dc.description.resumo |
Essa pesquisa analisa o uso da história local na educação de jovens e adultos,
discutindo as possibilidades e os desafios na sua implementação, ao considerar o
contexto histórico dessa modalidade. O percurso até a institucionalização da EJA
retrata as desigualdades sociais brasileiras, alto índice de analfabetismo e os conflitos
políticos na construção das primeiras propostas educacionais para essa população.
Partindo dessa conjuntura, as proposições pedagógicas para o ensino de história local
são debatidas. O estudo utiliza, através da etnografia, uma experiência docente na EJA
durante a pandemia da COVID-19 e busca compreender os modos de coexistência da
educação aos jovens e adultos e suas problemáticas diante das medidas sanitárias
adotadas pelo país em 2021. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
12 |
pt_BR |
dc.title |
A história local na educação de jovens e adultos: processos históricos e experiência docente em tempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40427 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T21:27:14Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T21:27:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História Local |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de Covid-19 e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Local History |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Local History |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 Pandemic and History Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Local history in youth and adult education: historical processes and teaching experience in times of pandemic. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. A história local na educação de jovens e adultos: processos históricos e experiência docente em tempos de pandemia. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40427 |
pt_BR |