Repositorio Dspace/Manakin

A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este artigo, parte de uma pesquisa em andamento no programa do ProfHistória–URCA, objetiva apresentar perspectivas de ensino de História, a partir das HQs Cumbe (2018) e Angola Janga: uma história de Palmares (2017), de Marcelo D’Salete. Assim, partindo da análise das HQs, seguida de breve estudo bibliográfico, trata-se de estabelecer pontos que permitem abordar a temática da resistência negra contra a escravidão, em sala de aula. Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e História, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela e Vergueiro (2006) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o artigo está divido em duas seções. Na primeira, realizou-se a contextualização da escravidão na América portuguesa, destacando-se a resistência negra. Na segunda, procurou-se estabelecer a compreensão das HQs a partir do arcabouço teórico da Aprendizagem Histórica (RÜSEN, 2012). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438
dc.date.accessioned 2025-02-17T22:33:06Z
dc.date.available 2025-02-17
dc.date.available 2025-02-17T22:33:06Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Aprendizagem histórica pt_BR
dc.subject Resistência negra pt_BR
dc.subject Escrqvidão pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Marcelo D’Salete - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject HQ - Cumbe pt_BR
dc.subject Angola Janga: uma história de Palmares - HQ pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Historical Learning pt_BR
dc.subject Black Resistance pt_BR
dc.subject Slavery pt_BR
dc.subject Comic Books pt_BR
dc.subject Marcelo D’Salete - Criticism and Interpretation pt_BR
dc.subject Comic Book - Cumbe pt_BR
dc.subject Angola Janga: A History of Palmares - Comic Book pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VARELA, Cícero Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black resistance against slavery in comic books: possibilities for teaching history based on “Cumbe” and “Angola Janga: a history of Palmares”, by Marcelo D’Salete. pt_BR
dc.identifier.citation VARELA, Cícero Soares. A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta