Repositorio Dspace/Manakin

Ensino de filosofia e a aprendizagem ética ambiental a partir de Emmanuel Levinas.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ANDRADE, R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6335508360114221 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA , Luciano da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Luciano da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Valmir.
dc.contributor.referee2 BELTRAME, Matheus Maria.
dc.contributor.referee3 SOUTO, Gabriela Barbosa.
dc.description.resumo Esta pesquisa se apresenta em um contexto de crescente necessidade da execução de um ensino específico e metodologias pertinentes à disciplina de Filosofia, no tocante ao desenvolvimento da reflexão para obter uma consciência crítica sobre os problemas que afetam a humanidade. Seguindo esta compreensão, esta pesquisa de Mestrado Profissional em Filosofia articula a Filosofia de Emmanuel Levinas e o tema do meio ambiente. Foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Miguelinho, situada no bairro do Cristo Redentor, na cidade de João Pessoa-PB. O objetivo geral da pesquisa foi o de contribuir para uma reformulação do currículo do ensino de Filosofia no ensino médio, demonstrando a importância de um planejamento pautado pela ética da alteridade, especificamente em relação ao seu aspecto ambiental. Por objetivo secundário, visamos demonstrar a pertinência do tema proposto diante do contexto de crescimento dos meios que ameaçam aprofundar a degradação da natureza, que tem como consequência o aumento do sofrimento dos mais pobres. A pesquisa se justifica porque evidencia a necessidade de uma reformulação do currículo da educação básica, para que a educação ambiental não seja tratada apenas como um tema transversal entre as disciplinas, mas como uma política de educação que fortaleça a conscientização para as necessárias mudanças de comportamento em relação à preservação do meio ambiente. Apresenta uma abordagem qualitativa, desenvolvida através do método dedutivo que parte do geral (o ensino de Filosofia) para o particular (o ensino de Filosofia na educação básica) e está estruturada a partir do viés pedagógico da metodologia ativa. Como produto filosófico e educacional, foi produzido um roteiro para a elaboração e desenvolvimento de quatro oficinas de ensino de Filosofia que contribuíram para o desenvolvimento da consciência ambiental. Como resultado, demonstra que através do tema trabalhado é possível fazer com que os alunos e as alunas se sensibilizem e se conscientizem da responsabilidade que têm com o outro, o meio ambiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia. pt_BR
dc.title Ensino de filosofia e a aprendizagem ética ambiental a partir de Emmanuel Levinas. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-19
dc.description.abstract This research is presented in a context of growing need for specific teaching and methodologies relevant to the discipline of philosophy, with regard to the development of reflection in order to obtain a critical awareness of the problems that affect humanity. Following this understanding, this Professional Master's research in Philosophy articulates the philosophy of Emmanuel Levinas and the theme of the environment. It was carried out at the Padre Miguelinho State Primary and Secondary School, located in the Cristo Redentor neighborhood, in the city of João Pessoa-PB. The general aim of the research was to contribute to a reformulation of the philosophy teaching curriculum in secondary schools. By secondary objective, we aim demonstrating the importance of planning based on the ethics of otherness, specifically in relation to its environmental aspect. To demonstrate the relevance of this theme in the context of the growth of means that threaten to deepen the degradation of nature, which has the effect of increasing the suffering of the poorest. The research is justified because it highlights the need for a reformulation of the basic education curriculum, so that environmental education is not just treated as a cross-cutting theme between subjects, but as an education policy that strengthens awareness of the necessary changes in behavior in relation to preserving the environment. It presents a qualitative approach, developed through the deductive method that moves from the general (the teaching of philosophy) to the particular (the teaching of philosophy in basic education). It is structured from the pedagogical bias of active methodology. As a philosophical and educational product, a guide was produced for the elaboration and development of four philosophy teaching workshops that contributed to the development of environmental awareness. As a result, it demonstrates that through the theme addressed, it is possible for students to become sensitized and aware of their responsibility towards the environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40376
dc.date.accessioned 2025-02-17T11:29:49Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T11:29:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Filosofia – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ética ambiental pt_BR
dc.subject Alteridade pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Philosophy – study and teaching pt_BR
dc.subject Environmental ethics pt_BR
dc.subject Otherness pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Rosicleide de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching philosophy and environmental ethics learning from Emmanuel Levinas. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Rosicleide de Araújo. Ensino de filosofia e a aprendizagem ética ambiental a partir de Emmanuel Levinas. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta