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Estudo das concreções lateríticas de Tocantins como agregado graúdo na fabricação de concreto de cimento portland destinado a pavimentação rodoviária.

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dc.creator.ID ARAÚJO, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3151513424399581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.
dc.contributor.advisor1ID CHAGAS FILHO, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7412213914045283 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS JÚNIOR, Olavo Francisco dos.
dc.contributor.referee2 LOPES, Adriano Elísio de Figueiredo.
dc.contributor.referee3 BEZERRA, Raimundo Leidimar.
dc.description.resumo É de fácil constatação de que a maior proporção das rodovias do Brasil foi e é executada em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), isto é, pavimento flexível, ao invés do CCP (Concreto de Cimento Portland), conhecido como pavimento rígido, apesar de os estudiosos da área terem o conhecimento das vantagens deste último tipo de pavimento, como durabilidade e melhor manutenção. Entre os maiores empecilhos para que se prefira o uso do pavimento flexível ao invés do pavimento rígido é o custo na execução deste último, o qual é agravado pelo valor da brita granítica, utilizada como agregado graúdo, quando direcionado a regiões onde há escassez de jazidas de tal material. Nestes locais, o valor do metro cúbico da brita granítica pode ficar 48% mais elevado do que em regiões onde há facilidade de se obter este tipo de agregado. Devido aos valores elevados para a execução do pavimento em CCP e tendo conhecimento que 40% das terras emersas do globo, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, são recobertas por lateritas, atingindo tal percentual 60% do território do Brasil, é que se viu a necessidade de uma análise da laterita como agregado graúdo destinado a pavimento rígido. Para isso, foram realizados ensaios físicos das concreções e ensaios mecânicos com o concreto laterítico, verificando e comprovando a viabilidade do uso de tal agregado em concreto destinado a pavimentação rodoviária, tornando esse material uma alternativa para regiões onde há escassez de jazidas de rocha de brita granítica, como o Norte brasileiro e determinadas regiões do Planeta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia civil
dc.title Estudo das concreções lateríticas de Tocantins como agregado graúdo na fabricação de concreto de cimento portland destinado a pavimentação rodoviária. pt_BR
dc.date.issued 2009-12
dc.description.abstract It is easily observed that major number of highways in Brazil have been made in CBUQ, that is, flexible pavement, instead of CCP, better known as rigid pavement, although professionals of this area know the advantages of this kind of pavement, such as durability and easy manutention. Among the major reasons flexible pavement is preferred than rigid pavement it is the cost in working with rigid pavement, that becomes higher by granite brite cost, used as coarse aggregate, when applied in places where there is a lack of jazides of that material. For those places, the final cost of granite brite cubic meter can increase over 48 p.c., if the same is compared to places where this is easily found. Because of the high costs for the execution of pavement in CCP, and knowing that 40 p.c. of emerse lands of the Earth, between tropics of Cancer and Capricorn, are cover by laterites and that, in Brazil, that percentage comes close to 60 p.c. of the total area of the country, that there has been seeing the need of analyzing lateritic as coarse aggregate due to rigid pavement. In order to do that, physic experiments were done to concretions and mechanic ones to lateritic concrete, verifying the viability on usage that kind of aggregate in concrete due to highway pavement, showing that kind of material an alternative to places where granitic brites are low, as like North of Brazil and others places on Earth. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4043
dc.date.accessioned 2019-05-30T17:24:45Z
dc.date.available 2019-05-30
dc.date.available 2019-05-30T17:24:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Pavimento rígido
dc.subject Hard floor
dc.subject Piso duro
dc.subject Agregado graúdo
dc.subject Gran agregado
dc.subject Big aggregate
dc.subject Concreções lateríticas
dc.subject Lateritic concretions
dc.subject Concreciones lateríticas
dc.subject Cimento portland
dc.subject Cemento Portland
dc.subject Portland cement
dc.subject Fabricação de concreto
dc.subject Concrete manufacturing
dc.subject Fabricación de hormigón
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Robson Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the lateritic concretions of Tocantins as a large aggregate in the manufacture of portland cement concrete for road paving. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Robson Barros. Estudo das concreções lateríticas de Tocantins como agregado graúdo na fabricação de concreto de cimento portland destinado a pavimentação rodoviária. 2009. 111f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4043 pt_BR


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