DSpace/Manakin Repository

Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7508139246535406 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee3 MARQUES, Ana Carolina de Oliveira.
dc.description.resumo Os Referenciais Curriculares da Paraíba são um item norteador para as diretrizes educacionais, as quais estão sendo aplicadas nas escolas públicas e privadas do Estado no que se refere ao Novo Ensino Médio. O documento foi instituído no ano de 2021 e colocado em prática no ano de 2022, tendo sido elaborado no contexto das últimas reformas curriculares nacionais. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivos analisar como a Geografia está prescrita nos Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, caracterizar a Geografia escolar no ensino médio a partir das mudanças curriculares neoliberais, descrever os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, como também analisar a Geografia no referido Documento. Como embasamento teórico, utilizamos autores, a citar: Albuquerque (2011), Apple (1982), Cellard (2008), Goodson (1999), Moreira (2009). Como procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa documental, tendo como apoio a análise e sistematização das informações da fonte, ou seja, os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio. Podemos concluir que tal Documento não dá conta da realização das propostas ali inseridas para a Geografia, tanto do ponto de vista teórico conceitual, quanto à leitura vinculada para o estudante egresso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PROFGEO
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2024-08-16
dc.description.abstract The Curricular References of Paraíba are a guiding item for the educational guidelines, which are being applied in public and private schools in the State with regard to New Secondary Education. The document was established in 2021 and put into practice in 2022, having been drawn up in the context of the latest national curricular reforms. Therefore, in this research we aimed to analyze how Geography is prescribed in the Curricular References of Paraíba for High School, characterize school Geography in high school based on neoliberal curricular changes, describe the Curricular References of Paraíba for High School, as also analyze the Geography in that Document. As a theoretical basis, we used authors, namely: Albuquerque (2011), Apple (1982), Cellard (2008), Goodson (1999), Moreira (2009). As a methodological procedure, we used documentary research, supported by the analysis and systematization of source information, that is, the Paraíba Curricular References for High School. We can conclude that this Document does not account for the implementation of the proposals included there for Geography, both from a conceptual theoretical point of view and from the linked reading for the graduating student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40385
dc.date.accessioned 2025-02-17T15:08:35Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T15:08:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geografia escolar – ensino médio pt_BR
dc.subject Referências curriculares - ensino médio pt_BR
dc.subject Novo ensino médio – Paraíba pt_BR
dc.subject School geography – high school pt_BR
dc.subject Curriculum references - high school pt_BR
dc.subject New high school – Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Juliene Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography and the new secondary education: an analysis of the curriculum document of the state of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Juliene Fernandes de. Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta