Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | O artigo problematiza a educabilidade do movimento hip hop, centrando-se no seu caráter sociopolítico, artístico e educacional tendo em vista o trabalho de conscientização política, de lutas e resistências de jovens pobres brasileiros no atual contexto brasileiro. Analisa exemplos de como o hip hop atua em prol da educação formal e não formal e demonstra a importância desse movimento para as minorias ao adentrar, de modo formal ou não formal, no âmbito escolar, possibilitando debates sobre politização e valorização da cultura negra e visibilizando pensamentos e ações de pessoas que sofrem e combatem preconceitos, exclusões e violências. Porém, o hip hop enfrenta dificuldades para adentrar no espaço escolar devido à marginalização social sofrida pelo movimento e ao fato de a instituição escolar seguir um padrão curricular conservador sem espaços para diferenciadas formas educacionais, o que leva o hip hop a produzir mais efetivamente práticas educacionais não formais nos espaços da instituição escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.title | A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307 | |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T23:25:22Z | |
dc.date.available | 2025-02-13 | |
dc.date.available | 2025-02-13T23:25:22Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educabilidade | pt_BR |
dc.subject | Movimento Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Exclusão | pt_BR |
dc.subject | Conscientização política | pt_BR |
dc.subject | Educability | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop Movement | pt_BR |
dc.subject | Non-formal Education | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.subject | Exclusion | pt_BR |
dc.subject | Political Awareness | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Francisco Anderson Varela. | |
dc.creator | FERNANDES, Dorgival Gonçalves. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The educability of the hip hop movement: difficulties and perspectives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Francisco Anderson Varela; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A educabilidade do movimento hip hop: dificuldades e perspectivas. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40307 | pt_BR |