dc.description.resumo |
A formação de professores no Brasil enfrenta desafios históricos: a falta de métodos para
a inclusão de alunos das comunidades periféricas, como também a de alunos deficientes
e de formas que auxiliem a utilização das tecnologias digitais na educação. Foi pensando
nestas questões que o programa Residência Pedagógica surgiu, entre seus objetivos,
encontra-se uma busca pela aproximação mais eficaz entre a teoria e a prática, que forme
professores na perspectiva crítica-emancipadora. Este artigo tem por objetivo discutir
sobre a formação inicial de professor de história, na perspectiva da Residência Pedagógica
no subprojeto História campus I da Universidade Estadual da Paraíba, nele discutiremos
com base em relatos na experiencia em sala de aula. Nesse sentido, partindo das considerações proposta por Cruz, Silva (2018), Caimi (2017) e Carvalho, Sasseron
(2018), nosso campo teórica se situa nas discussões relativas a formação de professor.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com relatos de experiencia em que refletiremos
sobre a formação de professores viabilizada pelo Programa Residência Pedagógica,
salientando os desafios enfrentados por professores em formação. Partimos de
apontamentos advindos de nossa observação e experiência pessoal na sala de aula do
ensino fundamental enquanto bolsista da Residência Pedagógica, visto que, enquanto
residentes nos atentamos para uma série de questões que serão debatidas no decorrer deste
texto. Consideramos importante trazer o debate da formação inicial em história a partir
do olhar sob a Residência Pedagógica, pois ela é um espaço de educar e formar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-18T18:11:15Z |
|
dc.date.available |
2025-02-18 |
|
dc.date.available |
2025-02-18T18:11:15Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de História - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - professores de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
History teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
History teachers - training |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - History teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva. |
|
dc.creator |
ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teacher training and pedagogical residency: challenges in the elementary school classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460 |
pt_BR |
dc.contributor.event |
XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. |
|