Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A Literatura de Cordel tem assumido finalidades diversas e significativas. Entre as quais,
o poder de emocionar, trazer humor, e de uma maneira que daremos mais destaque, a
função de narrar fatos e eventos importantes para a História, e que por sua vez, tiveram
suas narrativas transmitidas em versos nos folhetos. Essas narrativas constroem um rico campo de possibilidades mediante as suas potencialidades didático-pedagógicas,
apresentando outras visões da realidade e outras leituras, considerando que este gênero
também se apresenta como uma expressão da vida social e neste sentido constrói um
importante referencial tanto para a pesquisa como também para o ensino. Diante disto,
propomos discutir a literatura de cordel como linguagem no Ensino de História. Para
tanto, na construção deste trabalho, buscaremos dialogar principalmente com Melo
(2010) e Curran (2003), pensando o cordel em sua historicidade, variedade temática, sua
consolidação no mercado editorial e na relação estabelecida com a vida social, e (Pinheiro
& Lúcio, 2012) e Grillo (2003), a aplicação do cordel como recurso didático na sala de aula,
formas de abordagens e metodologias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T22:15:12Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T22:15:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagens no ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e História |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Languages in teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and History |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Roberto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cordel literature in history teaching: a resource beyond the textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée