dc.creator.ID |
BARBOSA, F. A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1033491394253113 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA, S. É. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.contributor.referee2 |
BERTUSSI, Geovana Lorena. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho tem como objetivo investigar o processo de concessão do Aeroporto de Campina
Grande à luz da Teoria do Contrato Incompleto e da Teoria dos Custos de Transação.
Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem exploratória qualitativa, utilizando
Análise Documental e revisão bibliográfica. Foram analisados os estudos pré-concessão
denominados Estudo de Mercado e Estudos de Engenharia e Afins e o contrato de concessão
Contrato n° 001/ANAC/2019 3 Nordeste, além de dados reais disponíveis no Sistema Hórus.
Os principais resultados indicam que a concessão do Aeroporto de Campina Grande,
classificado como regional e deficitário, enfrentou desafios devido à sua infraestrutura e
movimentação de passageiros inferiores aos aeroportos vizinhos. A análise revelou que as
melhorias na infraestrutura previstas foram cumpridas pela concessionária, mas a demanda de
passageiros e a influência política local impactaram o desenvolvimento do contrato. A
intervenção dos governos estadual e municipal, através de incentivos fiscais e promoção
turística, foi crucial para o aumento do fluxo de passageiros, superando as projeções iniciais.
Conclui-se que a alocação de riscos é essencial para a sustentabilidade das concessões
aeroportuárias regionais. A pesquisa destaca ainda a importância da regulação estatal e da
flexibilidade contratual para lidar com incertezas e garantir o equilíbrio econômico-financeiro
do contrato. A continuidade dos estudos é recomendada para explorar o cenário pós-concessão
e as ações de promoção e desenvolvimento realizadas pelos governos estadual e municipal
frente às concessões de aeroportos deficitários e regionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração. |
pt_BR |
dc.title |
A concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-04 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this research is to investigate the concession process of Campina Grande
Airport in light of the Incomplete Contract Theory and the Transaction Cost Theory.
Methodologically, the research adopts a qualitative exploratory approach, using Document
Analysis and literature review. The pre-concession studies, named Market Study and
Engineering and Related Studies and the Concession Contract nº 001/ANAC/2019 3 Nordeste,
as well as real data available in the Hórus System, were analyzed. The main results indicate that
the concession of Campina Grande Airport, classified as regional and deficit, faced challenges
due to its infrastructure and passenger movement being inferior to neighboring airports. The
analysis revealed that the infrastructure improvements planned were fulfilled by the
concessionaire, but passenger demand and local political influence impacted the contract9s
development. The intervention of state and municipal governments, through tax incentives and
tourism promotion, was crucial for increasing passenger flow, surpassing initial projections. It
is concluded that risk allocation is essential for the sustainability of regional airport concessions.
The research also highlights the importance of state regulation and contractual flexibility to deal
with uncertainties and ensure the economic-financial balance of the contract. Continuation of
studies is recommended to explore the post-concession scenario and the promotion and
development actions carried out by state and municipal governments in the face of deficit and
regional airport concessions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40324 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-14T14:09:37Z |
|
dc.date.available |
2025-02-14 |
|
dc.date.available |
2025-02-14T14:09:37Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Concessão aeroportuária |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Aeroporto de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Presidente João Suassuna |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de contrato |
pt_BR |
dc.subject |
Demanda de passageiros |
pt_BR |
dc.subject |
Alocação de riscos |
pt_BR |
dc.subject |
Airport concession |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande airport |
pt_BR |
dc.subject |
President João Suassuna |
pt_BR |
dc.subject |
Contract analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Passenger demand |
pt_BR |
dc.subject |
Risk allocation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Fellipe Augusto de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Campina Grande airport concession: an analysis from the perspective of incomplete contract theory and transaction cost theory. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Fellipe Augusto de Melo. A concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |