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A aula de campo como metodologia na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG.

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dc.creator.ID ARAÚJO, C. V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Romário de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-3405-6937 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0515299244724804 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee3 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee3ID NOGUEIRA, R.S. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho surge de um questionamento: Como potencializar o ensino-aprendizagem com metodologias ativas de modo que haja diálogos através de conhecimentos teóricos e práticas educativas contextualizadas e imersivas no território do Semiárido? Essa pergunta nos leva a pensar em inúmeras estratégias que podem ser adotadas pelo professor, sendo que destacaremos a eficácia da aula de campo. Neste sentido, apresenta-se um registro analítico das experiências de aula de campo no âmbito do IIIº curso de Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido (2023-2024) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG). Portanto, à luz das ideias de Gil (2008), concebemos este trabalho na perspectiva da pesquisa qualitativa com abordagem descritiva do fenômeno de elaboração e aplicação de aulas de campo como metodologia ativa para a potencialização do ensino-aprendizagem na especialização EECCS/CDSA/UFCG na relação Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Diante desse pressuposto, o objetivo geral foi descrever analiticamente as experiências de aula de campo promovidas durante o processo formativo no curso. Enquanto objetivos específicos: (1) Relatar as aulas de campo realizadas, (2) Descrever a importância para o processo formativos dos discentes e (3) Refletir sobre a aula de campo como metodologia ativa na educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. O resultado desse trabalho é visto na compreensão da aula de campo como um importante recurso didático que pode contribuir para a potencialização do aprendizado de conteúdos programáticos das diversas disciplinas, sendo esse recurso aplicável da educação básica ao ensino superior. Mais do que um recurso para fins pedagógicos, a aula de campo é espaço formativo para a formação crítica e cidadã dos alunos. O trabalho teve como base os estudos de Falcão e Pereira (2009), Santos (2019), Brasil (2012), Silva (2009) e Reis (2009). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A aula de campo como metodologia na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40283
dc.date.accessioned 2025-02-12T18:14:33Z
dc.date.available 2025-02-12
dc.date.available 2025-02-12T18:14:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aula de campo pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Especialização em Educação Contextualizada – CDSA- UFCG pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Field class pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Specialization in Contextualized Education – CDSA-UFCG pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Cláudia Venâncio de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Field class as a methodology in the Specialization in Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region of CDSA-UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Cláudia Venâncio de Sousa. A aula de campo como metodologia na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40283 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo surge de una pregunta: ¿Cómo potenciar la enseñanza-aprendizaje con metodologías activas para que haya diálogo a través de conocimientos teóricos y prácticas educativas contextualizadas e inmersivas en la región Semiárida? Esta pregunta nos lleva a pensar en innumerables estrategias que puede adoptar el docente, y resaltaremos la efectividad de la clase de campo. En este sentido, se presenta un registro analítico de la experiencia de clase de campo en el ámbito del III curso de Especialización en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido (2023-2024) del Centro para el Desarrollo Sostenible del Semiárido del Universidad Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG). Por lo tanto, a la luz de las ideas de Gil (2008), concebimos este trabajo desde la perspectiva de la investigación cualitativa con un enfoque descriptivo del fenómeno de la elaboración y aplicación de las clases de campo como metodología activa para potenciar la enseñanza- aprendizaje en la EECCS/CDSA/UFCG. especialización en relación entre Tiempo Universitario y Tiempo Comunitario. Ante este supuesto, el objetivo general fue describir analíticamente las experiencias de clases de campo promovidas durante el proceso de formación en el curso. Como objetivos específicos: (1) Informar las clases de campo realizadas, (2) Describir la importancia para el proceso de formación de los estudiantes y (3) Reflexionar sobre la clase de campo como metodología activa en la educación contextualizada para la convivencia con el Semi-árido. El resultado de este trabajo se ve en la comprensión de la clase de campo como un importante recurso didáctico que puede contribuir a potenciar el aprendizaje de contenidos programáticos de diferentes disciplinas, siendo este recurso aplicable desde la educación básica hasta la educación superior. Más que un recurso con fines pedagógicos, la clase de campo es un espacio de formación para la formación crítica y cívica de los estudiantes. El trabajo se basó en estudios de Falcão y Pereira (2009), Santos (2019), Brasil (2012), Silva (2009) y Reis (2009). pt_BR


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