DSpace/Manakin Repository

Cyberbullying, discursos de ódio e o ensino de história na atualidade.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O cyberbullying ou bullying virtual é um fenômeno contemporâneo, associado ao surgimento da internet e se caracteriza pelo uso das tecnologias como recurso para a adoção de comportamentos deliberados, repetidos e hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outro(s). Esses espaços virtuais tem sido utilizados por pessoas ou grupos para difamação de outras e se tornado um ambiente propício para disseminar o ódio. As demonstrações de intolerância à diversidade nas redes sociais vão desde comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e sexistas até ameaças de morte ou desejo explicito de que isso aconteça a pessoas em particular ou determinados grupos que pensam ou se posicionam ideologicamente diferente. A escola é um espaço diversificado e conflituoso e as aulas de história apresentam-se como um espaço bastante oportuno para o debate sobre essas e outras questões, considerando-se o caráter problematizador da disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Cyberbullying, discursos de ódio e o ensino de história na atualidade. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40435
dc.date.accessioned 2025-02-17T22:25:22Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T22:25:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cyberbullying pt_BR
dc.subject Discurso de ódio pt_BR
dc.subject Bullying virtual pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Hate speech pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Cicero Anderson de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cyberbullying, hate speech and the teaching of history today. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Cicero Anderson de Almeida. Cyberbullying, discursos de ódio e o ensino de história na atualidade. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40435 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta