DSpace/Manakin Repository

O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O artigo visa discutir questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino de História e a Literatura de Cordel. Propõe a utilização de textos literários, enquanto linguagem alternativa a ser adotada na sala de aula, para motivar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares de História. A Literatura de Cordel consiste um gênero literário, cujos poemas originam-se da cultura popular. Estruturados em versos cadenciosos que empolgam e fascinam ouvintes e leitores, os textos apresentam-se, em geral, publicados em forma de folhetos. Em relação ao ensino de História, a partir das décadas de 1980/90 ocorrera a implantação de novas propostas curriculares no sistema educacional brasileiro, trazendo a possibilidade de o (a) professor (a) incorporar novas linguagens e diversos procedimentos didático-metodológicos nas aulas de História, incluindo estratégias de ensino com textos literários. A literatura na sala de aula, além de promover o gosto pela leitura, possibilita ao (a) educando (a) conhecer o cotidiano passado, a mentalidade, o universo político, econômico e a própria sociedade de uma determinada época, por meio de documentos escritos por literatos portadores de uma cultura, pertencentes a um contexto histórico, representantes de uma corrente artística e de seu tempo. Nesse contexto, o trabalho consiste, primeiramente, um estudo bibliográfico realizado com os (as) autores (as) que versam sobre a temática da literatura de cordel e o ensino de história e segundamente na análise e discussão de um projeto de intervenção pedagógico e do relatório de execução do mesmo, apresentado à coordenação do Prêmio Mestres da Educação na edição de 2017. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
dc.date.accessioned 2025-02-17T22:19:44Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T22:19:44Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cordel como recurso didático pt_BR
dc.subject Novas linguagens pt_BR
dc.subject Procedimentos didático-metodológicos pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Cordel as a teaching resource pt_BR
dc.subject New languages pt_BR
dc.subject Didactic-methodological procedures pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history and cordel literature: a didactic-methodological possibility for historical knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta