dc.description.resumo |
Na sociedade contemporânea, a profissão docente exige cada vez mais de seus
profissionais. Os professores, principalmente os da rede pública de ensino, precisam estar
lotados em várias instituições para que a sua dedicação diária seja minimamente
recompensada. A priori, pretende-se nesse artigo, explorar os elementos políticos e sociais
que influenciam na determinação da carga horária de trabalho dos professores, como
também nas formas de sua organização. Dessa forma, usaremos como aporte teórico Tardif
e Lessard (2008), buscando evidenciar os fatores que influenciam nesse processo. Assim,
reconhecer a potencialidade da mediação pedagógica, numa ação transformadora que
insere o sujeito no campo das possibilidades, evidencia a necessidade de criar políticas que
estabeleçam efetivamente a valorização do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.citation.issue |
9 |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho docente e os dilemas da profissão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40332 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-14T16:37:16Z |
|
dc.date.available |
2025-02-14 |
|
dc.date.available |
2025-02-14T16:37:16Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios - professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Challenges - teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PACHECO, Willyan Ramon de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching work and the dilemmas of the profession. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PACHECO, Willyan Ramon de Souza. O trabalho docente e os dilemas da profissão. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40332 |
pt_BR |