Repositorio Dspace/Manakin

O professor de História e os duelos com as Iaras digitais.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Os Novos desafios impostos para o ensino de História e do papel da História Publica, devido a seu questionamento enquanto verdade contada ou mentira a ser revelada. Tais posicionamentos levaram-nos a buscar descrever o caminho da educação brasileira nos meios de comunicação em massa e presente no jogo de disputas da internet e seus vários discursos e possibilidades de apresentação. O que se fala na internet soa como verdades inquestionáveis e essas, estabelecidas pela ciência, começam a ser descontruídas pelas mídias tradicionais findando na internet. Discursos e escritos negacionistas, plataformas digitais que prometem explicar tempos históricos em um período relativo de tempo, colocam em xeque o trabalho do Historiador e do professor de História, sendo preciso voltar-nos ao enfrentamento das narrativas, buscando a verdade como arma principal. Nesta perspectiva, analisaremos os discursos produzidos e defendidos contra a História, por grupos conservadores, que levaram ao surgimento de movimentos como a Escola sem Partido e o Movimento Brasil Livre, que com teor conservador buscaram deslegitimar a História como ciência e consequentemente os professores, que diante das disputas discursivas devem se levantar contra esses movimentos, utilizando como uma ferramenta para isto o campo digital, no pronunciamento da verdade apresentada por Foucault como “parresia” e “veridicção”. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title O professor de História e os duelos com as Iaras digitais. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
dc.date.accessioned 2025-02-17T19:06:38Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T19:06:38Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Professores de História pt_BR
dc.subject Conservadorismo pt_BR
dc.subject Movimento Escola sem Partido pt_BR
dc.subject Movimento Brasil Livre pt_BR
dc.subject Narrativas e internet pt_BR
dc.subject Internet e verdades pt_BR
dc.subject Fake News pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject History Teachers pt_BR
dc.subject Conservatism pt_BR
dc.subject School Without Party Movement pt_BR
dc.subject Free Brazil Movement pt_BR
dc.subject Narratives and the Internet pt_BR
dc.subject Internet and Truths pt_BR
dc.subject Fake News pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The History teacher and the duels with the digital Iaras. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento. O professor de história e os duelos com as Iaras digitais. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 04 - Narrativas historiográficas dos Brasis do ontem e do hoje: cinema, educação e movimentos sociais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta