DSpace/Manakin Repository

Ensino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Dentre as múltiplas abordagens no conteúdo escolar, apresenta-se a música como um complexo e singular mecanismo de representação histórica. Compreendemos que a música, enquanto material didático, oportuniza, de maneira dinâmica, as discussões em sala de aula. Porém, destacamos que recorrer a música na prática docente requer planejar e, acima de tudo, ter consciência das milhares de possibilidades que esse planejamento pode acarretar na prática. Neste prumo, a partir do resultado da experiência docente na Escola Dom Moisés Coelho em Cajazeiras – PB, por meio do Programa Residência Pedagógica, este trabalho tem como finalidade discutir os conflitos, diferenças e possibilidades entre teorias e práticas no ensino de História através da música, atendo-se ao recorte histórico da Revolução Industrial através da música Fábricas, do grupo Legião Urbana. Partiremos do panorama teórico e metodológico de Contier (1991) e Calissi (2015) acerca da relação entre música e o ensino de História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Ensino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429
dc.date.accessioned 2025-02-17T22:00:07Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T22:00:07Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Música e ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Revolução industrial pt_BR
dc.subject Recurso didático - música pt_BR
dc.subject Música e História pt_BR
dc.subject Music and History Teaching pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Industrial Revolution pt_BR
dc.subject Teaching Resources - Music pt_BR
dc.subject Music and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes.
dc.creator AQUINO, Jefferson Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history and music: confrontations between planning and doing. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes; AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta