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A educação do campo enquanto uma dimensão do território Camponês: propostas e desafios a partir da situação da oferta de educação em Nazarezinho – PB

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dc.creator.ID ALVES, G. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2738659686568009 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. No entanto, ao longo da história, especialmente no caso brasileiro, tal oferta não vem sendo assegurada de forma que atenda a esses princípios, especialmente no que se refere à população que habita no campo. Nesse contexto, a Educação do Campo nasceu a partir de lutas sociais e como resposta às desigualdades educacionais históricas sofridas pelas populações rurais. No Brasil, a educação nas áreas rurais tradicionalmente foi marcada pela negligência, com infraestruturas precarizadas, poucos investimentos por parte do poder público e pouca valorização das realidades camponesas. Nesse cenário, a Educação do Campo visa a superar essa lacuna ao promover uma educação que reconhece o campo como um espaço legítimo de vivência e conhecimento, resgatando a identidade camponesa e a autonomia das comunidades rurais. Nesse contexto, esta pesquisa buscou investigar a realidade educacional para as áreas rurais do município de Nazarezinho - PB, a fim compreender a efetividade da oferta educacional para a população rural, bem como as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas escolas do campo. Para o trabalho foi adotada como categoria de análise geográfica território, fundamentada nas concepções de Haesbaert (2007) e Fernandes e Molina (2004). A metodologia adotada teve como abordagem a quali-quantitativa, combinando levantamento bibliográfico, análises documentais e entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam nas escolas do campo no município. Os resultados coletados mostram uma situação de precariedade nas escolas rurais, com infraestruturas limitadas, falta de recursos pedagógicos adequados e dificuldades enfrentadas pelos professores, especialmente no trato com turmas multisseriadas. Além disso, destaca-se o processo de fechamento de escolas rurais como uma política que desarticula comunidades e enfraquece a conexão dos moradores com seu território. Esse contexto compromete o desenvolvimento social e educacional da população rural, perpetuando as desigualdades em relação às áreas urbanas. A pesquisa também discutiu alternativas para enfrentar esses desafios, com foco em uma reorientação curricular como forma de tentar frear o fechamento das escolas do campo, e, em último caso, uma nucleação planejada. Foi possível concluir que é fundamental repensar o modelo de educação oferecido nessas áreas, garantindo uma formação que valorize o modo de vida camponês e promova a inclusão social e o desenvolvimento das regiões rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A educação do campo enquanto uma dimensão do território Camponês: propostas e desafios a partir da situação da oferta de educação em Nazarezinho – PB pt_BR
dc.date.issued 2024-11-04
dc.description.abstract Quality education is essential for the development of a fair and equal society. However, throughout history, especially in Brazil, such provision has not been ensured in a way that meets these principles, particularly concerning the population living in rural areas. In this context, Rural Education emerged from social struggles and as a response to the historical educational inequalities suffered by rural populations. In Brazil, education in rural areas has traditionally been marked by neglect, with precarious infrastructure, little investment from the public sector, and little appreciation of rural realities. In this scenario, Rural Education aims to bridge this gap by promoting education that recognizes the countryside as a legitimate space for living and knowledge, rescuing rural identity and the autonomy of rural communities. This research sought to investigate the educational provision for rural areas in the municipality of Nazarezinho - PB, aiming to analyze the conditions of schools and the challenges faced by teachers and students in the context of rural education. The work adopted the geographic analysis category of territory, based on the conceptions of Haesbaert (2007) and Fernandes and Molina (2004). The methodology had a qualitative-quantitative approach, combining bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews with teachers working in rural schools in the municipality. The results show a precarious situation in rural schools, with limited infrastructure, lack of adequate pedagogical resources, and difficulties faced by teachers, especially in dealing with multigrade classes. Additionally, the process of closing rural schools stands out as a policy that disarticulates communities and weakens the residents' connection to their territory. This context compromises the social and educational development of the rural population, perpetuating inequalities in relation to urban areas. The research also discussed alternatives to face these challenges, focusing on curricular reorientation as a way to try to stop the closure of rural schools, and, as a last resort, planned nucleation. It was possible to conclude that it is essential to rethink the education model offered in these areas, ensuring training that values the rural way of life and promotes social inclusion and the development of rural regions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40277
dc.date.accessioned 2025-02-12T12:15:55Z
dc.date.available 2025-02-12
dc.date.available 2025-02-12T12:15:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Educação - Nazarezinho - Município- Paraíba pt_BR
dc.subject Escolas Rurais pt_BR
dc.subject Reorientação Curricular pt_BR
dc.subject Desigualdade Educacional pt_BR
dc.subject Escolas multisseriadas pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Education - Nazarezinho - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Rural Schools pt_BR
dc.subject Curricular Reorientation pt_BR
dc.subject Educational Inequality pt_BR
dc.subject Multigrade schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Gean Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural education as a dimension of the Peasant territory: proposals and challenges based on the situation of education provision in Nazarezinho – PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Gean Dias. A educação do campo enquanto uma dimensão do território Camponês: propostas e desafios a partir da situação da oferta de educação em Nazarezinho - PB. 2024. 91f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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