DSpace/Manakin Repository

(Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITE, Giovanna de Araújo.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5585-3180 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2043638783261869 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Valéria.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0003-2481-4108 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5509137180497366 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho intitulado “(Re) cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional”, teve como questão norteadora “o que podemos fazer para contribuir com a desconstrução do cenário estereotipado que é apontado sobre a região Nordeste?”. Além disso, esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a importância do gênero paródia musical como ferramenta didático-metodológica para enaltecer as potencialidades do lugar onde vivemos. Para isso, foi desenvolvido um projeto com os alunos do 9° ano “B” da escola Ildefonso Anselmo da Silva, que nos permitiu abordar temas referentes ao Nordeste e promover uma valorização da localidade dos alunos em seus diversos aspectos. Este trabalho é o relato de uma experiência que foi desenvolvida através de cinco aulas, cada uma se tratava de um tema sobre a região Nordeste, sendo a última dedicada para culminar o projeto com as produções parodiadas dos alunos. Tendo em vista os objetivos propostos, destacamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa-ação. Para a fundamentação teórica, utilizamos contribuições de alguns autores como Paiva e Sousa (2019), Andrade e Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) e Libâneo (1998). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title (Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-29
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287
dc.date.accessioned 2025-02-12T21:24:08Z
dc.date.available 2025-02-12
dc.date.available 2025-02-12T21:24:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paródia musical - educação pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Música e educação pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano – paródias musicais pt_BR
dc.subject Educação Contextualziada pt_BR
dc.subject Musical parody - education pt_BR
dc.subject Pedagogical resource pt_BR
dc.subject Music and education pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - musical parodies pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luiza Luana Brito da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (Re)singing the Northeast: the use of musical parody as a pedagogical resource to contextualize and value the Cariri region of Paraíba in the educational context. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Luiza Luana Brito da. (Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo titulado “(RE) cantando el Nordeste: el uso de la parodia musical como recurso pedagógico para contextualizar y valorar el Cariri Paraibano en el contexto educacional” tuvo como pregunta orientadora “¿qué podemos hacer para contribuir con la deconstrucción del escenario estereotipado que se señala sobre la región Nordeste?. Además, esta investigación tuvo como objetivo general demostrar la importancia del género paródia musical como herramienta didáctico-metodológica para potenciar las potencialidades del lugar donde vivimos. Para eso, fue desarrollado un proyecto con los alunos del 9° año “B” de la escuela Ildefonso Anselmo da Silva, que nos permitió hablar de temas referentes al Nordeste y hacer una valoración de la localidad de los alumnos en sus diversos aspectos. Este trabajo es resultado de un relato de experiencias que fue desarrollado a través de cinco clases, cada una se trataba de un tema sobre la región Nordeste, siendo el último dedicado para culminar el proyecto con las producciones parodiadas de los alumnos. Teniendo en cuenta los objetivos propuestos, destacamos una investigación descriptiva con un abordaje cualitativo, mientras los procedimientos, se configura como una investigación-acción. Para la fundamentación teórica, utilizamos contribuiciones de algunos autores como Paiva y Sousa (2019), Andrade y Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) y Libâneo (1998). pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta