DSpace/Manakin Repository

A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-9657-7693 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee2ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.description.resumo As Habilidades socioemocionais são competências que envolvem a capacidade de entender, gerenciar e expressar emoções de maneira saudável, além de estabelecer e manter relacionamentos positivos. Pensando na Educação do Campo, o presente trabalho visa apresentar pontos importantes para um trabalho efetivo por parte dos professores e gestão escolar. Será apresentado como é possível que o trabalho das habilidades socioemocionais podem contribuir para um melhor desenvolvimento não somente do aluno enquanto seu ser estudante, mas também do aluno enquanto indivíduo social. Analisou-se também a importância e as possibilidades de se trabalhar essas habilidades dentro da educação básica, quando se referindo a educação do campo, de maneira que o aluno seja protagonista. Por fim será apresentado a importância da preparação do professor para que desenvolva um trabalho significativo referente as habilidades socioemocionais nas escolas do campo. O trabalho em questão foi desenvolvido de início pela revisão bibliográfica, de autores que já trabalharam questões relacionadas ao tema proposto. Seguindo por uma apresentação prática a respeito de como é sentida e trabalhada as habilidades socioemocionais em uma escola da cidade de Amparo. Conclui-se, portanto, que, embora ainda se tenha um longo caminho a ser percorrido quando se trata de currículos educacionais eficientes para a educação do campo, é possível perceber o impacto de se trabalhar tais habilidades socioemocionais na vida dos alunos, não somente no âmbito escolar, como também para sua vida no campo e para além dela. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334
dc.date.accessioned 2025-02-14T17:21:24Z
dc.date.available 2025-02-14
dc.date.available 2025-02-14T17:21:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Habilidades socioemocionais pt_BR
dc.subject Educação e música pt_BR
dc.subject Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB pt_BR
dc.subject Música como recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Socio-emotional skills pt_BR
dc.subject Education and music pt_BR
dc.subject Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo - PB pt_BR
dc.subject Music as a pedagogical resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Amanda Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of working on socio-emotional skills in Rural Education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Amanda Maria da. A importância de trabalhar habilidades socioemocionais na Educação do Campo. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40334 pt_BR
dc.description.resumen Las habilidades socioemocionales son habilidades que implican la capacidad de comprender, gestionar y expresar emociones de forma saludable, además de establecer y mantener relaciones positivas. Pensando en la Educación do campo, este trabajo tiene como objetivo presentar puntos importantes para el trabajo eficaz de los docentes y la gestión escolar. Se mostrará cómo es posible que el trabajo sobre habilidades socioemocionales pueda contribuir a un mejor desarrollo no sólo del estudiante como estudiante, sino también del estudiante como individuo social. También se analizó la importancia y posibilidades de trabajar estas habilidades dentro de la educación básica, cuando se refiere a la educación rural, para que el estudiante sea el protagonista. Finalmente, se presentará la importancia de preparar a los docentes para desarrollar un trabajo significativo en torno a las habilidades socioemocionales en las escuelas rurales. El trabajo en cuestión fue desarrollado inicialmente a través de una revisión bibliográfica, por autores que ya habían trabajado en temas relacionados con el tema propuesto. Seguidamente se realizará una presentación práctica sobre cómo se sienten y trabajan las habilidades socioemocionales en una escuela de la ciudad de Amparo. Se concluye así que, si bien aún queda un largo camino por recorrer en materia de currículos educativos eficientes para la educación rural, es posible percibir el impacto del trabajo de dichas habilidades socioemocionales en la vida de los estudiantes, no solo a nivel escuela, así como su vida en la comunidad rural y más allá. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta