Dépôt DSpace/Manakin

Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID VASCONCELOS, T. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Diogo Cabral de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7606053239079122 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Fabiana Araújo.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, F. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4957914042866197 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee3 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo Os conhecimentos sobre estatística são fundamentais para o exercício da cidadania em nossa sociedade, no entanto, a capacidade de ser letrado estatisticamente vai além, permite o sujeito ter uma postura crítica perante as informações obtidas bem como melhorar o entendimento delas. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar como a temática da caprinocultura pode contribuir para aprendizagem e a mobilização do letramento estatístico numa turma do 9° ano do ensino fundamental. Fundamentou-se a partir da noção de Letramento Estatístico de Gal (2002), ao qual o modelo proposto pelo autor ajudou na análise da atividade aplicada, com a finalidade do entendimento de como estava o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos. Para isso foi realizada uma pedagógica de abordagem pesquisa qualitativa do tipo descritiva, em que a partir de uma atividade aplicada com a temática da caprinocultura pudemos verificar as estratégias e os elementos de conhecimentos e de disposição nos registros dos alunos. Como resultado apontamos que há algumas lacunas para as construções gráficas precisando reforçar alguns elementos dos gráficos estatísticos, e ainda, que os alunos possuem habilidades de análise perante as informações apresentadas nos quadros dispostos. Por fim, destacamos que a temática chamou a atenção dos alunos por ser próxima a realidade e mostrar como a atividade da caprinocultura é tão importante para nossa região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.description.abstract The knowledge about statistics is fundamental to the exercise of citizenship in our society, however, the ability to be statistically literate goes beyond, allows the subject to have a critical attitude towards the information obtained and improve their understanding. Thus, this work aimsto analyze how the subject of goat farming can contribute to the learning and mobilization of statistical literacy in a class of 9th grade. It was based on the notion of Statistical Literacy of Gal (2002), to which the model proposed by the author helped in the analysis of applied activity, with the purpose of understanding how was the development of statistical literacy of students. For this, a pedagogical approch was carried ou qualitative research of the descriptive, of which from an activity applied to the theme of goatfarmingwe could verify the strategies and elements of knowledge and disposition in the records of students. As a result, we pointed out that there are some gapsforthe graphic constructions needing to reinforce some elements of the statistical graphs, and also that students have analytical skills before the information presented in the tables. Finally, we highlight that the theme drew the attention of students because it is close to reality and shows how the activity of goat farming is so important for our region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271
dc.date.accessioned 2025-02-11T22:13:03Z
dc.date.available 2025-02-11
dc.date.available 2025-02-11T22:13:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Estatística e ensino fundamental pt_BR
dc.subject Caprinocultura pt_BR
dc.subject Prata-PB - caprinocultura pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Letramento estatístico pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Statistics and elementary education pt_BR
dc.subject Goat farming pt_BR
dc.subject Prata-PB - goat farming pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Statistical literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualizing the teaching of statistics in elementary school: exploring goat farming in the municipality of Prata-PB. pt_BR
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes. Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte