DSpace/Manakin Repository

Literatura de cordel, ensino de história e educação popular: diálogos interdisciplinares.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Propomos neste artigo, discutir o Ensino de História como prática que dialogue com saberes diversos e com as leituras de mundo dos educandos, explorando particularidades de sua linguagem e enfatizando a literatura de cordel como recurso didático interdisciplinar na construção de um ensino emancipatório, como orienta as concepções e fundamentos da Educação Popular. O cordel possibilita uma forma diferenciada de expor conteúdos e temáticas de uma maneira interativa e prazerosa, sem desviar-se da intencionalidade de promover uma prática docente comprometida com um ensino crítico e reflexivo. A sua linguagem particular e o contato artístico com as narrativas em versos promovem experiências que somam ao desenvolvimento da sensibilidade dos sujeitos. Estas narrativas apresentam-se como uma expressão da vida social e, deste modo, possibilita o contato com outras visões da realidade. Neste sentido, a sua utilização no Ensino de História se constitui como uma possibilidade real de intervenção. Para efeito de discussão, nos apoiamos principalmente em Freire (2016) dialogando com a educação popular, Bosi (2000) e Goldstein (2000), discutindo aspectos da versificação e da ação do ritmo no poema, e Melo (2010), Pinheiro & Lúcio (2001) e Grillo (2003), para discutir o percurso editorial do cordel e estratégias para a sua utilização na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title Literatura de cordel, ensino de história e educação popular: diálogos interdisciplinares. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40425
dc.date.accessioned 2025-02-17T21:21:42Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T21:21:42Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Cordel Literature pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Popular Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Roberto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature, history teaching and popular education: interdisciplinary dialogues. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Roberto. Literatura de cordel, ensino de história e educação popular: diálogos interdisciplinares. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40425 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta