Repositorio Dspace/Manakin

Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este trabalho propõe uma discussão sobre o processo educacional na década de 1930, através da publicação de artigos da Revista do Ensino, um editorial trimensal de responsabilidade da Diretoria do Ensino Primário do Estado da Paraíba, publicada através das Oficinas da Imprensa Oficial em João Pessoa. De forma sistematizada esse estudo através de leituras e interpretação de alguns artigos dos exemplares do Anno I N.1 de abril de 1932, Anno II N.2 julho de 1932, Anno III N.10 julho de 1934 e Anno V N. 14 Dezembro de 1937, busca compreender os principais métodos didáticos utilizados e a postura do professor desse período, a fim de refletir como o processo de ensino aprendizagem estava pensado e ate que ponto a postura adotada pelo professor era responsável por essa tarefa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 9 pt_BR
dc.title Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
dc.date.accessioned 2025-02-14T16:07:50Z
dc.date.available 2025-02-14
dc.date.available 2025-02-14T16:07:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Processo educacional pt_BR
dc.subject História e educação pt_BR
dc.subject Revista do Ensino - PB - década de 1930 pt_BR
dc.subject Periódico educacional - Paraíba - 1930 pt_BR
dc.subject Papel do professor pt_BR
dc.subject Professor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930 pt_BR
dc.subject Métodos didáticos - Paraíba 1930 pt_BR
dc.subject História da Educação - Paraíba - 1930 pt_BR
dc.subject Educational process pt_BR
dc.subject History and education pt_BR
dc.subject Education Journal - PB - 1930s pt_BR
dc.subject Educational periodical - Paraíba - 1930 pt_BR
dc.subject Teacher's role pt_BR
dc.subject Teacher and teaching - Education Journal - PB - 1930 pt_BR
dc.subject Teaching methods - Paraíba 1930 pt_BR
dc.subject History of Education - Paraíba - 1930 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Understanding the educational process through the role of the teacher: a brief analysis of the Revista do Ensino from the 1930s. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria Pereira de. Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta