Repositorio Dspace/Manakin

Ensino de geografia contextualizado: uma análise da paisagem do Centro Histórico de Cajazeiras - PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OLIVEIRA, N. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4035632904622282 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo A paisagem enquanto categoria integradora, constituísse como uma ferramenta didática acessível, mas pouco explorada. A partir dos resultados da pesquisa de Oliveira (2022), que evidenciou uma desconexão entre a percepção dos estudantes sobre a paisagem e suas vivências, identificamos a necessidade de desenvolver metodologias pedagógicas que promovam uma relação mais próxima e significativa entre os alunos e a paisagem local. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino de Geografia através da elaboração de material didático contextualizado, utilizando como referência a análise da paisagem do entorno do centro histórico de Cajazeiras-PB. Os objetivos específicos demonstrar a importância de uma abordagem contextualizada da paisagem no ensino fundamental anos finais. Sugerir um percurso histórico geográfico como base para a elaboração de um recurso didático que auxilie na compreensão da paisagem local e do entorno pelos estudantes. A abordagem metodológica combinou a fenomenologia e o materialismo histórico-dialético. A discursão foi composta de levantamento bibliográfico, evolução histórica, análise dos documentos BNCC, PCN e PNLD. Os resultados: a análise da paisagem pode ser feita fazendo uso das categorias analíticas forma, estrutura, função e processo produtivo, juntamente com as categorias identitárias religião, política, essa junção possibilita um aprendizado sobre como as paisagens são constituídas, explicando-as. O livro didático aborda o conteúdo paisagem de forma geral, portanto a paisagem cotidiana é responsabilidade dos educadores locais. A evolução histórica do município de Cajazeiras – PB, pode ser utilizado como material didático nas aulas de geografia. Por fim propomos uma alternativa de recurso didático um percurso geográfico histórico da paisagem local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Ensino de geografia contextualizado: uma análise da paisagem do Centro Histórico de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-20
dc.description.abstract Landscape, as an integrative category, constitutes an accessible but little explored teaching tool. Based on the results of Oliveira's research (2022), which highlighted a disconnect between students' perception of the landscape and their experiences, we identified the need to develop pedagogical methodologies that promote a closer and more meaningful relationship between students and the local landscape. The research had as its general objective to contribute to the improvement of Geography teaching through the elaboration of contextualized teaching material, using as a reference the analysis of the landscape surrounding the historic center of Cajazeiras-PB. The specific objectives were to demonstrate the importance of a contextualized approach to landscape in the final years of elementary school. To suggest a historical geographic path as a basis for the elaboration of a teaching resource that helps students understand the local landscape and its surroundings. The methodological approach combined phenomenology and historical-dialectical materialism. The discussion consisted of a bibliographical survey, historical evolution, and analysis of the BNCC, PCN, and PNLD documents. The results: the analysis of the landscape can be done using the analytical categories of form, structure, function, and production process, together with the identity categories of religion and politics. This combination allows learning about how landscapes are constituted and explains them. The textbook addresses the landscape content in general, so the everyday landscape is the responsibility of local educators. The historical evolution of the municipality of Cajazeiras - PB, can be used as teaching material in geography classes. Finally, we propose an alternative teaching resource: a historical geographic route of the local landscape. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40317
dc.date.accessioned 2025-02-14T12:10:04Z
dc.date.available 2025-01-14
dc.date.available 2025-02-14T12:10:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Centro histórico - Cajazeiras - Município- Paraíba pt_BR
dc.subject Evolução histórica - Cajazeiras-Município -Paraíba pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico - Paisagens cotidianas pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Historic center - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Historical evolution - Cajazeiras-Municipality -Paraíba pt_BR
dc.subject Geographic knowledge - Everyday landscapes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized geography teaching: an analysis of the landscape of the Historic Center of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Nubia Dantas de. Ensino de geografia contextualizando:uma análise da paisagem do Centro Histórico de Cajazeiras – PB. 2024. 54f. Monografia (Especialização em Geografia: Ensino e Pesquisa no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta