dc.creator.ID |
SANTOS, I. C. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4169045737490946 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-9657-7693 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Fabiana Araújo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4957914042866197 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho investigou como as turmas multisseriadas inclui em suas atividades
crianças com deficiência. Essas turmas reúnem alunos de diferentes idades e anos
escolares, é essencial que professores adotem estratégias pedagógicas que atendam
às necessidades especificas de cada criança. Essa pesquisa tem como objetivo
central investigar e propor estratégias eficazes para promover uma cultura inclusiva e
respeitosa em turma multisseriadas, considerando a diversidade de idade e
habilidade, visando melhorar a experiência de aprendizado para todos os alunos.
Como base em todo trabalho a metodologia usada foi quantitativa-descritiva para
explorar as formas de trabalho de professores em turmas multisseriadas. Gauthier,
representa uma posição privilegiada dando importância na aprendizagem escolar
como promotor do desenvolvimento e reconhece o papel desempenhado pelo
professor como um mediador no processo de ensino na aquisição de conhecimentos,
para a formação de conceitos científicos e no aprender cognitivo de seus alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-05 |
|
dc.description.abstract |
Este estudio investigó cómo las clases multigrado incluyen a los niños con
discapacidades en sus actividades. Estas clases reúnen a estudiantes de diferentes
edades y años escolares, es fundamental que los maestros adopten estrategias
pedagógicas que satisfagan las necesidades específicas de cada niño. El objetivo
principal de esta investigación es investigar y proponer estrategias efectivas para
promover una cultura inclusiva y respetuosa en las clases multigrado, considerando
la diversidad de edad y capacidad, con el objetivo de mejorar la experiencia de
aprendizaje de todos los estudiantes. Como base en todo trabajo, la metodología
utilizada fue cuantitativa-descriptiva para explorar las formas de trabajo de los
docentes en las clases multigrado. Gauthier, representa una posición privilegiada
dando importancia al aprendizaje escolar como promotor del desarrollo y reconoce el
papel que juega el docente como mediador en el proceso de enseñanza en la
adquisición de conocimientos, para la formación de conceptos científicos y en el
aprendizaje cognitivo de sus alumnos. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-11T22:27:06Z |
|
dc.date.available |
2025-02-11 |
|
dc.date.available |
2025-02-11T22:27:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Turmas multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Tobias Remígio Gomes – Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças deficientes – educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-grade classes |
pt_BR |
dc.subject |
Tobias Remígio Gomes Municipal School – Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Children with disabilities – education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion and diversity in multi-grade classes: a study in a municipal school in Monteiro-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos. Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas:
um estudo em escola municipal de Monteiro-PB. / Ivanilson Carlos Teixeira dos Santos.. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272 |
pt_BR |