dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Marcelo Henrique Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma pesquisa sobre o Ensino de
Geografia nos Anos Iniciais do Fundamental, no que se refere as Prática Pedagógicas
docentes. Os Anos Iniciais do Fundamental representam uma das mais importantes
fases da Educação Básica. É durante essa etapa que ocorre o processo de alfabetização,
no qual às crianças desenvolvem habilidades e competências que serão aprimoradas ao
longo da vida escolar. Logo, a orientação para a formação dos alunos nesse nível, o
Ensino de Geografia deve estar fomentada na perspectiva de uma formação para
cidadania, com posicionamento crítico e autônomo, paralelo às atividades de
alfabetização, pois são essenciais para a construção do estudante. Assim, o trabalho teve
como objetivo principal; analisar o Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, a partir das práticas pedagógicas dos docentes, e partindo desse princípio
buscou-se identificar qual a concepção dos docentes pedagogos acerca do currículo
escolar de Geografia, observar como os docentes incorporam os conhecimentos
geográficos em sala, através das metodologias utilizadas no ensino dessa disciplina e
identificar as dificuldades que os docentes dos Anos Iniciais do Fundamental encontram
no Ensino da Geografia. O processo metodológico constitui-se primeiramente na
fundamentação teórica, alicerçada em autores e obras que debatem a temática do Ensino
de Geografia no processo de alfabetização, em uma perspectiva crítica, posteriormente
foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foi feita uma entrevista com os docentes
dos Anos Iniciais. Como resultado, evidenciou-se que as concepções curriculares
entendidas pelos docentes é fragmentada, o que pode ocasionar dificuldades para
trabalhar com o Currículo crítico na sala de aula, o livro didático ainda é um dos
principais materiais didáticos utilizados no desenvolvimento das aulas, A falta de
formação adequada para os docentes é um dos fatores que impossibilita o
desenvolvimento de boas práticas pedagógicas para o Ensino de Geografia.
Identificando assim, a existência de desafios a serem enfrentados para tornar o Ensino
de Geografia significativo nos Anos Iniciais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia nos anos iniciais do fundamental: desafios e dificuldades nas práticas pedagógicas docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-27 |
|
dc.description.abstract |
This Course Completion Work is the result of research on the Teaching of Geography in
the Early Years of Elementary School, with regard to teaching Pedagogical Practices.
The Early Years of Elementary School represent one of the most important phases of
Basic Education. It is during this stage that the literacy process takes place, in which
children develop skills and competencies that will be improved throughout their school
life. Therefore, guidance for the training of students at this level, Geography Teaching,
must be encouraged from the perspective of training for citizenship, with a critical and
autonomous positioning, parallel to literacy activities, as they are essential for the
student’s development. Thus, the main objective of the work was; analyze the Teaching
of Geography in the Initial Years of Elementary School, based on the pedagogical
practices of teachers, and based on this principle, we sought to identify the conception
of teaching teachers regarding the Geography school curriculum, observe how teachers
incorporate geographic knowledge into room, through the methodologies used in
teaching this subject and identify the difficulties that teachers in the Initial Years of
Elementary School encounter in Geography Teaching. The methodological process
consists primarily of the theoretical foundation, based on authors and works that debate
the theme of Geography Teaching in the literacy process, from a critical perspective,
later a qualitative research was carried out, where na interview was carried out with the
teachers of the Early Years. As a result, it became clear that the curricular concepts
understood by teachers are fragmented, which can cause difficulties in working with the
Critical Curriculum in the classroom. The textbook is still one of the main teaching
materials used in the development of classes. The lack of adequate training for teachers
is one of the factors that makes it impossible to develop good pedagogical practices for
Geography Teaching. Thus identifying the existence of challenges to be faced to make
Geography Teaching meaningful in the Early Years. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40290 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-13T13:31:42Z |
|
dc.date.available |
2024-02-13 |
|
dc.date.available |
2025-02-13T13:31:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia – prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Geography – teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - initial grades |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - School Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Mariana Roselha Augusta da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching in the early years of elementary school: challenges and difficulties in teaching pedagogical practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Miriana Roselha da. O ensino de Geografia nos anos iniciais do fundamental: desafios e dificuldades nas práticas pedagógicas docentes. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |