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Ecologia dos saberes em espaços de aprendizagem com cartografia social experiências vivenciadas a partir da extensão universitária e da iniciação à pesquisa científica junto à Comunidade do Assentamento Padre Cleides - Santa Helena / PB.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, M. F. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4989058126575922 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 GOUVEIA, Matheus.
dc.description.resumo Diversas iniciativas de mapeamento que se propõem a incluir populações locais nos processos de produção de mapas disseminaram-se, em todo o mundo, especialmente a partir dos anos 1990. São povos e comunidades em situação de conflitos que produzem seus próprios mapas, retratando seu cotidiano, suas referências, numa base cartográfica (Acselrad, 2013). Atualmente, coexistem diversas experiências que propõem uma iconografia alternativa às convenções cartográficas consideradas oficiais, e que questionam não apenas “o que se representa”, mas também “como e por que se representa”, investindo em símbolos e ícones de valor simbólico e político (dimensões indissociáveis) para cada grupo (Almeida, 2008). Nessa perspectiva, essa pesquisa teve como objetivo analisar as ações promovidas durante o processo de Cartografia Social promovido por meio de ações de extensão e iniciação científica da universidade junto à comunidade do Assentamento Rural Padre Cleides, localizado na cidade de Santa Helena-PB, no período de 2023 e 2024, durante a vigência desses programas. A Cartografia Social nos permite acessar metodologias participativas e colaborativas, que acabam por reforçar os espaços de aprendizagem, entre os diferentes sujeitos que participam do processo de se autocartografar, assim como, nos aproximar de saberes sobre o território que só os sujeitos da comunidade possuem. Nesse processo, o mapa em si não é o único resultado. Ao envolver a comunidade no processo de mapeamento, a Cartografia Social, potencializa o território em um espaço dinâmico de troca de saberes, promovendo o diálogo entre o conhecimento local e as práticas científicas, reverberando em um processo de autogestão do território do camponês do Assentamento Padre Cleides. Essa abordagem está alinhada com o conceito de ecologia de saberes de Santos (2013), que valoriza a interação entre as diferentes formas de conhecimento. A estrutura de capítulos parte da luta pela terra da comunidade, perpassa todo o processo cartográfico e culmina em uma análise mais crítica sobre as possibilidades de produção de saberes que se dão a partir dessa troca entre comunidade e universidade, com ênfase na experiência vivida pela pesquisadora durante a pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Ecologia dos saberes em espaços de aprendizagem com cartografia social experiências vivenciadas a partir da extensão universitária e da iniciação à pesquisa científica junto à Comunidade do Assentamento Padre Cleides - Santa Helena / PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-08
dc.description.abstract Several mapping initiatives that aim to include local populations in map production processes have spread throughout the world, especially since the 1990s. These are peoples and communities in conflict situations that have been producing their own maps, portraying their daily lives and their references, on a cartographic basis (Acselrad, 2013). Currently, several experiences coexist that propose an alternative iconography to that of the cartographic conventions considered official, and that question not only “what is represented”, but also “how and why it is represented”, investing in symbols and icons of symbolic and political value (inseparable dimensions) for each group (Almeida, 2008). From this perspective, this research aimed to analyze the actions promoted during the Social Cartography process promoted through extension and scientific initiation actions of the university with the community of the Padre Cleides Rural Settlement, located in the city of Santa Helena-PB, in the period of 2023 and 2024, during the validity of these programs. Social Cartography allows us to access participatory and collaborative methodologies that end up providing spaces for learning and exchanging knowledge among the different subjects who participate in the process of self-mapping, as well as bringing us closer to knowledge about the territory that only the subjects of the community have. In this process, the map itself is not the only result. By involving the community in the mapping process, social cartography transforms the territory into a dynamic space for exchanging knowledge, promoting dialogue between local knowledge and scientific practices, which reverberate in a process of self-management of the peasant territory of the Padre Cleides settlement. This approach is aligned with Santos' (2013) concept of ecology of knowledge, which values the interaction between different forms of knowledge. The structure of the chapters starts with the struggle for the community's land, goes through the entire cartographic process until we reach a more critical analysis of the possibilities of knowledge production that occurs from this exchange between the community and the university, with an emphasis on the experience lived by the researcher during the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40282
dc.date.accessioned 2025-02-12T13:26:58Z
dc.date.available 2025-02-12
dc.date.available 2025-02-12T13:26:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comunidade rural pt_BR
dc.subject Luta pela terra pt_BR
dc.subject Cartografia social pt_BR
dc.subject Ligas camponesas pt_BR
dc.subject Ecologia dos saberes pt_BR
dc.subject Comissão Pastoral da Terra pt_BR
dc.subject Assentamento Padre Cleides - Santa Helena - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Rural community pt_BR
dc.subject Fight for land pt_BR
dc.subject Social cartography pt_BR
dc.subject Peasant leagues pt_BR
dc.subject Ecology of knowledge pt_BR
dc.subject Pastoral Land Commission pt_BR
dc.subject Padre Cleides Settlement - Santa Helena - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria de Fátima Carlos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ecology of knowledge in learning spaces with social cartography experiences experienced from university extension and initiation into scientific research with the Padre Cleides Settlement Community - Santa Helena / PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria de Fátima Carlos de. Ecologia dos saberes em espaços de aprendizagem com cartografia social: experiências vivenciadas a partir da extensão universitária e da iniciação à pesquisa científica junto à Comunidade do Assentamento Padre Cleides – Santa Helena / PB. 2024. 75f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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