dc.description.resumo |
Propomos neste artigo, discutir o Ensino de História como prática que dialogue
com saberes diversos e com as leituras de mundo dos educandos, explorando
particularidades de sua linguagem e enfatizando a literatura de cordel como recurso
didático interdisciplinar na construção de um ensino emancipatório, como orienta as
concepções e fundamentos da Educação Popular. O cordel possibilita uma forma
diferenciada de expor conteúdos e temáticas de uma maneira interativa e prazerosa, sem
desviar-se da intencionalidade de promover uma prática docente comprometida com um
ensino crítico e reflexivo. A sua linguagem particular e o contato artístico com as
narrativas em versos promovem experiências que somam ao desenvolvimento da
sensibilidade dos sujeitos. Estas narrativas apresentam-se como uma expressão da vida
social e, deste modo, possibilita o contato com outras visões da realidade. Neste sentido,
a sua utilização no Ensino de História se constitui como uma possibilidade real de intervenção. Para efeito de discussão, nos apoiamos principalmente em Freire (2016)
dialogando com a educação popular, Bosi (2000) e Goldstein (2000), discutindo aspectos
da versificação e da ação do ritmo no poema, e Melo (2010), Pinheiro & Lúcio (2001) e
Grillo (2003), para discutir o percurso editorial do cordel e estratégias para a sua
utilização na sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
Literatura de cordel, ensino de história e educação popular: diálogos interdisciplinares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40425 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T21:21:42Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T21:21:42Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Popular |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel Literature |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Popular Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Roberto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cordel literature, history teaching and popular education: interdisciplinary dialogues. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Roberto. Literatura de cordel, ensino de história e educação popular: diálogos interdisciplinares. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40425 |
pt_BR |