dc.creator.ID |
SILVA, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-9657-7693 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Habilidades socioemocionais são competências que envolvem a capacidade de entender,
gerenciar e expressar emoções de maneira saudável, além de estabelecer e manter
relacionamentos positivos. Pensando na Educação do Campo, o presente trabalho visa
apresentar pontos importantes para um trabalho efetivo por parte dos professores e gestão
escolar. Será apresentado como é possível que o trabalho das habilidades socioemocionais
podem contribuir para um melhor desenvolvimento não somente do aluno enquanto seu ser
estudante, mas também do aluno enquanto indivíduo social. Analisou-se também a importância
e as possibilidades de se trabalhar essas habilidades dentro da educação básica, quando se
referindo a educação do campo, de maneira que o aluno seja protagonista. Por fim será
apresentado a importância da preparação do professor para que desenvolva um trabalho
significativo referente as habilidades socioemocionais nas escolas do campo. O trabalho em
questão foi desenvolvido de início pela revisão bibliográfica, de autores que já trabalharam
questões relacionadas ao tema proposto. Seguindo por uma apresentação prática a respeito de
como é sentida e trabalhada as habilidades socioemocionais em uma escola da cidade de
Amparo. Conclui-se, portanto, que, embora ainda se tenha um longo caminho a ser percorrido
quando se trata de currículos educacionais eficientes para a educação do campo, é possível
perceber o impacto de se trabalhar tais habilidades socioemocionais na vida dos alunos, não
somente no âmbito escolar, como também para sua vida no campo e para além dela. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-14T17:21:24Z |
|
dc.date.available |
2025-02-14 |
|
dc.date.available |
2025-02-14T17:21:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades socioemocionais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e música |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Música como recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Education |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-emotional skills |
pt_BR |
dc.subject |
Education and music |
pt_BR |
dc.subject |
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Music as a pedagogical resource |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Amanda Maria da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of working on socio-emotional skills in Rural Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Amanda Maria da. A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las habilidades socioemocionales son habilidades que implican la capacidad de comprender,
gestionar y expresar emociones de forma saludable, además de establecer y mantener relaciones
positivas. Pensando en la Educación do campo, este trabajo tiene como objetivo presentar
puntos importantes para el trabajo eficaz de los docentes y la gestión escolar. Se mostrará cómo
es posible que el trabajo sobre habilidades socioemocionales pueda contribuir a un mejor
desarrollo no sólo del estudiante como estudiante, sino también del estudiante como individuo
social. También se analizó la importancia y posibilidades de trabajar estas habilidades dentro
de la educación básica, cuando se refiere a la educación rural, para que el estudiante sea el
protagonista. Finalmente, se presentará la importancia de preparar a los docentes para
desarrollar un trabajo significativo en torno a las habilidades socioemocionales en las escuelas
rurales. El trabajo en cuestión fue desarrollado inicialmente a través de una revisión
bibliográfica, por autores que ya habían trabajado en temas relacionados con el tema propuesto.
Seguidamente se realizará una presentación práctica sobre cómo se sienten y trabajan las
habilidades socioemocionales en una escuela de la ciudad de Amparo. Se concluye así que, si
bien aún queda un largo camino por recorrer en materia de currículos educativos eficientes para
la educación rural, es posible percibir el impacto del trabajo de dichas habilidades
socioemocionales en la vida de los estudiantes, no solo a nivel escuela, así como su vida en la
comunidad rural y más allá. |
pt_BR |