dc.creator.ID |
SILVA, N. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6261328103173706 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, M. H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho de campo e o estudo do meio, são importantes ferramentas de ensino,
aprendizagem, pesquisa e compreensão da ciência geográfica. Nesse sentido este trabalho tem
como objetivo central mostrar a importância dos trabalhos de campo e dos estudos do meio
para o ensino, aprendizagem e compreensão da geografia, e de todos os seus aspectos,
fazendo com que esse importante recurso seja mais usado pelos professores; ajudando os
alunos a entender melhor o nosso planeta e suas dinâmicas; sejam elas naturais ou sociais,
isso se deu através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde foram analisadas
diversas obras textuais sobre o tema “trabalho de campo” e “estudo do meio”, através do
levantamento bibliográfico, foi possivel demonstrar a evolução e o uso dos trabalhos de
campo ao longo dos anos, com diversos propósitos e em diversas correntes e escolas de
pensamento, moldando o pensamento e conhecimento geográfico como a conhecemos nos
dias atuais, além disso esse trabalho nos mostra as inúmeras dificuldades encontradas ao se
fazer e executar um trabalho de campo, além das várias etapas que constroem um trabalho de
campo, e como seguir essas etapas é de grande importância para que se consiga uma boa
execução e bons resultados. Além do trabalho de campo, outra importante ferramenta de
ensino geográfico mencionado é o estudo do meio, por isso este trabalho irá mostrar um
pouco mais sobre o estudo do meio, mostrando seu uso na geografia brasileira ao longo dos
anos, seus conceitos e metodologias, e com isso mostrar as diferenças entre o estudo do meio
e o trabalho de campo. O uso do trabalho de campo no ensino e aprendizagem da geografia é
de grande importância, pois através dele o aluno conhece aspectos naturais e humanos só
vistos em sala de aula, tendo o contato com realidades diferentes da sua, conhecendo
aspectos, lugares e pessoas novas, fazendo com que o aluno tenha novas experiências, dando
a ele um novo olhar a respeito do mundo e da geografia, tornando-o cidadão crítico e
conhecedor das dinâmicas do planeta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância dos trabalhados de campo e dos estudos do meio para o ensino da Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
Fieldwork and environmental studies are important tools for teaching, learning, researching
and understanding geographic science. In this sense, this work has as its main objective to
show the importance of fieldwork and environmental studies for teaching, learning and
understanding geography, and all its aspects, making this important resource more widely
used by teachers; helping students to better understand our planet and its dynamics; whether
natural or social. This was done through a bibliographical research, of a qualitative nature,
where several textual works on the theme of "fieldwork" and "environmental studies" were
analyzed. Through the bibliographical survey, it was possible to demonstrate the evolution
and use of fieldwork over the years, with different purposes and in different currents and
schools of thought, shaping geographic thought and knowledge as we know it today. In
addition, this work shows us the numerous difficulties encountered when doing and executing
fieldwork, in addition to the various stages that build fieldwork, and how following these
stages is of great importance in order to achieve good execution and good results. In addition
to fieldwork, another important geographical teaching tool mentioned is environmental study.
This paper will therefore show a little more about environmental study, showing its use in
Brazilian geography over the years, its concepts and methodologies, and thereby showing the
differences between environmental study and fieldwork. The use of fieldwork in the teaching
and learning of geography is of great importance, because through it the student gets to know
natural and human aspects only seen in the classroom, having contact with realities different
from their own, getting to know new aspects, places and people, allowing the student to have
new experiences, giving him a new perspective on the world and geography, making him a
critical citizen and knowledgeable about the dynamics of the planet. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40291 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-13T13:49:03Z |
|
dc.date.available |
2025-02-13 |
|
dc.date.available |
2025-02-13T13:49:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Fieldwork |
pt_BR |
dc.subject |
Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Study of the environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Natanailson Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of fieldwork and environmental studies for teaching Geography. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Natanailson Pereira da. A importância dos trabalhados de campo e dos estudos do meio para o ensino da Geografia. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |