DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia nos anos iniciais do fundamental: desafios e dificuldades nas práticas pedagógicas docentes.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Marcelo Henrique Bezerra.
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma pesquisa sobre o Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Fundamental, no que se refere as Prática Pedagógicas docentes. Os Anos Iniciais do Fundamental representam uma das mais importantes fases da Educação Básica. É durante essa etapa que ocorre o processo de alfabetização, no qual às crianças desenvolvem habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar. Logo, a orientação para a formação dos alunos nesse nível, o Ensino de Geografia deve estar fomentada na perspectiva de uma formação para cidadania, com posicionamento crítico e autônomo, paralelo às atividades de alfabetização, pois são essenciais para a construção do estudante. Assim, o trabalho teve como objetivo principal; analisar o Ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das práticas pedagógicas dos docentes, e partindo desse princípio buscou-se identificar qual a concepção dos docentes pedagogos acerca do currículo escolar de Geografia, observar como os docentes incorporam os conhecimentos geográficos em sala, através das metodologias utilizadas no ensino dessa disciplina e identificar as dificuldades que os docentes dos Anos Iniciais do Fundamental encontram no Ensino da Geografia. O processo metodológico constitui-se primeiramente na fundamentação teórica, alicerçada em autores e obras que debatem a temática do Ensino de Geografia no processo de alfabetização, em uma perspectiva crítica, posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foi feita uma entrevista com os docentes dos Anos Iniciais. Como resultado, evidenciou-se que as concepções curriculares entendidas pelos docentes é fragmentada, o que pode ocasionar dificuldades para trabalhar com o Currículo crítico na sala de aula, o livro didático ainda é um dos principais materiais didáticos utilizados no desenvolvimento das aulas, A falta de formação adequada para os docentes é um dos fatores que impossibilita o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas para o Ensino de Geografia. Identificando assim, a existência de desafios a serem enfrentados para tornar o Ensino de Geografia significativo nos Anos Iniciais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de Geografia nos anos iniciais do fundamental: desafios e dificuldades nas práticas pedagógicas docentes. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-27
dc.description.abstract This Course Completion Work is the result of research on the Teaching of Geography in the Early Years of Elementary School, with regard to teaching Pedagogical Practices. The Early Years of Elementary School represent one of the most important phases of Basic Education. It is during this stage that the literacy process takes place, in which children develop skills and competencies that will be improved throughout their school life. Therefore, guidance for the training of students at this level, Geography Teaching, must be encouraged from the perspective of training for citizenship, with a critical and autonomous positioning, parallel to literacy activities, as they are essential for the student’s development. Thus, the main objective of the work was; analyze the Teaching of Geography in the Initial Years of Elementary School, based on the pedagogical practices of teachers, and based on this principle, we sought to identify the conception of teaching teachers regarding the Geography school curriculum, observe how teachers incorporate geographic knowledge into room, through the methodologies used in teaching this subject and identify the difficulties that teachers in the Initial Years of Elementary School encounter in Geography Teaching. The methodological process consists primarily of the theoretical foundation, based on authors and works that debate the theme of Geography Teaching in the literacy process, from a critical perspective, later a qualitative research was carried out, where na interview was carried out with the teachers of the Early Years. As a result, it became clear that the curricular concepts understood by teachers are fragmented, which can cause difficulties in working with the Critical Curriculum in the classroom. The textbook is still one of the main teaching materials used in the development of classes. The lack of adequate training for teachers is one of the factors that makes it impossible to develop good pedagogical practices for Geography Teaching. Thus identifying the existence of challenges to be faced to make Geography Teaching meaningful in the Early Years. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40290
dc.date.accessioned 2025-02-13T13:31:42Z
dc.date.available 2024-02-13
dc.date.available 2025-02-13T13:31:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia – prática de ensino pt_BR
dc.subject Geografia - séries iniciais pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Currículo - Geografia escolar pt_BR
dc.subject Geography – teaching practice pt_BR
dc.subject Geography - initial grades pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Curriculum - School Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Mariana Roselha Augusta da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching in the early years of elementary school: challenges and difficulties in teaching pedagogical practices. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Miriana Roselha da. O ensino de Geografia nos anos iniciais do fundamental: desafios e dificuldades nas práticas pedagógicas docentes. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta