DSpace/Manakin Repository

As práticas curriculares - contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022-2024) em Cajazeiras – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, M. E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3921273790798265 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo A escola enquanto espaço social que se constrói cotidianamente e pode ser percebida como um resultado direto das relações intrínsecas a ela e também das multiplicidades que a integra. Considera-se, portanto, que o processo de ensino-aprendizagem deva ser construído a partir do contexto desse espaço, a fim de desenvolver significado para os sujeitos envolvidos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva relatar, analisar e discutir as principais ações pedagógicas realizadas pelo PIBID, subprojeto de geografia, na Escola Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras-PB. De início registra-se pesquisas investigativas realizadas em prol do entendimento do contexto socioespacial onde insere-se os alunos, com isso tornou-se possível uma análise reflexiva das práticas curriculares-contextualizadas, que permitiram um diálogo entre o conceito de Educação Menor do autor Silvio Gallo (2008) e de multiplicidade dos autores Deleuze e Guattari (1995). Por fim realiza-se um mapeamento do tempo docente, considerando os roteiros e rotinas institucionalizados pela Educação Maior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title As práticas curriculares - contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022-2024) em Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-07
dc.description.abstract The school as a social space that is constructed daily and can be perceived as a direct result of the relationships intrinsic to it and also of the multiplicities that integrate it. It is therefore considered that the teaching-learning process must be constructed from the context of this space, in order to develop meaning for the subjects involved. Therefore, this work aims to report, analyze and discuss the main pedagogical actions carried out by PIBID, a geography subproject, at the Cecília Estolano Meireles School, in the city of Cajazeiras-PB. Initially, investigative research carried out in favor of understanding the socio-spatial context in which the students are inserted is recorded, which made it possible to carry out curricular-contextualized practices, which allowed a dialogue between the concept of Minor Education by the author Silvio Gallo (2008). Finally, teaching time is mapped, considering the scripts and routines institutionalized by Educação Maior. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40288
dc.date.accessioned 2025-02-13T12:40:07Z
dc.date.available 2025-02-13
dc.date.available 2025-02-13T12:40:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia escolar - prática pedagógica pt_BR
dc.subject PIBID - Escola Cecília Estolano Meireles - Cajazeiras – Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Práticas curriculares contextualizadas pt_BR
dc.subject Ação pedagógica pt_BR
dc.subject School geography - pedagogical practice pt_BR
dc.subject PIBID - Cecília Estolano Meireles School - Cajazeiras – Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Contextualized curricular practices pt_BR
dc.subject Pedagogical action pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Maria Eduarda Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curricular practices - contextualized “minors” of Geography in the PIBID subproject (2022-2024) in Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Maria Eduarda Fernandes. As práticas curriculares – contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022 – 2024) em Cajazeiras - PB. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta