dc.creator.ID |
ANDRADE, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1001831894773659 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, André Augusto Diniz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, A. A. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8891017471432810 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ADAM, Júlio Cézar. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. |
|
dc.description.resumo |
As teorias pós-coloniais e decoloniais, ao problematizarem as epistemologias ocidentais, têm
impulsionado pesquisadores/as a identificar os traços de colonialismo e colonialidade presentes
nas práticas de pesquisa, ensino e aprendizagem em instituições educacionais de todos os níveis.
No entanto, o pensamento decolonial vai além da observação, exigindo o desenvolvimento de
práxis de resistência que promovam posturas críticas face à alienação imposta pela
colonialidade. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre o campo da pesquisa
educacional no Brasil e a decolonialidade, analisando o que as produções acadêmicas propõem
com base nesse conceito. As reflexões foram conduzidas a partir de uma análise
interpretativista, buscando compreender como a decolonialidade se relaciona com as produções
acadêmicas em educação e problematizando os dados à luz das contribuições teóricas e práticas
desse pensamento. Por meio de uma revisão integrativa, foram coletados artigos científicos e
ensaios na área de educação, disponíveis em bases de dados nacionais, que abordavam tópicos
relacionados ao conceito de decolonialidade. Os resultados foram organizados em três
dimensões: aspectos técnicos (classificação e localização dos periódicos), temáticos e
metodológicos. Constatou-se que a maioria dos estudos está concentrada em periódicos de alta
avaliação e impacto, predominantemente oriundos da região Sudeste do Brasil, com um elevado
número de ensaios teóricos. A análise temática resultou em duas categorias principais: (1)
Decolonialidade como base teórica e (2) Decolonialidade como proposta de transformação,
desdobradas em seis subcategorias: 1.1 Decolonialidade como fundamento para reflexão sobre
identidades, saberes e práticas historicamente oprimidas pelo colonialismo e pela colonialidade;
1.2 Decolonialidade em interseção com outras teorias críticas; 1.3 Decolonialidade como base
para análise de desafios educacionais, políticos e econômicos contemporâneos; 2.1
Decolonialidade como proposta de ressignificação do conhecimento diante de desafios sociais,
políticos e econômicos atuais; 2.2 Decolonialidade como paradigma alternativo para a produção
de saberes educativos; 2.3 Decolonialidade como ressignificação de práticas pedagógicas e de
ensino. A revisão da literatura revelou disputas epistemológicas e políticas significativas,
evidenciando a emergência de novas possibilidades epistemológicas e pedagógicas. Identificou
se que a maioria dos estudos é de natureza teórica, refletindo o caráter emergente do tema,
enquanto os empíricos, ainda incipientes, demonstram avanços ao integrar categorias
identitárias e compromissos ético-políticos ao fazer da pesquisa em Educação. A
Decolonialidade, ao propor uma educação plural e enraizada nas vivências e contextos, afirma
a
diversidade como potência transformadora e aponta caminhos para uma educação
emancipadora e libertadora. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Decolonialidade e pesquisa em educação: uma revisão integrativa de produções acadêmicas no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-16 |
|
dc.description.abstract |
Postcolonial and decolonial theories, by problematizing Western epistemologies, have driven
researchers to identify traces of colonialism and coloniality present in research, teaching, and
learning practices within educational institutions at all levels. However, decolonial thought goes
beyond observation, demanding the development of resistance practices that foster critical
stances against the alienation imposed by coloniality. This study aims to investigate the
relationship between the field of educational research in Brazil and decoloniality, analyzing
what academic productions propose based on this concept. The reflections were guided by an
interpretivist analysis, seeking to understand how decoloniality relates to academic productions
in education and problematizing the data in light of the theoretical and practical contributions
of this thought. Through an integrative review, scientific articles and essays in the field of
education were collected from national databases, addressing topics related to the concept of
decoloniality. The results were organized into three dimensions: technical aspects
(classification and location of journals), thematic aspects, and methodological aspects. It was
found that most studies are concentrated in high-impact journals predominantly from the
Southeast region of Brazil, with a significant number of theoretical essays. The thematic
analysis resulted in two main categories: Decoloniality as a Theoretical Foundation and
Decoloniality as a Proposal for Transformation, divided into six subcategories: Decoloniality
as a foundation for reflecting on identities, knowledge, and practices historically oppressed by
colonialism and coloniality; Decoloniality in intersection with other critical theories;
Decoloniality as a basis for analyzing contemporary educational, political, and economic
challenges; Decoloniality as a proposal for re-signifying knowledge in the face of current social,
political, and economic challenges; Decoloniality as an alternative paradigm for the production
of educational knowledge; and Decoloniality as a re-signification of pedagogical and teaching
practices. The literature review revealed significant epistemological and political disputes,
highlighting the emergence of new epistemological and pedagogical possibilities. It was
identified that most studies are theoretical in nature, reflecting the emerging character of the
theme, while empirical studies, though still in their early stages, demonstrate progress by
integrating identity categories and ethical-political commitments into educational research
practices. Decoloniality, by proposing a plural education rooted in lived experiences and
contexts, affirms diversity as a transformative force and points to pathways for emancipatory
and liberatory education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40443 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-18T11:41:14Z |
|
dc.date.available |
2025-02-18 |
|
dc.date.available |
2025-02-18T11:41:14Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa educacional - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Produções acadêmicas - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão integrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Decoloniality |
pt_BR |
dc.subject |
Educational research – Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Academic productions – analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Integrative review |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Arthur Cardoso de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Decoloniality and research in education: an integrative review of academic productions in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Arthur Cardoso de. Decolonialidade e pesquisa em educação: uma revisão integrativa de produções acadêmicas no Brasil. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |