dc.description.resumo |
Dentre as múltiplas abordagens no conteúdo escolar, apresenta-se a música como um
complexo e singular mecanismo de representação histórica. Compreendemos que a
música, enquanto material didático, oportuniza, de maneira dinâmica, as discussões em
sala de aula. Porém, destacamos que recorrer a música na prática docente requer planejar
e, acima de tudo, ter consciência das milhares de possibilidades que esse planejamento
pode acarretar na prática. Neste prumo, a partir do resultado da experiência docente na
Escola Dom Moisés Coelho em Cajazeiras – PB, por meio do Programa Residência
Pedagógica, este trabalho tem como finalidade discutir os conflitos, diferenças e
possibilidades entre teorias e práticas no ensino de História através da música, atendo-se
ao recorte histórico da Revolução Industrial através da música Fábricas, do grupo Legião
Urbana. Partiremos do panorama teórico e metodológico de Contier (1991) e Calissi
(2015) acerca da relação entre música e o ensino de História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T22:00:07Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T22:00:07Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Música e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Revolução industrial |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - música |
pt_BR |
dc.subject |
Música e História |
pt_BR |
dc.subject |
Music and History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Industrial Revolution |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Resources - Music |
pt_BR |
dc.subject |
Music and History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. |
|
dc.creator |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history and music: confrontations between planning and doing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes; AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 |
pt_BR |