dc.description.resumo |
O artigo visa discutir questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino de História
e a Literatura de Cordel. Propõe a utilização de textos literários, enquanto linguagem
alternativa a ser adotada na sala de aula, para motivar o ensino e a aprendizagem dos
conteúdos escolares de História. A Literatura de Cordel consiste um gênero literário,
cujos poemas originam-se da cultura popular. Estruturados em versos cadenciosos que
empolgam e fascinam ouvintes e leitores, os textos apresentam-se, em geral, publicados
em forma de folhetos. Em relação ao ensino de História, a partir das décadas de 1980/90
ocorrera a implantação de novas propostas curriculares no sistema educacional brasileiro,
trazendo a possibilidade de o (a) professor (a) incorporar novas linguagens e diversos
procedimentos didático-metodológicos nas aulas de História, incluindo estratégias de
ensino com textos literários. A literatura na sala de aula, além de promover o gosto pela leitura, possibilita ao (a) educando (a) conhecer o cotidiano passado, a mentalidade, o
universo político, econômico e a própria sociedade de uma determinada época, por meio
de documentos escritos por literatos portadores de uma cultura, pertencentes a um
contexto histórico, representantes de uma corrente artística e de seu tempo. Nesse
contexto, o trabalho consiste, primeiramente, um estudo bibliográfico realizado com os
(as) autores (as) que versam sobre a temática da literatura de cordel e o ensino de história
e segundamente na análise e discussão de um projeto de intervenção pedagógico e do
relatório de execução do mesmo, apresentado à coordenação do Prêmio Mestres da
Educação na edição de 2017. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T22:19:44Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T22:19:44Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Novas linguagens |
pt_BR |
dc.subject |
Procedimentos didático-metodológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
New languages |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic-methodological procedures |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history and cordel literature: a didactic-methodological possibility for historical knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433 |
pt_BR |