.subject |
Gastronomy |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB – gastronomy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Aline Daine de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entrepreneurial education in the educational context for the appreciation of gastronomic culture in the municipality of Prata-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RAMOS, Aline Daine de Sousa. Educação empreendedora no contexto educacional
para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40263 |
pt_BR |