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A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930.

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dc.description.resumo Entre o final do século XIX e início do século XX a seca tornou-se um dos mais nefastos problemas de cunho político, econômico e social no Nordeste brasileiro. Essa circunstância possibilitou o surgimento de diversas tramas e discursos que iriam consolidar às elites agrárias, o cenário parlamentar (especialmente no Estado do Ceará) e grandes investidores. Como também, oportunistas e conchavos para aquisição de estruturas e obras para sanar os dramas e angústias perante as populações vulneráveis e abandonadas pelos órgãos públicos. Uma dessas aquisições era o trem (as estações e linhas férreas) que iriam despertar revanchismos e interesses econômicos da capital do Estado às áreas produtivas, desmembrando da cidade de Baturité, para as regiões do: vale do Jaguaribe, sul e cariri cearense e posteriormente enraizando pelo auto sertão paraibano. Com isso, o trem foi objeto de disputas políticas, sendo elemento fundamental no despertar pelo progresso, desenvolvimento e transformação econômica e social pelo sertão e, por isso, objeto de estudo neste artigo. Como recurso metodológico, foi necessário buscar na literatura especializada elementos que dariam suporte e base historiográfica na compreensão desta propositura. Com base no que foi discutido, percebemos que o trem possibilitou um gradual e pujante dinamismo nas articulações políticas, no surgimento de novos agentes comerciais, impulsionou fluxos migratórios, impulsionou o surgimento de frentes de trabalho, vilarejos e povoados tornaram-se cidades independentes possibilitando de um novo panorama social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381
dc.date.accessioned 2025-02-17T14:55:42Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T14:55:42Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ferrovias - Nordeste pt_BR
dc.subject Trens e desenvolvimento - Nordeste 1870-1930 pt_BR
dc.subject Secas e ferrovias pt_BR
dc.subject Seca - sertão nordestino pt_BR
dc.subject Elites agrárias - Ceará pt_BR
dc.subject Linhas férreas pt_BR
dc.subject Política - Nordeste pt_BR
dc.subject Progresso - Nordeste pt_BR
dc.subject Railways - Northeast pt_BR
dc.subject Trains and development - Northeast 1870-1930 pt_BR
dc.subject Droughts and railways pt_BR
dc.subject Drought - Northeastern backlands pt_BR
dc.subject Agrarian elites - Ceará pt_BR
dc.subject Railways pt_BR
dc.subject Politics - Northeast pt_BR
dc.subject Progress - Northeast pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Joelson Ramalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The drought and the tracks of progress: plot and plots that extol the political scenario in the northeast between 1870 and 1930. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, José Ramalho. A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 01 - Cultura e sociedade: instituições, protagonismos e sociabilidades no Brasil dos séculos XIX e XX. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381 pt_BR


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