dc.description.resumo |
O presente estudo surgiu a partir de reflexões feitas por licenciandos do Centro de
Formação de Professores-CFP em Cajazeiras-PB, logo após vivenciar, durante o estágio,
situações diversas para com um alunado diversificado e em que foram levados a agir mesmo que
sem preparação teórica ou prática a soluções “inesperadas”. Este artigo objetivou identificar e
caracterizar disciplinas no currículo do curso de Licenciatura em História relacionadas à
Educação Especial e Inclusiva através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A
análise do conteúdo foi a metodologia da análise de dados do PPC. Concluiu-se que o curso não
apresenta em seu currículo nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e Inclusiva além
da disciplina de Libras. Aponta-se a necessidade de que alterações sejam feitas no currículo do
curso para atender a demanda por professores que tenham conhecimentos gerais para atuar em
salas comuns do ensino regular, nas quais alunos com deficiência estão mais incluídos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T21:25:34Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T21:25:34Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em História - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - História |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Special Education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in History - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Inclusive Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Francisca Gabriela. |
|
dc.creator |
NOBRE, Luciana Abrantes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
UFCG and the problem of the theoretical-methodological absence on special and inclusive education at the heart of the pedagogical project of the Bachelor's Degree in History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Francisca Gabriela; NOBRE, Luciana Abrantes. UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426 |
pt_BR |
dc.contributor.event |
XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS |
|