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A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si.

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dc.description.resumo Pensar em escola é também pensar em comunidade, educação em sociedade, ambas são formadas a serviço uma da outra; sendo assim, para realizar esta pesquisa foi elaborado como objetivo geral discutir os métodos enraizados de ensino no Brasil como uma forma de compreender os discursos responsáveis por reverberar antigas práticas na sala de aula hoje. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: apresentar como se estruturou a qualidade dualista no ensino brasileiro; analisar as consequências de métodos técnicos à serviço do mercado; expor a metodologia humanista como forma de escapar da doutrinação das instituições de ensino. Para fundamentar nossa discussão, trabalhos como o de Abi-Sâmara (2016) sobre métodos pedagógicos de ensino e nas próprias diretrizes discutidas por Freire (1996), Marcuse (2009) e Codo (1991) sobre as condições de mercado de trabalho, Zanetti (1997) e Fernandes (2018) acerca do discurso propagado pelas instituições de ensino a serviço de quem, além das contribuições de Ferreira Jr (2010) e Cicone (2016) a respeito do processo de formação da educação brasileira. Considerando esses trabalhos, esta pesquisa se mostra qualitativa de cunho bibliográfico na medida que busca entender como o atual sistema de ensino brasileiro repercute uma prática dualística à serviço do Mercado? Constatando, por fim, que por estar inserida em uma lógica capitalista, a escola se vê forçada a reviver métodos que reforçam a qualidade elitista e exclusiva enraizada em nossa educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407
dc.date.accessioned 2025-02-17T19:16:08Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T19:16:08Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Mercado alienante pt_BR
dc.subject Educação e sociedade pt_BR
dc.subject Ensino brasileiro pt_BR
dc.subject Teaching methods pt_BR
dc.subject Alienating market pt_BR
dc.subject Education and society pt_BR
dc.subject Brazilian education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Iago Formiga da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The alienating and segregationist quality of Brazilian education: a trajectory of dehumanization of the subject as it removes him from himself. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Iago Formiga da. A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 07 - Fontes e escrita da formação e atuação de professores e professoras (séc XIX e XX). ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407 pt_BR


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