DSpace Repository

Educação empreendedora no contexto educacional para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB.

Show simple item record

dc.creator.ID RAMOS, A. D.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee3 COELHO, Teresa Cristina.
dc.contributor.referee3ID COELHO, T. C. pt_BR
dc.description.resumo A Educação Empreendedora tem se mostrado essencial para o desenvolvimento de nações, principalmente devido à sua capacidade de estimular a inovação, a criatividade e a autonomia dos indivíduos. Embora o tema tenha ganhado visibilidade nas últimas décadas, ainda carece de um debate mais aprofundado que oriente a sua implementação e expansão de maneira eficaz. O objetivo deste trabalho é analisar os principais objetivos e metodologias da Educação Empreendedora, destacando a importância dos pequenos empreendedores da cidade de Prata-PB. Buscamos com esse trabalho discutir sobre a necessidade de um modelo pedagógico, que vá além da simples transmissão de conteúdo, buscando o desenvolvimento de habilidades e atitudes características do indivíduo empreendedor, como a tomada de risco, a liderança e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. A pesquisa foca na natureza da Educação Empreendedora, além disso, explora as práticas didático- pedagógicas utilizadas para desenvolver competências empreendedoras que buscam valorizar a cultura gastronômica local, oferecendo uma compreensão mais profunda de como os métodos de ensino podem ser adaptados para promover o espírito empreendedor. É fundamental que as práticas educacionais em empreendedorismo considerem as particularidades de cada aluno, sua cultura local, e seu cotidiano e as aprendizagens e práticas empreendedoras que os acompanha, focando não apenas na formação técnica, mas também no desenvolvimento de atitudes e mentalidades empreendedoras que serão essenciais ao longo de suas vidas profissionais seja no campo ou na cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação empreendedora no contexto educacional para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-29
dc.description.abstract Entrepreneurial education has proven to be essential for the development of nations, mainly due to its ability to stimulate innovation, creativity and individual autonomy. Although the topic has gained visibility in recent decades, it still lacks a more in-depth debate that guides its implementation and expansion in an effective manner. The objective of this work is to analyze the main objectives and methodologies of entrepreneurial education, highlighting the importance of small entrepreneurs in the city of Prata-PB. With this work, we seek to discuss the need for a pedagogical model that goes beyond the simple transmission of content, seeking to develop skills and attitudes characteristic of the entrepreneurial individual, such as risk taking, leadership and the ability to solve problems creatively. The research focuses on the nature of entrepreneurial education, investigating the methodological aspects involved during the learning process. In addition, it explores the didactic-pedagogical practices used to develop entrepreneurial skills that seek to value the local gastronomic culture, offering a deeper understanding of how teaching methods can be adapted to promote the entrepreneurial spirit. It is essential that educational practices in entrepreneurship consider the particularities of each student, their local culture, and their daily lives and the entrepreneurial learning and practices that accompany them, focusing not only on technical training, but also on the development of entrepreneurial attitudes and mindsets that will be essential throughout their professional lives, whether in the countryside or in the city. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40263
dc.date.accessioned 2025-02-10T21:31:07Z
dc.date.available 2025-02-10
dc.date.available 2025-02-10T21:31:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação empreendedora pt_BR
dc.subject Cultura gastronômica pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Gastronomia pt_BR
dc.subject Prata-PB – gastronomia pt_BR
dc.subject Entrepreneurial education pt_BR
dc.subject Gastronomic culture pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Gastronomy pt_BR
dc.subject Prata-PB – gastronomy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Aline Daine de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Entrepreneurial education in the educational context for the appreciation of gastronomic culture in the municipality of Prata-PB. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Aline Daine de Sousa. Educação empreendedora no contexto educacional para a valorização da cultura gastronômica no município de Prata-PB. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40263 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account