dc.creator.ID |
OLIVEIRA, J. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7508139246535406 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee3 |
MARQUES, Ana Carolina de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
Os Referenciais Curriculares da Paraíba são um item norteador para as diretrizes
educacionais, as quais estão sendo aplicadas nas escolas públicas e privadas
do Estado no que se refere ao Novo Ensino Médio. O documento foi instituído
no ano de 2021 e colocado em prática no ano de 2022, tendo sido elaborado no
contexto das últimas reformas curriculares nacionais. Sendo assim, nesta
pesquisa tivemos como objetivos analisar como a Geografia está prescrita nos
Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, caracterizar a
Geografia escolar no ensino médio a partir das mudanças curriculares
neoliberais, descrever os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino
Médio, como também analisar a Geografia no referido Documento. Como
embasamento teórico, utilizamos autores, a citar: Albuquerque (2011), Apple
(1982), Cellard (2008), Goodson (1999), Moreira (2009). Como procedimento
metodológico, utilizamos a pesquisa documental, tendo como apoio a análise e
sistematização das informações da fonte, ou seja, os Referenciais Curriculares
da Paraíba para o Ensino Médio. Podemos concluir que tal Documento não dá
conta da realização das propostas ali inseridas para a Geografia, tanto do ponto
de vista teórico conceitual, quanto à leitura vinculada para o estudante egresso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
|
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-16 |
|
dc.description.abstract |
The Curricular References of Paraíba are a guiding item for the educational
guidelines, which are being applied in public and private schools in the State with
regard to New Secondary Education. The document was established in 2021 and
put into practice in 2022, having been drawn up in the context of the latest national
curricular reforms. Therefore, in this research we aimed to analyze how
Geography is prescribed in the Curricular References of Paraíba for High School,
characterize school Geography in high school based on neoliberal curricular
changes, describe the Curricular References of Paraíba for High School, as also
analyze the Geography in that Document. As a theoretical basis, we used
authors, namely: Albuquerque (2011), Apple (1982), Cellard (2008), Goodson
(1999), Moreira (2009). As a methodological procedure, we used documentary
research, supported by the analysis and systematization of source information,
that is, the Paraíba Curricular References for High School. We can conclude that
this Document does not account for the implementation of the proposals included
there for Geography, both from a conceptual theoretical point of view and from
the linked reading for the graduating student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40385 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T15:08:35Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T15:08:35Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar – ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Referências curriculares - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Novo ensino médio – Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
School geography – high school |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum references - high school |
pt_BR |
dc.subject |
New high school – Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Juliene Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography and the new secondary education: an analysis of the curriculum document of the state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Juliene Fernandes de. Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |