dc.description.resumo |
Entre o final do século XIX e início do século XX a seca tornou-se um dos mais
nefastos problemas de cunho político, econômico e social no Nordeste brasileiro. Essa
circunstância possibilitou o surgimento de diversas tramas e discursos que iriam
consolidar às elites agrárias, o cenário parlamentar (especialmente no Estado do Ceará) e
grandes investidores. Como também, oportunistas e conchavos para aquisição de
estruturas e obras para sanar os dramas e angústias perante as populações vulneráveis e
abandonadas pelos órgãos públicos. Uma dessas aquisições era o trem (as estações e
linhas férreas) que iriam despertar revanchismos e interesses econômicos da capital do
Estado às áreas produtivas, desmembrando da cidade de Baturité, para as regiões do: vale
do Jaguaribe, sul e cariri cearense e posteriormente enraizando pelo auto sertão paraibano.
Com isso, o trem foi objeto de disputas políticas, sendo elemento fundamental no
despertar pelo progresso, desenvolvimento e transformação econômica e social pelo
sertão e, por isso, objeto de estudo neste artigo. Como recurso metodológico, foi
necessário buscar na literatura especializada elementos que dariam suporte e base
historiográfica na compreensão desta propositura. Com base no que foi discutido,
percebemos que o trem possibilitou um gradual e pujante dinamismo nas articulações políticas, no surgimento de novos agentes comerciais, impulsionou fluxos migratórios,
impulsionou o surgimento de frentes de trabalho, vilarejos e povoados tornaram-se
cidades independentes possibilitando de um novo panorama social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T14:55:42Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T14:55:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovias - Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Trens e desenvolvimento - Nordeste 1870-1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Secas e ferrovias |
pt_BR |
dc.subject |
Seca - sertão nordestino |
pt_BR |
dc.subject |
Elites agrárias - Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
Linhas férreas |
pt_BR |
dc.subject |
Política - Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Progresso - Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Railways - Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Trains and development - Northeast 1870-1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Droughts and railways |
pt_BR |
dc.subject |
Drought - Northeastern backlands |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian elites - Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
Railways |
pt_BR |
dc.subject |
Politics - Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Progress - Northeast |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Joelson Ramalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The drought and the tracks of progress: plot and plots that extol the political scenario in the northeast between 1870 and 1930. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, José Ramalho. A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 01 - Cultura e sociedade: instituições, protagonismos e sociabilidades no Brasil dos séculos XIX e XX. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381 |
pt_BR |