dc.creator.ID |
LUCENA, M. E. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3921273790798265 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
A escola enquanto espaço social que se constrói cotidianamente e pode ser percebida
como um resultado direto das relações intrínsecas a ela e também das multiplicidades
que a integra. Considera-se, portanto, que o processo de ensino-aprendizagem deva
ser construído a partir do contexto desse espaço, a fim de desenvolver significado
para os sujeitos envolvidos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva relatar, analisar
e discutir as principais ações pedagógicas realizadas pelo PIBID, subprojeto de
geografia, na Escola Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras-PB. De
início registra-se pesquisas investigativas realizadas em prol do entendimento do
contexto socioespacial onde insere-se os alunos, com isso tornou-se possível uma
análise reflexiva das práticas curriculares-contextualizadas, que permitiram um
diálogo entre o conceito de Educação Menor do autor Silvio Gallo (2008) e de
multiplicidade dos autores Deleuze e Guattari (1995). Por fim realiza-se um
mapeamento do tempo docente, considerando os roteiros e rotinas institucionalizados
pela Educação Maior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
As práticas curriculares - contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022-2024) em Cajazeiras – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-07 |
|
dc.description.abstract |
The school as a social space that is constructed daily and can be perceived as a direct
result of the relationships intrinsic to it and also of the multiplicities that integrate it. It
is therefore considered that the teaching-learning process must be constructed from
the context of this space, in order to develop meaning for the subjects involved.
Therefore, this work aims to report, analyze and discuss the main pedagogical actions
carried out by PIBID, a geography subproject, at the Cecília Estolano Meireles School,
in the city of Cajazeiras-PB. Initially, investigative research carried out in favor of
understanding the socio-spatial context in which the students are inserted is recorded,
which made it possible to carry out curricular-contextualized practices, which allowed
a dialogue between the concept of Minor Education by the author Silvio Gallo (2008).
Finally, teaching time is mapped, considering the scripts and routines institutionalized
by Educação Maior. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40288 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-13T12:40:07Z |
|
dc.date.available |
2025-02-13 |
|
dc.date.available |
2025-02-13T12:40:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar - prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Escola Cecília Estolano Meireles - Cajazeiras – Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas curriculares contextualizadas |
pt_BR |
dc.subject |
Ação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
School geography - pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID - Cecília Estolano Meireles School - Cajazeiras – Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized curricular practices |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical action |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUCENA, Maria Eduarda Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curricular practices - contextualized “minors” of Geography in the PIBID subproject (2022-2024) in Cajazeiras – PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUCENA, Maria Eduarda Fernandes. As práticas curriculares – contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022 – 2024) em Cajazeiras - PB. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |