DSpace/Manakin Repository

O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MONTEIRO, P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1183991881793862 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho que ora se apresenta é o resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO-UFCG), através da realização de uma intervenção pedagógica, por meio da aula de campo no ciclo produtivo da Cebola no entorno do Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – PB, com a temática “Trabalho e Meio Ambiente”, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo, na cidade de Boqueirão-PB. A aula de campo tem se apresentado como uma importante ferramenta para facilitar o aprendizado no ensino de Sociologia e superar as lacunas deixadas pelas práticas do ensino tradicional. Assim, esta intervenção teve como objetivo elaborar e realizar uma aula de campo no ensino de Sociologia para tratar da temática “Trabalho” com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para esta pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, foi utilizado também com meio de coleta de dados os relatos produzidos pelos alunos a partir dos cadernos de campo. Ainda utilizamos a coleta de informações por meio do formulário eletrônico com os alunos, visando conhecer a situação da Escola e a realidade sociocultural dos estudantes. Durante a realização da pesquisa, verificamos que a aula de campo pautada corretamente no ensino de Sociologia, pode trazer elementos importantes para uma aprendizagem significativa nas aulas da educação básica. Quanto a escolha da temática “Trabalho”, abordada na intervenção, mostrou-se de forma adequada para a aula de campo e sua relação com os objetos de conhecimento de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-14
dc.description.abstract The work presented here is the result of research carried out in the Professional Master’s in Sociology Teaching (PROFSOCIO-UFCG), through the implementation of a pedagogical intervention through field classes in the Cebola production cycle around the Epitácio Pessoa Dam – Boqueirão – PB, with the theme “Work and Environment” at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo in the city of Boqueirão-PB. The field classes has been presented as an important tool to facilitate learning in Sociology teaching and overcome the gaps left by traditional teaching practices. Therefore, this intervention aims to develop and carry out a field class in the teaching of Sociology to address the theme “Work” with students in the 11th grade. For this research we used the theoretical assumptions of qualitative research, reports produced by students from field notebooks were also used as a means of data collection. We still use the collection of information through the electronic form with students, aiming to understand the situation of the School and the sociocultural reality of the students. During the research, we verified that the field class, correctly based on the teaching of Sociology, can bring important elements for meaningful learning in basic education classes. As for the choice of the theme “Work”, addressed in the intervention, it proved to be appropriate for the field class and its relationship with the objects of knowledge of Sociology in the 11th grade. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273
dc.date.accessioned 2025-02-12T00:03:01Z
dc.date.available 2025-02-11
dc.date.available 2025-02-12T00:03:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Açude de Boqueirão PB pt_BR
dc.subject Aula d e campo pt_BR
dc.subject Cebola ciclo reprodutivo pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Trabalho e meio ambiente pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Boqueirão Reservoir, PB pt_BR
dc.subject Field class pt_BR
dc.subject Onion reproductive cycle pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Work and environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTEIRO, Paulo da Mata.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reproductive cycle of onion around the Boqueirão PB reservoir: a methodological proposal for teaching Sociology through field classes. pt_BR
dc.identifier.citation MONTEIRO, Paulo da Mata. O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo. 2024. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta