dc.creator.ID |
VIEIRA, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1071121256473648 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS , Salomão Alencar de. |
|
dc.description.resumo |
A indústria da moda está em constante evolução, impulsionada pelas mudanças nos valores e
preferências dos consumidores. Há uma crescente preocupação em relação aos impactos ambientais
e sociais gerados pela produção em massa e pelo consumismo. Neste contexto, surge o movimento
Slow Fashion, que propõe uma abordagem consciente e sustentável, enfatizando o consumo de
produtos de moda que valorizem a qualidade e a durabilidade, em contraposição ao Fast Fashion.
Embora pesquisas anteriores evidenciem a importância dos atributos dos produtos Slow Fashion e
das características individuais dos consumidores na formação da percepção de valor e intenções de
compra, pouco se conhece acerca do papel que valores culturais e pessoais exercem sobre o
consumo Slow Fashion. Ademais, a direção do efeito do preço sobre o consumo Slow Fashion
ainda não é consensual. O preço pode servir como uma barreira, mas também pode sinalizar valor
e gerar intenção de compra. Neste sentido, esta dissertação se propôs a investigar de que modo
valores e características individuais influenciam comportamentos de consumo Slow Fashion,
considerando os atributos desta categoria de produto. Para alcançar este objetivo, foram conduzidos
três estudos. O primeiro correspondeu a uma revisão sistemática da literatura a fim de mapear
fatores sociais e características individuais que precedem o comportamento de consumo Slow
Fashion. O segundo estudo envolveu a aplicação de um survey, compreendendo 356 respondentes
(Estados Unidos = 208; Brasil = 148), para analisar a associação entre valores pessoais e
comportamento de compra Slow Fashion em diferentes contextos culturais. O terceiro estudo
compreendeu a realização de um experimento de delineamento fatorial (entre sujeitos) que visou
examinar o efeito do preço e das características dos produtos Slow Fashion na percepção de valor
e na intenção de compra. Desse modo, os estudos permitiram: 1) identificar fatores sociais e
características individuais que impulsionam o consumo Slow Fashion; 2) revelar como os valores
moldam os comportamentos de consumo Slow Fashion em diferentes contextos culturais; 3)
destacar o papel mediador da percepção de valor nas intenções de compra, demonstrando que,
embora o preço impacte negativamente as intenções de compra, ele não as desestimula
significativamente, especialmente entre aqueles que associam o preço à qualidade. A presente
dissertação oferece uma análise abrangente do consumo de Slow Fashion, aprofundando a
compreensão da natureza multifacetada desse fenômeno. Esta pesquisa contribui para o avanço
teórico e prático no campo do consumo dessa categoria de produtos, possibilitando o
desenvolvimento de estratégias mais eficazes e conscientes tanto para os consumidores quanto para
a indústria da moda. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.title |
Cultural and personal values: determinants of slow fashion consumption. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-30 |
|
dc.description.abstract |
The fashion industry is in constant evolution, driven by changes in consumer values and
preferences. There is a growing concern about the environmental and social impacts caused by
mass production and consumerism. In this context, the Slow Fashion movement emerges,
advocating a conscious and sustainable approach, emphasizing the consumption of fashion
products that prioritize quality and durability, as opposed to Fast Fashion. Although previous
research highlights the importance of Slow Fashion product attributes and individual consumer
characteristics in shaping value perception and purchase intentions, little is known about the role
that cultural and personal values play in Slow Fashion consumption. Moreover, the effect of price
on Slow Fashion consumption remains inconclusive. Price can act as a barrier but can also signal
value and generate purchase intention. In this regard, this dissertation aimed to investigate how
values and individual characteristics influence Slow Fashion consumption behaviors, considering
the attributes of this product category. To achieve this objective, three studies were conducted. The
first study was a systematic literature review to map social factors and individual characteristics
that precede Slow Fashion consumption behavior. The second study involved a survey, comprising
356 respondents (United States = 208; Brazil = 148), to analyze the association between personal
values and Slow Fashion purchase behavior in different cultural contexts. The third study involved
a between-subjects factorial design experiment to examine the effect of price and Slow Fashion
product characteristics on value perception and purchase intention. These studies allowed for: 1)
identifying social factors and individual characteristics that drive Slow Fashion consumption; 2)
revealing how values shape Slow Fashion consumption behaviors in different cultural contexts; 3)
highlighting the mediating role of value perception in purchase intentions, demonstrating that
although price negatively impacts purchase intentions, it does not significantly deter them,
especially among those who associate price with quality. This dissertation provides a
comprehensive analysis of Slow Fashion consumption, deepening the understanding of the
multifaceted nature of this phenomenon. This research contributes to theoretical and practical
advancements in the field of consumption of this product category, enabling the development of
more effective and conscious strategies for both consumers and the fashion industry. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40320 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-14T13:23:53Z |
|
dc.date.available |
2025-02-14 |
|
dc.date.available |
2025-02-14T13:23:53Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento de consumo slow fashion |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo slow fashion |
pt_BR |
dc.subject |
Valores culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Valores pessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Intenção de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Slow fashion consumer behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Slow fashion consumption |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural values |
pt_BR |
dc.subject |
Personal values |
pt_BR |
dc.subject |
Purchase intention |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Renan Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cultural and personal values: determinants of slow fashion consumption. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Renan Araújo. Cultural and personal values: determinants of slow fashion consumption. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |