DSpace/Manakin Repository

A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A formação de professores no Brasil enfrenta desafios históricos: a falta de métodos para a inclusão de alunos das comunidades periféricas, como também a de alunos deficientes e de formas que auxiliem a utilização das tecnologias digitais na educação. Foi pensando nestas questões que o programa Residência Pedagógica surgiu, entre seus objetivos, encontra-se uma busca pela aproximação mais eficaz entre a teoria e a prática, que forme professores na perspectiva crítica-emancipadora. Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial de professor de história, na perspectiva da Residência Pedagógica no subprojeto História campus I da Universidade Estadual da Paraíba, nele discutiremos com base em relatos na experiencia em sala de aula. Nesse sentido, partindo das considerações proposta por Cruz, Silva (2018), Caimi (2017) e Carvalho, Sasseron (2018), nosso campo teórica se situa nas discussões relativas a formação de professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com relatos de experiencia em que refletiremos sobre a formação de professores viabilizada pelo Programa Residência Pedagógica, salientando os desafios enfrentados por professores em formação. Partimos de apontamentos advindos de nossa observação e experiência pessoal na sala de aula do ensino fundamental enquanto bolsista da Residência Pedagógica, visto que, enquanto residentes nos atentamos para uma série de questões que serão debatidas no decorrer deste texto. Consideramos importante trazer o debate da formação inicial em história a partir do olhar sob a Residência Pedagógica, pois ela é um espaço de educar e formar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460
dc.date.accessioned 2025-02-18T18:11:15Z
dc.date.available 2025-02-18
dc.date.available 2025-02-18T18:11:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação de professores de História pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Professores de História - formação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - professores de História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject History teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical residency pt_BR
dc.subject History teachers - training pt_BR
dc.subject Elementary education - History teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva.
dc.creator ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teacher training and pedagogical residency: challenges in the elementary school classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460 pt_BR
dc.contributor.event XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta