Repositorio Dspace/Manakin

A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O presente trabalho tem o objetivo discutir a formação cidadã a partir da construção do Conhecimento Histórico que se faz possível através da inteligibilidade dos conceitos históricos trazidos nos livros didáticos. Nesse contexto, discutiremos as contribuição e dificuldades de se trabalhar com o livro didático na atualidade, tendo em vista que da forma que se apresentam, de forma resumida e sem muitas explicações, dificulta o entendimento e provoca o desinteresse por parte do aluno, comprometendo a construção do Conhecimento Histórico, muito embora ainda seja um dos recursos didáticos mais utilizados no processo ensino-aprendizagem. Assim, acreditamos que atuação crítico-cidadão só se fará possível a partir de uma educação de qualidade, a qual perpassa por investimento em qualificação profissional e novas abordagens didático-pedagógicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
dc.date.accessioned 2025-02-14T15:49:07Z
dc.date.available 2025-02-14
dc.date.available 2025-02-14T15:49:07Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Conhecimento histórico pt_BR
dc.subject História e formação cidadã pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Inteligibilidade - conceitos históricos pt_BR
dc.subject Conceitos históricos pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Historical knowledge pt_BR
dc.subject History and citizenship education pt_BR
dc.subject Citizenship education pt_BR
dc.subject History textbooks pt_BR
dc.subject Intelligibility - historical concepts pt_BR
dc.subject Historical concepts pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The intelligibility of historical concepts in textbooks: a prerequisite for the construction of historical knowledge and citizenship formation. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “Ensino de História”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta