dc.description.resumo |
Diante das novas reformas no sistema educacional relacionadas ao currículo,
livros didáticos e formação pedagógica, observa-se a imposição de um conjunto de
instrumentos que buscam legitimar um modelo dominantemente neoliberal na educação
como um todo. Partindo deste lugar, este trabalho se propõe em fazer uma reflexão acerca
da influência das políticas neoliberais presentes no Novo Ensino Médio no Brasil. A partir
disso, busca-se analisar o processo de emergência e desenvolvimento do projeto
neoliberal voltado para a educação e, dessa forma, discutir as influências do movimento
de internacionalização dentro do nosso contexto educacional. Assim sendo, utiliza-se o
método de abordagem teórico dedutivo, com métodos de procedimentos com bases
históricas e com uma revisão bibliográfica de acordo com o conteúdo proposto. Os
principais autores utilizados foram FRIGOTTO (2005); PAIVA (2003); THIESEN
(2019), MÉSZÁROS (2014) entre outros. Nesse sentido, percebe-se uma reconfiguração
das propostas educacionais voltadas principalmente para suprir a lógica mercadológica
no sistema capitalista contemporâneo e, consequentemente, essas mudanças serão
conflituosas a partir do processo de ressignificação e contestação no cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421 |
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dc.date.accessioned |
2025-02-17T21:12:13Z |
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dc.date.available |
2025-02-17 |
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dc.date.available |
2025-02-17T21:12:13Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio - reformulação |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalização do estudante |
pt_BR |
dc.subject |
High School - Reform |
pt_BR |
dc.subject |
High School Reform |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism and Education |
pt_BR |
dc.subject |
Student Capitalization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos. |
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dc.creator |
QUIRINO, Rubens de Andrade. |
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dc.creator |
SOUSA, Israel Soares de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The reformulation of secondary education as an instrument for student capitalization. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos; QUIRINO, Rubens de Andrade; SOUSA, Israel Soares de. A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421 |
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