dc.creator.ID |
ALVES, G. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2738659686568009 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
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dc.contributor.referee2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
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dc.description.resumo |
Uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade
justa e igualitária. No entanto, ao longo da história, especialmente no caso brasileiro,
tal oferta não vem sendo assegurada de forma que atenda a esses princípios,
especialmente no que se refere à população que habita no campo. Nesse contexto,
a Educação do Campo nasceu a partir de lutas sociais e como resposta às
desigualdades educacionais históricas sofridas pelas populações rurais. No Brasil, a
educação nas áreas rurais tradicionalmente foi marcada pela negligência, com
infraestruturas precarizadas, poucos investimentos por parte do poder público e
pouca valorização das realidades camponesas. Nesse cenário, a Educação do
Campo visa a superar essa lacuna ao promover uma educação que reconhece o
campo como um espaço legítimo de vivência e conhecimento, resgatando a
identidade camponesa e a autonomia das comunidades rurais. Nesse contexto, esta
pesquisa buscou investigar a realidade educacional para as áreas rurais do
município de Nazarezinho - PB, a fim compreender a efetividade da oferta
educacional para a população rural, bem como as condições de trabalho dos
profissionais que atuam nas escolas do campo. Para o trabalho foi adotada como
categoria de análise geográfica território, fundamentada nas concepções de
Haesbaert (2007) e Fernandes e Molina (2004). A metodologia adotada teve como
abordagem a quali-quantitativa, combinando levantamento bibliográfico, análises
documentais e entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam nas
escolas do campo no município. Os resultados coletados mostram uma situação de
precariedade nas escolas rurais, com infraestruturas limitadas, falta de recursos
pedagógicos adequados e dificuldades enfrentadas pelos professores,
especialmente no trato com turmas multisseriadas. Além disso, destaca-se o
processo de fechamento de escolas rurais como uma política que desarticula
comunidades e enfraquece a conexão dos moradores com seu território. Esse
contexto compromete o desenvolvimento social e educacional da população rural,
perpetuando as desigualdades em relação às áreas urbanas. A pesquisa também
discutiu alternativas para enfrentar esses desafios, com foco em uma reorientação
curricular como forma de tentar frear o fechamento das escolas do campo, e, em
último caso, uma nucleação planejada. Foi possível concluir que é fundamental
repensar o modelo de educação oferecido nessas áreas, garantindo uma formação
que valorize o modo de vida camponês e promova a inclusão social e o
desenvolvimento das regiões rurais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A educação do campo enquanto uma dimensão do território Camponês: propostas e desafios a partir da situação da oferta de educação em Nazarezinho – PB |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-04 |
|
dc.description.abstract |
Quality education is essential for the development of a fair and equal society.
However, throughout history, especially in Brazil, such provision has not been
ensured in a way that meets these principles, particularly concerning the population
living in rural areas. In this context, Rural Education emerged from social struggles
and as a response to the historical educational inequalities suffered by rural
populations. In Brazil, education in rural areas has traditionally been marked by
neglect, with precarious infrastructure, little investment from the public sector, and
little appreciation of rural realities. In this scenario, Rural Education aims to bridge
this gap by promoting education that recognizes the countryside as a legitimate
space for living and knowledge, rescuing rural identity and the autonomy of rural
communities. This research sought to investigate the educational provision for rural
areas in the municipality of Nazarezinho - PB, aiming to analyze the conditions of
schools and the challenges faced by teachers and students in the context of rural
education. The work adopted the geographic analysis category of territory, based on
the conceptions of Haesbaert (2007) and Fernandes and Molina (2004). The
methodology had a qualitative-quantitative approach, combining bibliographic
research, document analysis, and semi-structured interviews with teachers working in
rural schools in the municipality. The results show a precarious situation in rural
schools, with limited infrastructure, lack of adequate pedagogical resources, and
difficulties faced by teachers, especially in dealing with multigrade classes.
Additionally, the process of closing rural schools stands out as a policy that
disarticulates communities and weakens the residents' connection to their territory.
This context compromises the social and educational development of the rural
population, perpetuating inequalities in relation to urban areas. The research also
discussed alternatives to face these challenges, focusing on curricular reorientation
as a way to try to stop the closure of rural schools, and, as a last resort, planned
nucleation. It was possible to conclude that it is essential to rethink the education
model offered in these areas, ensuring training that values the rural way of life and
promotes social inclusion and the development of rural regions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40277 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-12T12:15:55Z |
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dc.date.available |
2025-02-12 |
|
dc.date.available |
2025-02-12T12:15:55Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Nazarezinho - Município- Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Reorientação Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdade Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas multisseriadas |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Nazarezinho - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Schools |
pt_BR |
dc.subject |
Curricular Reorientation |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Inequality |
pt_BR |
dc.subject |
Multigrade schools |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Gean Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education as a dimension of the Peasant territory: proposals and challenges based on the situation of education provision in Nazarezinho – PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Gean Dias. A educação do campo enquanto uma dimensão do território Camponês: propostas e desafios a partir da situação da oferta de educação em Nazarezinho - PB. 2024. 91f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |