DSpace/Manakin Repository

Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, I. C. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4169045737490946 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-9657-7693 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Fabiana Araújo.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, F. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4957914042866197 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho investigou como as turmas multisseriadas inclui em suas atividades crianças com deficiência. Essas turmas reúnem alunos de diferentes idades e anos escolares, é essencial que professores adotem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades especificas de cada criança. Essa pesquisa tem como objetivo central investigar e propor estratégias eficazes para promover uma cultura inclusiva e respeitosa em turma multisseriadas, considerando a diversidade de idade e habilidade, visando melhorar a experiência de aprendizado para todos os alunos. Como base em todo trabalho a metodologia usada foi quantitativa-descritiva para explorar as formas de trabalho de professores em turmas multisseriadas. Gauthier, representa uma posição privilegiada dando importância na aprendizagem escolar como promotor do desenvolvimento e reconhece o papel desempenhado pelo professor como um mediador no processo de ensino na aquisição de conhecimentos, para a formação de conceitos científicos e no aprender cognitivo de seus alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-05
dc.description.abstract Este estudio investigó cómo las clases multigrado incluyen a los niños con discapacidades en sus actividades. Estas clases reúnen a estudiantes de diferentes edades y años escolares, es fundamental que los maestros adopten estrategias pedagógicas que satisfagan las necesidades específicas de cada niño. El objetivo principal de esta investigación es investigar y proponer estrategias efectivas para promover una cultura inclusiva y respetuosa en las clases multigrado, considerando la diversidad de edad y capacidad, con el objetivo de mejorar la experiencia de aprendizaje de todos los estudiantes. Como base en todo trabajo, la metodología utilizada fue cuantitativa-descriptiva para explorar las formas de trabajo de los docentes en las clases multigrado. Gauthier, representa una posición privilegiada dando importancia al aprendizaje escolar como promotor del desarrollo y reconoce el papel que juega el docente como mediador en el proceso de enseñanza en la adquisición de conocimientos, para la formación de conceptos científicos y en el aprendizaje cognitivo de sus alumnos. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272
dc.date.accessioned 2025-02-11T22:27:06Z
dc.date.available 2025-02-11
dc.date.available 2025-02-11T22:27:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Turmas multisseriadas pt_BR
dc.subject Escola Municipal Tobias Remígio Gomes – Monteiro-PB pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Crianças deficientes – educação pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Multi-grade classes pt_BR
dc.subject Tobias Remígio Gomes Municipal School – Monteiro-PB pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Children with disabilities – education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion and diversity in multi-grade classes: a study in a municipal school in Monteiro-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos. Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB. / Ivanilson Carlos Teixeira dos Santos.. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta