DSpace/Manakin Repository

A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Diante das novas reformas no sistema educacional relacionadas ao currículo, livros didáticos e formação pedagógica, observa-se a imposição de um conjunto de instrumentos que buscam legitimar um modelo dominantemente neoliberal na educação como um todo. Partindo deste lugar, este trabalho se propõe em fazer uma reflexão acerca da influência das políticas neoliberais presentes no Novo Ensino Médio no Brasil. A partir disso, busca-se analisar o processo de emergência e desenvolvimento do projeto neoliberal voltado para a educação e, dessa forma, discutir as influências do movimento de internacionalização dentro do nosso contexto educacional. Assim sendo, utiliza-se o método de abordagem teórico dedutivo, com métodos de procedimentos com bases históricas e com uma revisão bibliográfica de acordo com o conteúdo proposto. Os principais autores utilizados foram FRIGOTTO (2005); PAIVA (2003); THIESEN (2019), MÉSZÁROS (2014) entre outros. Nesse sentido, percebe-se uma reconfiguração das propostas educacionais voltadas principalmente para suprir a lógica mercadológica no sistema capitalista contemporâneo e, consequentemente, essas mudanças serão conflituosas a partir do processo de ressignificação e contestação no cotidiano escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
dc.date.accessioned 2025-02-17T21:12:13Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T21:12:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino Médio - reformulação pt_BR
dc.subject Reforma do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Neoliberalismo e educação pt_BR
dc.subject Capitalização do estudante pt_BR
dc.subject High School - Reform pt_BR
dc.subject High School Reform pt_BR
dc.subject Neoliberalism and Education pt_BR
dc.subject Student Capitalization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos.
dc.creator QUIRINO, Rubens de Andrade.
dc.creator SOUSA, Israel Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reformulation of secondary education as an instrument for student capitalization. pt_BR
dc.identifier.citation COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos; QUIRINO, Rubens de Andrade; SOUSA, Israel Soares de. A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta