Repositorio Dspace/Manakin

Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as propostas no livro didático da coleção Araribá conecta: Geografia, do 6º ano do Ensino Fundamental, pelo manual do professor, de autoria de Cesar Brumini Dellore, 1ª edição, Ed. Moderna 2022, atentando para a proposta de sua composição sobre como está abordada a representação conceitual e visual dos componentes físicos-naturais relevo e clima na respectiva obra, considerando as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise revelou que, embora haja avanços significativos na contextualização e na integração dos conteúdos, ainda persistem desafios, como a fragmentação dos temas, a superficialidade na exploração dos processos geológicos e climáticos, e a falta de regionalização nos exemplos apresentados. O estudo também destacou a importância de uma abordagem eficaz e significativa desses componentes no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que, para uma educação geográfica mais completa e integrada, é fundamental superar as limitações identificadas e promover uma compreensão crítica e contextualizada do espaço geográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2024-01-13
dc.description.abstract This work aims to analyze the proposals in the teacher's manual, in the textbook of the Araribá Conecta collection: Geography, for the 6th year of Elementary School, authored by Cesar Brumini Dellore, 1st edition, Ed. Moderna 2022, paying attention to the proposal of its composition on how the conceptual and visual representation of the physical-natural components Relief and climate are addressed in the respective work, considering the guidelines established by the National Common Curricular Base (BNCC). The analysis revealed that, although there are significant advances in the contextualization and integration of content, challenges still persist, such as the fragmentation of themes, the superficiality in the exploration of geological and climatic processes, and the lack of regionalization in the examples presented. The study also highlighted the importance of an effective and meaningful approach to these components in the teaching-learning process. It is concluded that, for a more complete and integrated geographic education, it is essential to overcome the identified limitations and promote a critical and contextualized understanding of geographic space. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40269
dc.date.accessioned 2025-02-11T13:45:43Z
dc.date.available 2025-02-11
dc.date.available 2025-02-11T13:45:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Relevo pt_BR
dc.subject Clima pt_BR
dc.subject Componentes Físico- Naturais pt_BR
dc.subject Coleção Araribá Conecta Geografia - Avaliação pt_BR
dc.subject Geografia- livro didático pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Relief pt_BR
dc.subject Climate pt_BR
dc.subject Physical-Natural Components pt_BR
dc.subject Araribá Conecta Geography Collection - Evaluation pt_BR
dc.subject Geography- textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernando Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approach to the physical-natural components of relief and climate in the geography textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fernando Pereira da. Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta