Repositorio Dspace/Manakin

A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O artigo problematiza a educabilidade do movimento hip hop, centrando-se no seu caráter sociopolítico, artístico e educacional tendo em vista o trabalho de conscientização política, de lutas e resistências de jovens pobres brasileiros no atual contexto brasileiro. Analisa exemplos de como o hip hop atua em prol da educação formal e não formal e demonstra a importância desse movimento para as minorias ao adentrar, de modo formal ou não formal, no âmbito escolar, possibilitando debates sobre politização e valorização da cultura negra e visibilizando pensamentos e ações de pessoas que sofrem e combatem preconceitos, exclusões e violências. Porém, o hip hop enfrenta dificuldades para adentrar no espaço escolar devido à marginalização social sofrida pelo movimento e ao fato de a instituição escolar seguir um padrão curricular conservador sem espaços para diferenciadas formas educacionais, o que leva o hip hop a produzir mais efetivamente práticas educacionais não formais nos espaços da instituição escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307
dc.date.accessioned 2025-02-13T23:25:22Z
dc.date.available 2025-02-13
dc.date.available 2025-02-13T23:25:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educabilidade pt_BR
dc.subject Movimento Hip Hop pt_BR
dc.subject Hip Hop pt_BR
dc.subject Educação não formal pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Conscientização política pt_BR
dc.subject Educability pt_BR
dc.subject Hip Hop Movement pt_BR
dc.subject Non-formal Education pt_BR
dc.subject Resistance pt_BR
dc.subject Exclusion pt_BR
dc.subject Political Awareness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Francisco Anderson Varela.
dc.creator FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The educability of the hip hop movement: difficulties and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Francisco Anderson Varela; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta