Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | Este artigo, parte de uma pesquisa em andamento no programa do ProfHistória–URCA, objetiva apresentar perspectivas de ensino de História, a partir das HQs Cumbe (2018) e Angola Janga: uma história de Palmares (2017), de Marcelo D’Salete. Assim, partindo da análise das HQs, seguida de breve estudo bibliográfico, trata-se de estabelecer pontos que permitem abordar a temática da resistência negra contra a escravidão, em sala de aula. Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e História, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela e Vergueiro (2006) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o artigo está divido em duas seções. Na primeira, realizou-se a contextualização da escravidão na América portuguesa, destacando-se a resistência negra. Na segunda, procurou-se estabelecer a compreensão das HQs a partir do arcabouço teórico da Aprendizagem Histórica (RÜSEN, 2012). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438 | |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T22:33:06Z | |
dc.date.available | 2025-02-17 | |
dc.date.available | 2025-02-17T22:33:06Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.subject | Resistência negra | pt_BR |
dc.subject | Escrqvidão | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Marcelo D’Salete - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | HQ - Cumbe | pt_BR |
dc.subject | Angola Janga: uma história de Palmares - HQ | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Historical Learning | pt_BR |
dc.subject | Black Resistance | pt_BR |
dc.subject | Slavery | pt_BR |
dc.subject | Comic Books | pt_BR |
dc.subject | Marcelo D’Salete - Criticism and Interpretation | pt_BR |
dc.subject | Comic Book - Cumbe | pt_BR |
dc.subject | Angola Janga: A History of Palmares - Comic Book | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VARELA, Cícero Soares. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Black resistance against slavery in comic books: possibilities for teaching history based on “Cumbe” and “Angola Janga: a history of Palmares”, by Marcelo D’Salete. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VARELA, Cícero Soares. A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438 | pt_BR |