dc.description.resumo |
O cyberbullying ou bullying virtual é um fenômeno contemporâneo, associado ao
surgimento da internet e se caracteriza pelo uso das tecnologias como recurso para a
adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo,
que pretende causar danos a outro(s). Esses espaços virtuais tem sido utilizados por
pessoas ou grupos para difamação de outras e se tornado um ambiente propício para
disseminar o ódio. As demonstrações de intolerância à diversidade nas redes sociais vão
desde comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e sexistas até ameaças de morte ou
desejo explicito de que isso aconteça a pessoas em particular ou determinados grupos que
pensam ou se posicionam ideologicamente diferente. A escola é um espaço diversificado
e conflituoso e as aulas de história apresentam-se como um espaço bastante oportuno para
o debate sobre essas e outras questões, considerando-se o caráter problematizador da
disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Cyberbullying, discursos de ódio e o ensino de história na atualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40435 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-17T22:25:22Z |
|
dc.date.available |
2025-02-17 |
|
dc.date.available |
2025-02-17T22:25:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cyberbullying |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso de ódio |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Hate speech |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Cicero Anderson de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cyberbullying, hate speech and the teaching of history today. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Cicero Anderson de Almeida. Cyberbullying, discursos de ódio e o ensino de história na atualidade. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40435 |
pt_BR |