Repositorio Dspace/Manakin

Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ARAÚJO, P. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5475870669233034 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Marcelle Ventura.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, M. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8475086982693634 pt_BR
dc.contributor.referee1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.referee1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.description.resumo Levando em consideração que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e auxilia no desenvolvimento integral da criança, observamos então que a organização do espaço tem papel importante, pois o modo de organizar a sala de aula pode favorecer ou desmotivar o processo de ensino. Vale ressaltar que a Aprendizagem Criativa se diferencia da tradicional, por não só ensinar o conteúdo, mas estimular a criatividade do aluno, o que é fundamental no mundo atual, em que os avanços tecnológicos estão bastante presentes e em que uma das palavras de ordem é mudança. Nesse contexto, a criatividade passa a ser uma competência valiosa e, nesse sentido, uma pessoa criativa sente-se mais valorizada. Esta tende a ser curiosa e exploradora de ideias. Sendo assim, o presente trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: Como promover uma Educação Criativa a partir da organização da sala de aula? Para analisar essa questão de maneira mais prática, utilizamos como procedimento metodológico um questionário de forma presencial com 15 alunos da rede de ensino privado, da escola de Ensino infantil e fundamental anos iniciais, Centro Educacional João Paulo II, localizada em Sumé (PB), sobre as sugestões de organização da sala de aula na qual estudam. Além disso, entrevistamos dois professores, para discorrer sobre a Educação Criativa baseado na sua atuação em sala de aula. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, pois analisamos os discursos discentes e docentes, ou seja, materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, e que a partir dessas leituras fizemos gestos de interpretação. Para fundamentar nossa proposta, a base teórica utilizada foi Antunes (2010) – escritor de livros sobre aprendizagem, inteligências múltiplas e organização do ambiente escolar – bem como de Vygotsky (2007) – psicólogo reconhecido por suas contribuições significativas para a psicologia e a pedagogia, além desses, enriquecemos o trabalho com apoio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Piletti (2006). Por fim, os resultados apontam que uma sala de aula organizada traz mais motivação na hora do estudo e cantos temáticos com relação à região na qual vivem seriam mais interessantes. Constatamos também que a decoração das paredes da sala de aula se feita com os alunos, seria mais estimulador, pois ali ficaria os registros de suas histórias, aprendizagens e identidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-31
dc.description.abstract Considering that Early Childhood Education is the first stage of Basic Education and helps in the child's overall development, we can see that the organization of the space plays an important role, since the way the classroom is organized can either favor or discourage the teaching process. It is worth noting that Creative Learning differs from traditional learning because it not only teaches the content, but also stimulates the student's creativity, which is essential in today's world, where technological advances are very present and where one of the watchwords is change. In this context, creativity becomes a valuable skill and, in this sense, a creative person feels more valued. They tend to be curious and explore ideas. Therefore, this work starts from the following research question: How can we promote Creative Education based on the organization of the classroom? To analyze this issue in a more practical way, we used as a methodological procedure a face-to-face questionnaire with 15 students from the private education network, from the João Paulo II Educational Center, located in Sumé (PB), about suggestions for organizing the classroom in which they study. In addition, we interviewed two teachers, to discuss Creative Education based on their performance in the classroom. This research is characterized as bibliographical and documentary, since we analyzed the discourses of students and teachers, that is, materials of diverse nature, which have not yet received analytical treatment, and from these readings we made gestures of interpretation. To support our proposal, the theoretical basis used was Antunes (2010) – author of books on learning, multiple intelligences and organization of the school environment – as well as Vygotsky (2007) – a psychologist recognized for his significant contributions to psychology and pedagogy. In addition, we enriched the work with support from the National Common Curricular Base (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Padrão Curriculares Nacionais (PCN) and Piletti (2006). Finally, the results indicate that an organized classroom brings more motivation at study time and themed corners related to the region in which they live would be more interesting. We also found that decorating the classroom walls, if done with the students, would be more stimulating, as there would be records of their stories, learning and identities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292
dc.date.accessioned 2025-02-13T14:52:13Z
dc.date.available 2025-02-13
dc.date.available 2025-02-13T14:52:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação criativa pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Ornamentação de sala de aula pt_BR
dc.subject Sala de aula – organização pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Creative education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Classroom decoration pt_BR
dc.subject Classroom organization pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hands on: promoting creative education through the organization and decoration of classrooms. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de. Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta