dc.creator.ID |
SILVA, L. L. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEITE, Giovanna de Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5585-3180 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2043638783261869 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ANDRADE, Valéria. |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0003-2481-4108 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho intitulado “(Re) cantando o Nordeste: o uso da paródia musical
como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no
contexto educacional”, teve como questão norteadora “o que podemos fazer para
contribuir com a desconstrução do cenário estereotipado que é apontado sobre a
região Nordeste?”. Além disso, esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a
importância do gênero paródia musical como ferramenta didático-metodológica para
enaltecer as potencialidades do lugar onde vivemos. Para isso, foi desenvolvido um
projeto com os alunos do 9° ano “B” da escola Ildefonso Anselmo da Silva, que nos
permitiu abordar temas referentes ao Nordeste e promover uma valorização da
localidade dos alunos em seus diversos aspectos. Este trabalho é o relato de uma
experiência que foi desenvolvida através de cinco aulas, cada uma se tratava de um
tema sobre a região Nordeste, sendo a última dedicada para culminar o projeto com
as produções parodiadas dos alunos. Tendo em vista os objetivos propostos,
destacamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e quanto aos
procedimentos, configura-se como pesquisa-ação. Para a fundamentação teórica,
utilizamos contribuições de alguns autores como Paiva e Sousa (2019), Andrade e
Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) e Libâneo (1998). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
(Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-29 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-12T21:24:08Z |
|
dc.date.available |
2025-02-12 |
|
dc.date.available |
2025-02-12T21:24:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paródia musical - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Música e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano – paródias musicais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualziada |
pt_BR |
dc.subject |
Musical parody - education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical resource |
pt_BR |
dc.subject |
Music and education |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Paraibano - musical parodies |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Luiza Luana Brito da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
(Re)singing the Northeast: the use of musical parody as a pedagogical resource to contextualize and value the Cariri region of Paraíba in the educational context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Luiza Luana Brito da. (Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical
como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto
educacional. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo titulado “(RE) cantando el Nordeste: el uso de la parodia musical
como recurso pedagógico para contextualizar y valorar el Cariri Paraibano en el
contexto educacional” tuvo como pregunta orientadora “¿qué podemos hacer para
contribuir con la deconstrucción del escenario estereotipado que se señala sobre la
región Nordeste?. Además, esta investigación tuvo como objetivo general demostrar
la importancia del género paródia musical como herramienta didáctico-metodológica
para potenciar las potencialidades del lugar donde vivimos. Para eso, fue desarrollado
un proyecto con los alunos del 9° año “B” de la escuela Ildefonso Anselmo da Silva,
que nos permitió hablar de temas referentes al Nordeste y hacer una valoración de la
localidad de los alumnos en sus diversos aspectos. Este trabajo es resultado de un
relato de experiencias que fue desarrollado a través de cinco clases, cada una se
trataba de un tema sobre la región Nordeste, siendo el último dedicado para culminar
el proyecto con las producciones parodiadas de los alumnos. Teniendo en cuenta los
objetivos propuestos, destacamos una investigación descriptiva con un abordaje
cualitativo, mientras los procedimientos, se configura como una investigación-acción.
Para la fundamentación teórica, utilizamos contribuiciones de algunos autores como
Paiva y Sousa (2019), Andrade y Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) y
Libâneo (1998). |
pt_BR |