DSpace/Manakin Repository

UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente estudo surgiu a partir de reflexões feitas por licenciandos do Centro de Formação de Professores-CFP em Cajazeiras-PB, logo após vivenciar, durante o estágio, situações diversas para com um alunado diversificado e em que foram levados a agir mesmo que sem preparação teórica ou prática a soluções “inesperadas”. Este artigo objetivou identificar e caracterizar disciplinas no currículo do curso de Licenciatura em História relacionadas à Educação Especial e Inclusiva através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A análise do conteúdo foi a metodologia da análise de dados do PPC. Concluiu-se que o curso não apresenta em seu currículo nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e Inclusiva além da disciplina de Libras. Aponta-se a necessidade de que alterações sejam feitas no currículo do curso para atender a demanda por professores que tenham conhecimentos gerais para atuar em salas comuns do ensino regular, nas quais alunos com deficiência estão mais incluídos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 12 pt_BR
dc.title UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
dc.date.accessioned 2025-02-17T21:25:34Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T21:25:34Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Licenciatura em História - UFCG pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Currículo - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Special Education pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in History - UFCG pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Teacher Training - History pt_BR
dc.subject Curriculum - Inclusive Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Francisca Gabriela.
dc.creator NOBRE, Luciana Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative UFCG and the problem of the theoretical-methodological absence on special and inclusive education at the heart of the pedagogical project of the Bachelor's Degree in History. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Francisca Gabriela; NOBRE, Luciana Abrantes. UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426 pt_BR
dc.contributor.event XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta