Dépôt DSpace/Manakin

A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A Literatura de Cordel tem assumido finalidades diversas e significativas. Entre as quais, o poder de emocionar, trazer humor, e de uma maneira que daremos mais destaque, a função de narrar fatos e eventos importantes para a História, e que por sua vez, tiveram suas narrativas transmitidas em versos nos folhetos. Essas narrativas constroem um rico campo de possibilidades mediante as suas potencialidades didático-pedagógicas, apresentando outras visões da realidade e outras leituras, considerando que este gênero também se apresenta como uma expressão da vida social e neste sentido constrói um importante referencial tanto para a pesquisa como também para o ensino. Diante disto, propomos discutir a literatura de cordel como linguagem no Ensino de História. Para tanto, na construção deste trabalho, buscaremos dialogar principalmente com Melo (2010) e Curran (2003), pensando o cordel em sua historicidade, variedade temática, sua consolidação no mercado editorial e na relação estabelecida com a vida social, e (Pinheiro & Lúcio, 2012) e Grillo (2003), a aplicação do cordel como recurso didático na sala de aula, formas de abordagens e metodologias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432
dc.date.accessioned 2025-02-17T22:15:12Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T22:15:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Linguagens no ensino pt_BR
dc.subject Literatura e História pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Languages ​​in teaching pt_BR
dc.subject Literature and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Roberto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature in history teaching: a resource beyond the textbook. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Roberto. A literatura de cordel no ensino de história: um recurso para além do livro didático. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40432 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte