dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho se destaca pelo desenvolvimento de uma sequência didática aplicada em
duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Decisão”, da cidade de
Pombal-PB. A pesquisa tinha como intuito explorar a potencialidade do futebol nas aulas de
Geografia na educação básica, utilizando do esporte tão presente no cotidiano dos alunos, como
um recurso para a reflexão das dinâmicas políticas e socioculturais nas paisagens urbanas. A
fim de tornar as aulas mais instigantes e lúdicas, o futebol se definiu como recurso eficaz para
abordar a influência do esporte e as desigualdades sociais que ele manifesta nos espaços. Para
aprofundar os conceitos e a perspectiva que foi conduzida ao ambiente escolar foi feita uma
revisão de literatura visando superar a visão superficial do esporte, e logo após a aplicação da
sequência didática e da reformulação da atividade, foram analisados os impactos negativos e
positivos da introdução do futebol na Geografia escolar. Os produtos obtidos demonstraram
que a abordagem pedagógica adotada contribuiu significativamente para a compreensão crítica
dos alunos. As atividades possibilitaram a expressão de valores subjetivos e sentimentos dos
estudantes ao longo das aulas, revelando uma nova perspectiva sobre a relação entre o futebol
e os espaços urbanos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
This work stands out for the development of a didactic sequence applied in two classes
of the 8th year of Elementary School at the Municipal School “Decisão”, in the city of Pombal-
PB. The research aimed to explore the potential of football in Geography classes in basic
education, using the sport so present in students' daily lives, as a resource for reflecting on
political and sociocultural dynamics in urban landscapes. In order to make classes more
intriguing and playful, football was defined as an effective resource to address the influence of
sport and the social inequalities it manifests in spaces. To deepen the concepts and perspective
that was taken to the school environment, a literature review was carried out to overcome the
superficial view of the sport, and immediately after applying the didactic sequence and
reformulating the activity, the negative and positive impacts of the introduction were analyzed.
of football in school geography. The products obtained demonstrated that the pedagogical
approach adopted contributed significantly to the students' critical understanding. The activities
allowed students to express their subjective values and feelings throughout the classes,
revealing a new perspective on the relationship between football and urban spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-12T12:50:07Z |
|
dc.date.available |
2025-02-12 |
|
dc.date.available |
2025-02-12T12:50:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol e geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagens urbanas |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar - sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol político |
pt_BR |
dc.subject |
Football and geography |
pt_BR |
dc.subject |
Urban landscapes |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
School geography - didactic sequence |
pt_BR |
dc.subject |
Political football |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Igor Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Beyond the lawns! Instrumentalizing political football for a critical reading of reality in the teaching of urban landscapes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Igor Pereira de. Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. 2024. 102f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |