DSpace/Manakin Repository

Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee1 SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Este trabalho se destaca pelo desenvolvimento de uma sequência didática aplicada em duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Decisão”, da cidade de Pombal-PB. A pesquisa tinha como intuito explorar a potencialidade do futebol nas aulas de Geografia na educação básica, utilizando do esporte tão presente no cotidiano dos alunos, como um recurso para a reflexão das dinâmicas políticas e socioculturais nas paisagens urbanas. A fim de tornar as aulas mais instigantes e lúdicas, o futebol se definiu como recurso eficaz para abordar a influência do esporte e as desigualdades sociais que ele manifesta nos espaços. Para aprofundar os conceitos e a perspectiva que foi conduzida ao ambiente escolar foi feita uma revisão de literatura visando superar a visão superficial do esporte, e logo após a aplicação da sequência didática e da reformulação da atividade, foram analisados os impactos negativos e positivos da introdução do futebol na Geografia escolar. Os produtos obtidos demonstraram que a abordagem pedagógica adotada contribuiu significativamente para a compreensão crítica dos alunos. As atividades possibilitaram a expressão de valores subjetivos e sentimentos dos estudantes ao longo das aulas, revelando uma nova perspectiva sobre a relação entre o futebol e os espaços urbanos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract This work stands out for the development of a didactic sequence applied in two classes of the 8th year of Elementary School at the Municipal School “Decisão”, in the city of Pombal- PB. The research aimed to explore the potential of football in Geography classes in basic education, using the sport so present in students' daily lives, as a resource for reflecting on political and sociocultural dynamics in urban landscapes. In order to make classes more intriguing and playful, football was defined as an effective resource to address the influence of sport and the social inequalities it manifests in spaces. To deepen the concepts and perspective that was taken to the school environment, a literature review was carried out to overcome the superficial view of the sport, and immediately after applying the didactic sequence and reformulating the activity, the negative and positive impacts of the introduction were analyzed. of football in school geography. The products obtained demonstrated that the pedagogical approach adopted contributed significantly to the students' critical understanding. The activities allowed students to express their subjective values and feelings throughout the classes, revealing a new perspective on the relationship between football and urban spaces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280
dc.date.accessioned 2025-02-12T12:50:07Z
dc.date.available 2025-02-12
dc.date.available 2025-02-12T12:50:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Futebol e geografia pt_BR
dc.subject Paisagens urbanas pt_BR
dc.subject Geografia - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Geografia escolar - sequência didática pt_BR
dc.subject Futebol político pt_BR
dc.subject Football and geography pt_BR
dc.subject Urban landscapes pt_BR
dc.subject Geography - teaching and learning pt_BR
dc.subject School geography - didactic sequence pt_BR
dc.subject Political football pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Igor Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Beyond the lawns! Instrumentalizing political football for a critical reading of reality in the teaching of urban landscapes. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Igor Pereira de. Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. 2024. 102f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta