dc.creator.ID |
VASCONCELOS, T. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Diogo Cabral de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Fabiana Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4957914042866197 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os conhecimentos sobre estatística são fundamentais para o exercício da cidadania em nossa
sociedade, no entanto, a capacidade de ser letrado estatisticamente vai além, permite o sujeito
ter uma postura crítica perante as informações obtidas bem como melhorar o entendimento
delas. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar como a temática da caprinocultura
pode contribuir para aprendizagem e a mobilização do letramento estatístico numa turma do 9°
ano do ensino fundamental. Fundamentou-se a partir da noção de Letramento Estatístico de Gal
(2002), ao qual o modelo proposto pelo autor ajudou na análise da atividade aplicada, com a
finalidade do entendimento de como estava o desenvolvimento do letramento estatístico dos
alunos. Para isso foi realizada uma pedagógica de abordagem pesquisa qualitativa do tipo
descritiva, em que a partir de uma atividade aplicada com a temática da caprinocultura pudemos
verificar as estratégias e os elementos de conhecimentos e de disposição nos registros dos
alunos. Como resultado apontamos que há algumas lacunas para as construções gráficas
precisando reforçar alguns elementos dos gráficos estatísticos, e ainda, que os alunos possuem
habilidades de análise perante as informações apresentadas nos quadros dispostos. Por fim,
destacamos que a temática chamou a atenção dos alunos por ser próxima a realidade e mostrar
como a atividade da caprinocultura é tão importante para nossa região. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-27 |
|
dc.description.abstract |
The knowledge about statistics is fundamental to the exercise of citizenship in our society,
however, the ability to be statistically literate goes beyond, allows the subject to have a critical
attitude towards the information obtained and improve their understanding. Thus, this work
aimsto analyze how the subject of goat farming can contribute to the learning and mobilization
of statistical literacy in a class of 9th grade. It was based on the notion of Statistical Literacy
of Gal (2002), to which the model proposed by the author helped in the analysis of applied
activity, with the purpose of understanding how was the development of statistical literacy of
students. For this, a pedagogical approch was carried ou qualitative research of the descriptive,
of which from an activity applied to the theme of goatfarmingwe could verify the strategies and
elements of knowledge and disposition in the records of students. As a result, we pointed out
that there are some gapsforthe graphic constructions needing to reinforce some elements of the
statistical graphs, and also that students have analytical skills before the information presented
in the tables. Finally, we highlight that the theme drew the attention of students because it is
close to reality and shows how the activity of goat farming is so important for our region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-11T22:13:03Z |
|
dc.date.available |
2025-02-11 |
|
dc.date.available |
2025-02-11T22:13:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística e ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Caprinocultura |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB - caprinocultura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento estatístico |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics and elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Goat farming |
pt_BR |
dc.subject |
Prata-PB - goat farming |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Statistical literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualizing the teaching of statistics in elementary school: exploring goat farming in the municipality of Prata-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes. Contextualizando o ensino de estatística no
ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271 |
pt_BR |