dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. F. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4989058126575922 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
GOUVEIA, Matheus. |
|
dc.description.resumo |
Diversas iniciativas de mapeamento que se propõem a incluir populações locais nos
processos de produção de mapas disseminaram-se, em todo o mundo, especialmente
a partir dos anos 1990. São povos e comunidades em situação de conflitos que
produzem seus próprios mapas, retratando seu cotidiano, suas referências, numa
base cartográfica (Acselrad, 2013). Atualmente, coexistem diversas experiências que
propõem uma iconografia alternativa às convenções cartográficas consideradas
oficiais, e que questionam não apenas “o que se representa”, mas também “como e
por que se representa”, investindo em símbolos e ícones de valor simbólico e político
(dimensões indissociáveis) para cada grupo (Almeida, 2008). Nessa perspectiva, essa
pesquisa teve como objetivo analisar as ações promovidas durante o processo de
Cartografia Social promovido por meio de ações de extensão e iniciação científica da
universidade junto à comunidade do Assentamento Rural Padre Cleides, localizado
na cidade de Santa Helena-PB, no período de 2023 e 2024, durante a vigência desses
programas. A Cartografia Social nos permite acessar metodologias participativas e
colaborativas, que acabam por reforçar os espaços de aprendizagem, entre os
diferentes sujeitos que participam do processo de se autocartografar, assim como,
nos aproximar de saberes sobre o território que só os sujeitos da comunidade
possuem. Nesse processo, o mapa em si não é o único resultado. Ao envolver a
comunidade no processo de mapeamento, a Cartografia Social, potencializa o
território em um espaço dinâmico de troca de saberes, promovendo o diálogo entre o
conhecimento local e as práticas científicas, reverberando em um processo de
autogestão do território do camponês do Assentamento Padre Cleides. Essa
abordagem está alinhada com o conceito de ecologia de saberes de Santos (2013),
que valoriza a interação entre as diferentes formas de conhecimento. A estrutura de
capítulos parte da luta pela terra da comunidade, perpassa todo o processo
cartográfico e culmina em uma análise mais crítica sobre as possibilidades de
produção de saberes que se dão a partir dessa troca entre comunidade e
universidade, com ênfase na experiência vivida pela pesquisadora durante a
pesquisa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Ecologia dos saberes em espaços de aprendizagem com cartografia social experiências vivenciadas a partir da extensão universitária e da iniciação à pesquisa científica junto à Comunidade do Assentamento Padre Cleides - Santa Helena / PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-08 |
|
dc.description.abstract |
Several mapping initiatives that aim to include local populations in map production
processes have spread throughout the world, especially since the 1990s. These are
peoples and communities in conflict situations that have been producing their own
maps, portraying their daily lives and their references, on a cartographic basis
(Acselrad, 2013). Currently, several experiences coexist that propose an alternative
iconography to that of the cartographic conventions considered official, and that
question not only “what is represented”, but also “how and why it is represented”,
investing in symbols and icons of symbolic and political value (inseparable dimensions)
for each group (Almeida, 2008). From this perspective, this research aimed to analyze
the actions promoted during the Social Cartography process promoted through
extension and scientific initiation actions of the university with the community of the
Padre Cleides Rural Settlement, located in the city of Santa Helena-PB, in the period
of 2023 and 2024, during the validity of these programs. Social Cartography allows us
to access participatory and collaborative methodologies that end up providing spaces
for learning and exchanging knowledge among the different subjects who participate
in the process of self-mapping, as well as bringing us closer to knowledge about the
territory that only the subjects of the community have. In this process, the map itself is
not the only result. By involving the community in the mapping process, social
cartography transforms the territory into a dynamic space for exchanging knowledge,
promoting dialogue between local knowledge and scientific practices, which
reverberate in a process of self-management of the peasant territory of the Padre
Cleides settlement. This approach is aligned with Santos' (2013) concept of ecology of
knowledge, which values the interaction between different forms of knowledge. The
structure of the chapters starts with the struggle for the community's land, goes through
the entire cartographic process until we reach a more critical analysis of the
possibilities of knowledge production that occurs from this exchange between the
community and the university, with an emphasis on the experience lived by the
researcher during the research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40282 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-12T13:26:58Z |
|
dc.date.available |
2025-02-12 |
|
dc.date.available |
2025-02-12T13:26:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade rural |
pt_BR |
dc.subject |
Luta pela terra |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia social |
pt_BR |
dc.subject |
Ligas camponesas |
pt_BR |
dc.subject |
Ecologia dos saberes |
pt_BR |
dc.subject |
Comissão Pastoral da Terra |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamento Padre Cleides - Santa Helena - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Rural community |
pt_BR |
dc.subject |
Fight for land |
pt_BR |
dc.subject |
Social cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Peasant leagues |
pt_BR |
dc.subject |
Ecology of knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Pastoral Land Commission |
pt_BR |
dc.subject |
Padre Cleides Settlement - Santa Helena - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria de Fátima Carlos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ecology of knowledge in learning spaces with social cartography experiences experienced from university extension and initiation into scientific research with the Padre Cleides Settlement Community - Santa Helena / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria de Fátima Carlos de. Ecologia dos saberes em espaços de aprendizagem com cartografia social: experiências vivenciadas a partir da extensão universitária e da iniciação à pesquisa científica junto à Comunidade do Assentamento Padre Cleides – Santa Helena / PB. 2024. 75f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |